Como é feita a lobotomia hoje?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

A lobotomia, também chamada de leucotomia, é um tipo de cirurgia realizada no cérebro na qual são cortadas e removidas as vias que ligam os lobos frontais ao tálamo e outras vias frontais associadas.

A lobotomia teve seus críticos desde o início e a oposição ficou mais forte à medida que os maus resultados se tornaram aparentes. Descobriu-se que Walter Freeman, que inicialmente alegava uma taxa de sucesso de 85%, tinha, na verdade, uma taxa de mortalidade de 15%.

No Brasil, o emprego da lobotomia foi abolido em 1955.

Lobotomia ou Leucotomia é uma técnica de intervenção psicocirúrgica feita no cérebro, que consiste na retirada total ou parcial dos lóbulos cerebrais. A técnica da lobotomia foi desenvolvida pelo neurologista português Dr. António Egas Moniz e o cirurgião Dr. Almeida Lima, em 1935.

Os lobos frontais são anteriores ao sulco central. Eles são essenciais para planejamento e execução de comportamentos aprendidos e intencionais; também constituem o local de muitas funções inibitórias.

O córtex cerebral é dividido em seis lobos: os lobos frontal, temporal, parietal, occipital, insular e límbico.

Cada lobo é responsável por desencadear tarefas que podem ser prejudicadas se lesionadas. O lobo frontal é responsável por controlar a fala, o pensamento, a concentração, resolução de problemas, expressões faciais e gestos manuais. Fora os movimentos adquiridos, como escrever, amarrar o cadarço e tocar instrumentos.

O hipocampo está situado no sistema límbico, sendo bilateral, tem várias funções, sendo que a principal é formar e evocar memórias e/ou de induzir o resto do córtex cerebral a fazer o mesmo. Para a formação e evocação da memória o hipocampo e suas conexões são as principais regiões do cérebro envolvidas.

Procedimento psicocirúrgico que consiste na ablação da área pré-frontal do lobo frontal. A área pré-frontal é aquela porção do lobo frontal anterior à área 6 de Brodmann, a área pré-motora. Como procedimento psicocirúrgico, a operação costuma ser realizada bilateralmente.

O que é? Procedimentos cirúrgicos- incisão da região lombar destinada a abrir uma via de acesso aos órgãos subjacentes como rim, glândula supra-renal e etc.

A eletroconvulsoterapia, conhecida popularmente por terapia de eletrochoque ou apenas ECT, é um tipo de tratamento que provoca alterações na atividade elétrica do cérebro, regulando os níveis dos neurotransmissores serotonina, dopamina, noradrenalina e glutamato.

Moniz

Em 1949, Moniz ganhou o Prêmio Nobel pela invenção da lobotomia. A cirurgia alcançou o pico de sua popularidade nesse período.

Hoje a gíria MIA ou M.I.A já se tornou parte do vocabulário cotidiano e pode ser usado para dizer que alguém não está onde você imaginava, ou seja, sumiu; desapareceu; está “fora de área”; ausente; incomunicável; etc. Normalmente usada com os verbos to be ou to go.

A eletroconvulsoterapia (ECT) é um tratamento efetivo para certos subgrupos de indivíduos que sofrem de doenças mentais graves. Tais subgrupos consistem primariamente de pacientes com transtornos depressivos graves, catatonia, mania e, ocasionalmente, certos pacientes com esquizofrenia.

Somente no Reino Unido, mais de 20 mil lobotomias foram realizadas entre o início dos anos 1940 e o final dos anos 1970. No Brasil, a estimativa é de mil procedimentos até meados da década de 50.

A única anestesia conhecida até o momento era feita à base de álcool e pólvora, aplicada no paciente por via oral. Normalmente ele era segurado pelos assistentes enquanto mordia algo para não gritar, até que a operação terminasse.

Várias alternativas não muito eficientes eram usadas: plantas medicinais, gelo, bebidas alcóolicas para embriagar o paciente e até mesmo hipnose. Se nada disso adiantasse, a força era usada, imobilizando os pacientes. Os mais sortudos desmaiavam.

sistema límbico

O sistema límbico, também conhecido como cérebro emocional, é um conjunto de estruturas localizado no cérebro de mamíferos, abaixo do córtex e responsável por todas as respostas emocionais.

lobo temporal

O lobo temporal, a região do cérebro que processa a linguagem, é muito exigida durante o dia. Se deixamos de dormir, essa parte do cérebro pode ficar sobrecarregada e causar uma fala arrastada - a famosa voz de sono. Pessoas cansadas não deveriam tomar decisões importantes.

Lobo Frontal
Responsável pelos mais simples movimentos físicos, como também pelas funções do aprendizado, do pensamento, da memória e da fala.

lobo frontal

Lóbulo Temporal
Está localizado atrás do lobo frontal e é responsável por nossa memória; equilíbrio; estímulos auditivos e por nosso estado de ânimo.