Como é feita a gasolina?

Perguntado por: dcosta . Última atualização: 4 de janeiro de 2023
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A gasolina é obtida através do refinamento e do craqueamento do petróleo, sendo composta por uma mistura de hidrocarbonetos com cinco a dez átomos de carbono na cadeia. Assim, a qualidade da gasolina varia de acordo com os hidrocarbonetos que a compõem.

É formada, principalmente por hidrocarbonetos, apesar de possuir em sua composição também produtos oxigenados, enxofre, compostos metálicos e de nitrogênio, porém, em pequena quantidade. No Brasil a principal produtora de gasolina é a Petrobras e a fiscalização é feita pela ANP.

Uma vez extraído, o petróleo é encaminhado por navios ou oleodutos das plataformas para as refinarias, que são responsáveis por transformar a matéria-prima em derivados, como a gasolina, o diesel e o querosene, por exemplo.

O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos.

"O etanol melhora a característica da gasolina, dando uma melhor octanagem, resistindo a uma compressão maior. Na prática, isso significa que adicionar etanol em uma gasolina mais simples transforma o produto final em um combustível de qualidade. O que também reduz o preço", explica o especialista.

A gasolina é um combustível composto por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio). A estrutura molecular da gasolina é composta de cadeias de carbono de comprimentos diferentes, variando de C7H16 a C11H24.

A gasolina é um combustível de origem fóssil, composto por uma complexa mistura de mais de 400 hidrocarbonetos derivados do processo de refinamento do petróleo. Somados a eles, mas em menores quantidades, também são encontrados enxofre, produtos oxigenados, compostos metálicos e de nitrogênio.

nafta; tolueno(metil benzeno);

Essa necessidade é provocada pela baixa capacidade de processamento das refinarias instaladas no país. A quantidade refinada permanece estagnada ao redor de 2,3 milhões de barris desde 2015, em meio à queda de investimentos no setor.

É por esse motivo que o país acaba importando derivados do petróleo para compor o blend, como é chamada a mistura do petróleo brasileiro com outros tipos e que possibilita o refino. “O petróleo produzido no país é um tipo que não se pode refinar e por isso não vira gasolina.

Para virar gasolina, diesel ou seja lá o que for, o petróleo precisa passar por uma refinaria. E a capacidade de refino do Brasil é menor do que a demanda por derivados do líquido pastoso – principalmente diesel e gasolina. Aí o jeito é importar o que falta.

O governo Bolsonaro privatizou a Rlam em março do ano passado para o grupo Mubadala Capital, fundos dos Emirados Árabes Unidos, por US$ 1,65 bilhão. De acordo com o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), a refinaria foi vendida por um preço 55% abaixo do valor de mercado.

Refinaria Henrique Lage (Revap)

Conforme um levantamento da BP (British Petroleum), as reservas de petróleo devem acabar nos próximos 53 anos. Na verdade, o instituto ainda apontou uma data exata: 2067. Além disso, a pesquisa apontou que 1,678 trilhões de petróleo serão consumidos até a data limite.

Qual a origem do petróleo? De acordo com Edson Müller, docente do Departamento de Química da UFSM, a teoria de que o petróleo é originário dos fósseis de dinossauros é equivocada. “O petróleo é um combustível fóssil e a origem da etimologia está relacionada com resquícios de animais e plantas.

Energia nuclear, eólica, solar e hidroelétrica podem substituir o petróleo como combustível para meios de transporte e para fornecer eletricidade para a população. Mesmo assim, alguns produtos que tem o petróleo como matéria prima, podem se tornar raridade ou deixarem de ser produzidos.

Isso acontece porque o petróleo nacional, mais denso e mais barato, o torna ideal e muito utilizado para fabricar asfaltos no exterior. Assim, a Petrobras exporta o petróleo excedente e importa o óleo leve para fazer a mistura.