Como é feita a medição de tensão?

Perguntado por: oboaventura . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

A tensão é a medida da energia potencial de um campo elétrico que provoca uma corrente elétrica em um condutor. Os aparelhos que fazem a medição da tensão são os voltímetros, podendo ser eles analógicos ou digitais.

Nas medições de tensão contínua, o multímetro mede a diferença de potencial entre as suas pontas, logo, se conectar as pontas de prova na polaridade errada (ponta de prova preta no positivo e ponta de prova vermelha no negativo) aparecerá um sinal de negativo no visor, indicando que está invertido.

Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A). V: Tensão elétrica, dado em volts (V).

A tensão elétrica é definida como a energia potencial elétrica armazenada por unidade de carga elétrica. Por exemplo, quando uma carga elétrica de 1,0 C é colocada em uma região de 10 V, ela adquire uma energia potencial elétrica de 10 J.

MEDIDA DE TENSÕES:
O aparelho destinado a medir tensões é o voltímetro. A tensão entre dois pontos de um circuito é a medida do desequilíbrio elétrico entre esses pontos. Para medir a tensão entre dois pontos quaisquer de um circuito elétrico, liga-se um voltímetro em paralelo entre esses dois pontos.

Para realizar a medida de voltagem utilizamos aparelhos denominados de voltímetros. Assim como no caso do amperímetro, existem também voltímetros analógicos e digitais.

wattímetro

O wattímetro é um instrumento que permite medir a potência eléctrica fornecida ou dissipada por um elemento. O wattímetro implementa o produto das grandezas tensão e corrente eléctrica no elemento, razão pela qual a sua ligação ao circuito é feita simultaneamente em série e em paralelo (Figura 1.9. c).

O símbolo de corrente alternada é conhecido mundialmente como AC, um acrônimo em inglês de alternating current. A título de curiosidade, o nome do famoso grupo AC/DC se refere às iniciais de Alternating Current (corrente alternada) e Direct Current (corrente contínua).

As siglas DC e AC são provenientes das siglas da língua inglesa para direct current e alternating current, que correspondem a corrente contínua (DC) e corrente alternada (AC), respectivamente. A principal diferença entre as correntes DC e AC é a direção em que os elétrons se movimentam.

DC – sigla de corrente contínua (em inglês – direct current). AC – sigla, de corrente alternada (em inglês – de Alternate Current).

Então, voltando, existem dois tipos de tensão:

  • Tensão continua – Quer dizer que ela não muda de polaridade no tempo. Um exemplo é a pilha, que sempre será a mesma no decorrer do tempo.
  • Tensão alternada – A polaridade vai ser alternada de acordo com a frequência.

A tensão arterial é considerada normal quando está no intervalo entre 8 (mínima) e 12 (máxima). Uma tensão arterial com valores acima de 14/9 é considerada elevada e, se frequente, pode provocar a hipertensão. Por sua vez, uma tensão arterial com valores abaixo de 9/8 é considerada baixa e pode levar à hipotensão.

A lei de ohm é bem simples, quando temos o valor de duas dessas grandezas é possível encontrar a terceira variável, para isso basta usar uma fórmula que é: V=R.I. Através da variação dessa fórmula podemos encontrar as outras variáveis, como por exemplo: I=V/ R ou R=V/I.

Existem duas definições que podem ser aplicadas ao termo Volt [V]: 1ª definição: Volt equivale à diferença de potencial entre dois pontos de um condutor através do qual uma corrente de 1 (um) Ampere (A) passa e uma potência de 1 (um) Watt (W) é dissipada.

220v: Trata-se de uma associação entre duas fases de 127v. Como o sistema de distribuição é composto por três fases de 127v (trifásico), 220v é o resultado de 127v vezes 1,73 que é a raiz quadrada de 3 (número de fases). Com a tensão mínima de 201v e máxima de 231v.

Tensão elétrica:
Também conhecida por voltagem ou diferença de potencial. É representada pelas letras V, v ou v(t). A unidade de medida de tensão elétrica é o Volt (V) e também podem ser usados múltiplos e submúltiplos como: kilovolt(kV), milivolt(mV), entre outros.

Deve-se ter em mente que o valor da tensão verdadeira é um valor instantâneo de tensão, portanto independente das dimensões originais do corpo carregado.

Quando se usam pontas de prova (com as cores preta e vermelha), deve- se utilizar a ponta de prova vermelha no borne positivo (+) do instrumento. Após a conexão nos bornes do instrumento, as extremidades livres das pontas de prova são conectadas nos pontos onde se deseja medir a tensão CC.

A tensão de saída é igual à tensão de entrada vezes uma razão entre resistores: o resistor de baixo dividido pela soma dos resistores.

Multímetro é um dispositivo que realiza diversas medidas em um circuito elétrico, como da corrente, tensão e resistência elétrica. Pode ser analógico ou digital. O multímetro realiza medições através de dois cabos elétricos com pontas metálicas.

Voltímetro: instrumento utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos; Amperímetro: instrumento utilizado para medir correntes elétricas com escalas (ordem de grandeza) variáveis; Galvanômetro: instrumento utilizado para medir corrente elétrica com escalas geralmente pequenas.