Como é feita a divisão do trabalho entre os índios?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 10 votos

Os homens são responsáveis pelos trabalhos de maior esforço físico da aldeia, tais como, derrubar e roçar as matas para plantio dos roçados, trabalhar com machado e torrar a farinha e as mulheres se ocupam mais da cozinha, do plantio e da limpeza das roças.

Cada tribo possui um cacique (espécie de chefe) e um pajé (espécie de sacerdote conhecedor de ervas, rituais e aspectos culturais da tribo). Cada tribo possui aspectos culturais (danças, jogos, crenças, rituais) que a diferencia de outras.

No início da colonização, a mão de obra indígena era utilizada na extração do pau-brasil. Era recompensada pelo escambo de alguns objetos, tais como facões e espelhos ou até aguardente. Posteriormente, os índios passaram a ser capturados e empregados em pequenas lavouras ou na coleta de “drogas do sertão”.

Cacique e pajé são dois termos ligados às tradições indígenas, mas com diferentes significados. Enquanto o cacique tem uma função mais ligada à organização e comando da tribo, o pajé é considerado um sacerdote. O pajé é o curandeiro e conhecedor de rituais ligados aos deuses indígenas.

Os povos indígenas brasileiros viviam da caça, da pesca, da agricultura de subsistência e da coleta de frutas.

- Grande parte do trabalho está relacionado à pesca, caça, coleta de frutos e agricultura de subsistência. - As terras onde ocorre a agricultura são de uso coletivo, assim como tudo que é colhido.

Divisão. O tamanho da casa varia de acordo com o número de moradores. O espaço interno normalmente é organizado havendo a cozinha; o depósito de alimentos no centro da casa, e um outro, em frente à porta de entrada, onde os visitantes são recebidos e as danças realizadas.

As sociedades indígenas prezam muito por duas coisas: respeito e ligação com a natureza e respeito à sabedoria dos anciãos. É ainda comum nas tribos indígenas o pensamento de uma vivência sustentável — retirando da natureza somente aquilo que é necessário para a manutenção da vida.

Na roça, cada um têm seu papel: o homem prepara a terra para o plantio, derruba a mata, queima-a e planta. A mulher colhe a mandioca da terra e leva até a aldeia.

Baseia-se na coivara - a derrubada de uma área de floresta primária ou de capoeira alta que, em seguida, é deixada para secar e depois é queimada. Nessas clareiras, são plantadas roças por um período de dois a três anos. Depois disso, são gradualmente abandonadas, sendo visitadas, apenas, para a coleta de frutos.

Suas atividades de trabalho e lazer são organizadas de acordo com as tradições e costumes culturais que têm sido transmitidos de geração em geração. Durante o ano, os Suyá realizaram uma série de atividades agrícolas como principal forma de subsistência.

Os índios eram então assentados nos denominados aldeamentos, e trabalhariam parte do seu tempo para sua manutenção, outra parte para o serviço alugado a moradores, missionários ou a obras públicas, mediante um salário, estipulado por lei e administrado pelos religiosos e chefes nativos.

Em diversos casos, temos no imaginário que os índios não aceitaram a escravidão porque eram "preguiçosos" e não estavam acostumados a trabalhar. Mas na verdade, eles foram muito resistentes à colonização, mesmo não tendo tantos anticorpos para resistir às doenças trazidas da Europa quanto os negros, trazidos da África.

Não existia uma autoridade central na tribo. Cada uma das aldeias constituía uma unidade política independente, com um chefe que não se distinguia dos demais homens: caçava, pescava e trabalhava na roça como qualquer um.

se uma aldeia tem a população de 200 300 pessoas. aí o salário do cacique é 80 a R$90000. então o salário do cacique depende muito da população. mano quanto mais população melhor pro cacique mano.

Cacique é a denominação tradicionalmente adotada na língua portuguesa e outras línguas europeias para se referir aos chefes políticos ameríndios que faziam a ponte entre a administração colonial e os interesses locais.

Raoni Metuktire, povo Kayapó, MT
Cacique Raoni, como é conhecido, talvez seja o líder indígena mais famoso do país. Nascido em 1930, no Mato Grosso, ele pertence ao povo Kayapó.

O primeiro ciclo econômico da colônia foi o pau-brasil. Os índios retiravam as árvores das florestas próximas ao litoral e colocavam-nas nas caravelas portuguesas em troca de espelhos e bugigangas que não tinham valor comercial para os portugueses, mas chamavam a atenção dos nativos. Essa troca chamava-se escambo.