Como é feita a drenagem de sinusite?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Nesse caso, para realização da sinusectomia é usada uma câmera acoplada no endoscópio que percorre a cavidade nasal e permite a drenagem dos seios da face, removendo as secreções acumuladas. Quando se identifica a presença de pólipos nasais, eles são removidos, permitindo o acesso aos seios paranasais.

Como qualquer procedimento cirúrgico, a cirurgia de sinusite apresenta alguns riscos, como sangramento, infecção, lesão da membrana cerebral e olfato, entre outros. No entanto, esses riscos são raros e geralmente são minimizados por meio de técnicas cirúrgicas avançadas e cuidados pós-operatórios adequados.

Quando a cirurgia de sinusite é recomendada? O procedimento é indicado quando uma pessoa apresenta episódios de sinusite de modo constante. Os sintomas da doença podem ser aliviados, assim como os novos sintomas podem ser prevenidos com a ajuda dos medicamentos – que devem, claro, serem prescritos por um médico.

Sinusite não tratada leva à quadros de meningite, abscesso e morte.

Gargarejos com água e sal
Outro método que é bom para expectorar catarro é fazer gargarejos com água morna e sal. Além de aliviar a sensação de dor e a eliminação de microrganismos, o sal pode tornar a secreção mais fina e fluida, fazendo com que ela não fique acumulada por estar espessa demais.

Deve ser mantido repouso relativo cerca de 48 horas após a cirurgia, ocorre normalmente a saída de pequena quantidade de sangue pelo nariz e/ou garganta, sendo igualmente importante uma higienização nasal com soro fisiológico por algumas semanas.

O preço da sinusectomia é influenciado pela extensão dos procedimentos necessários, bem como se esta ou não associado a outras cirurgias — como quebra do osso nasal, correção do desvio de septo e outras — mas, em geral, no ano de 2023, os custos variam entre R$ 10 mil e R$ 25 mil, em média, caso o procedimento seja ...

A sinusite tanto pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, quanto por fatores alérgicos. Poeira, choque térmico e cheiros ativos são listados como desencadeadores da rinopatia alérgica. As sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas.

Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e seios nasais com uma mistura de água morna e sal. O procedimento ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando sintomas como dor e pressão no rosto. Outra opção natural é a nebulização com eucalipto.

Mesmo quando não é possível a total remoção do fator obstrutivo, o indivíduo tem sua qualidade de vida substancialmente melhorada. No entanto, recidivas podem ocorrer, principalmente nas sinusites causadas por fungos ou por novas formações de pólipos.

Em alguns casos, a sinusite crônica pode agudizar, e originar sintomas de sinusite aguda também. A sinusite crônica também pode estar relacionada com a exacerbação da asma e complicações potencialmente graves, como abscessos cerebrais e meningite, o que leva a um aumento significativo na morbidade e mortalidade.

Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae são agentes comuns na rinossinusite bacteriana aguda.

Hoje, a cirurgia sinusal endoscópica funcional (CSEF) é o método mais comum de cirurgia para tratar a sinusite crônica. É realizada pelas narinas com um endoscópio de aumento (tubo fino com uma extremidade iluminada).

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais, que são cavidades [espaços internos] anexas às vias aéreas superiores. Essas estruturas são revestidas por um tecido que produz muco. Além de filtrar o ar, elas fazem com que o catarro seja engolido ao invés de ir para o pulmão.

Há casos de sinusite crônica, quando os episódios duram mais de 12 semanas. Nessas situações, talvez seja necessário o médico pedir alguns exames de imagem para avaliar o quadro. O que fazer? Na maior parte das vezes, cuidados básicos e controle dos sintomas são suficientes para superar a sinusite.

O raio-x dos seios da face é o exame mais adequado para diagnosticar um quadro de sinusite ou de rinossinusite. A técnica identifica mesmo inflamações profundas ou obstruções físicas que dificilmente seriam percebidas por outros meios.

8 dicas de como tirar catarro da garganta

  1. Gargarejo com água morna e sal. ...
  2. Aumento da ingestão de líquidos. ...
  3. Inalação de vapor e nebulização. ...
  4. Lavagem nasal. ...
  5. Cuidados com a alimentação. ...
  6. Uso de umidificadores de ambiente. ...
  7. Chás. ...
  8. Medicamentos com ação expectorante.

Como inalante
Coloque 2 colheres das de chá de Vick Vaporub® em uma vasilha com meio litro de água quente, não fervendo, e inale por 10 a 15 minutos. Repita conforme necessário.

Os sintomas clássicos da rinossinusite crônica são:

  • obstrução nasal;
  • rinorreia;
  • alterações do olfato, por conta do processo obstrutivo, entre outros motivos;
  • dor ou pressão facial, mais presente em pacientes com rinite alérgica;
  • cefaleia;
  • tosse, principalmente, na infância.