Como é feita a fisioterapia para labirintite?

Perguntado por: zoliveira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Ela é baseada em exercícios específicos e customizados, que ajudam a devolver o equilíbrio ao labirinto. Essa técnica pode ser aplicada por profissionais da fisioterapia e da fonoaudiologia e deve ser individualizada para cada paciente de acordo com as origens de seus sintomas.

Alguns exercícios de musculação, pilates e treinos funcionais podem ser adaptados para a pessoa que tem labirintite. Lembrando que é bom começar em intensidade baixa e aos poucos ir aumentando. O seu corpo precisa se acostumar, por isso, nada de exageros.

As práticas de fisioterapia para labirintite têm o nome de reabilitação vestibular e consistem em uma série de exercícios personalizados para cada paciente, com a ajuda de um profissional fisioterapeuta especializado.

O tratamento consiste em manobras posturais, onde o profissional executa uma série de movimentações e posições de cabeça e do corpo, para estabilização dos cristais.

Os remédios caseiros para labirintite como o chá de Ginkgo biloba ou o chá de gengibre, possuem substâncias com ação anti-inflamatória e antieméticas, que ajudam a aliviar os sintomas da labirintite, principalmente tontura, perda do equilíbrio e náuseas.

Os exercícios de Cawthorne e Cooksey são bastante utilizados e apresentam ótimos resultados em pacientes com vestibulopatias periféricas. vertigem por disfunção vestibular, proporcionando acentuada melhora da qualidade de vida e no equilíbrio (ANDERSSON, etal., 2006).

Geralmente varia de 6 à 8 sessões, porém o paciente pode ter alta muito antes ou necessitar de mais sessões e os casos deve ser avaliado individualmente a cada atendimento.

Geekie Games. O Geekie Games também é outro aplicativo para encontrar exercícios em diferentes áreas do conhecimento. O estudante também pode assistir de Português, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Redação.

“Dependendo da pessoa, a labirintite pode levar a quedas, perda da consciência, restrição de atividades, redução da qualidade de vida. Há casos em que uma crise aguda de vertigem pode estar relacionada a um derrame ou AVC, aí sim é grave, mas isso não é o mais frequente”, explica.

Importante dizer que, durante uma crise de labirintite, é muito importante tomar bastante líquido; repousar, evitando movimentos bruscos; minimizar o consumo de chocolate, café e álcool; evitar luzes de forte intensidade; e se manter em ambiente calmo e silencioso.

Durante uma crise de labirintite, é importante manter-se calmo, geralmente ficar deitado em uma posição confortável (de lado geralmente costuma ser melhor); evitar chocolate, café e álcool; suspender o tabagismo; evitar luzes de forte intensidade; e assim que possível procurar o atendimento médico especializado.

O tratamento da labirintite pode ser feito por um clínico geral, mas em casos mais graves há necessidade de acompanhamento com otorrinolaringologista, que é a especialidade voltada a doenças do ouvido, nariz e garganta.

O que é? Trata-se de um tratamento complementar, não invasivo, baseado em manobras e exercícios físicos repetitivos de olhos, cabeça e corpo, que visa a recuperar o equilíbrio.

A maioria dos pacientes melhora totalmente de dois a três meses. A tontura contínua tende a durar mais em pacientes com mais idade. A audição normalmente volta ao normal. Em alguns casos, porém, a perda auditiva pode ser permanente.

Aprenda a controlar a doença

  1. Procure eliminar o cigarro, a cafeína e o álcool.
  2. Não fique muito tempo em jejum. Então, cuidado com as dietas radicais. ...
  3. Aumente a ingestão de água: beba pelo menos seis copos por dia.
  4. Repouse, mas sem exageros. Caminhe meia hora por dia.
  5. Evite os sucos de fruta industrializados.

Ele consiste em criar um atalho por dentro do ouvido para medicar o labirinto. Numa cirurgia com anestesia local, o médico abre uma fresta no tímpano (membrana que separa o ouvido externo do médio) e introduz um cateter ou tubo até atingir o órgão. Depois que o canal está aberto, o próprio paciente pode se medicar.

Em alguns casos, também é recomendado a realização de exercícios, geralmente chamados de Reabilitação Vestibular ou Reabilitação Labiríntica, com a finalidade de acelerar a recuperação e diminuir a intensidade dos sintomas.

A maior parte dos casos são decorrentes de uma infecção viral, que faz com que o labirinto fique inflamado. Diversos vírus podem causar a doença, mas geralmente ela inicia após uma infecção viral comum, como um resfriado ou uma gripe (contudo, existem outras causas).

Os sintomas de uma crise de labirintite emocional são semelhantes aos de uma labirintite comum, sendo os principais:

  • Náuseas e tonturas;
  • Zumbido constante no ouvido;
  • Dificuldade para ouvir ou perda momentânea da audição;
  • Sensação de ouvido entupido;
  • Desequilíbrio.

Como é feito a reabilitação pulmonar?

  1. estímulo e treinamento da musculatura respiratória;
  2. prática controlada de atividades físicas;
  3. acompanhamento nutricional;
  4. aconselhamento com psicólogo;
  5. eletroestimulação neuromuscular;
  6. tratamento com medicação.

A reabilitação vestibular é um procedimento terapêutico fisiológico, realizado por fonoaudiólogos, que tem como objetivo melhorar e restaurar o distúrbio de equilíbrio corporal. ou em conjunto, surgem como sintomas principais a tontura e/ou vertigem, com ou sem sintomas neuro-vegetativos.