Como é feita a curetagem dói?

Perguntado por: rmata . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Segundo a médica ginecologista, por ser um procedimento cirúrgico, a curetagem é feita sob anestesia geral. A paciente é sedada para não se mover ou sentir dor, assim como também pode ser aplicada anestesia local na área ao redor do colo do útero.

A curetagem é um procedimento rápido, em que a paciente é submetida à uma anestesia (que pode ser raquidiana, peridural ou geral), com duração média de 15 minutos.

Como é feita a curetagem? É um procedimento delicado que deve ser feito por médico experiente para evitar efeitos adversos e minimizar os riscos. Seu pós-operatório imediato é simples, e a mulher ficar internada apenas para recuperar-se da anestesia.

Riscos da curetagem
Embora seja um procedimento comum, os principais riscos são: Sangramento, que geralmente é controlado com medicamentos; Infecção.

Teoricamente, depois da curetagem a paciente deve esperar pelo menos um ciclo menstrual, para que o endométrio sangre de maneira regular, para engravidar novamente. Alguns médicos mais cautelosos indicam que espere até 90 dias para o útero se preparar para uma nova gestação.

Curetagem: quando é necessário fazer? A curetagem é eficaz em quase 100% dos casos de aborto retido. Por esta razão, se o tratamento expectante e farmacológico não derem certo e quatro semanas depois do diagnóstico o feto ainda estiver retido, é necessário internar a paciente para realizar a curetagem.

Anestesia geral endovenosa: é aplicada por meio de uma injeção na veia, como o nome sugere. Ao ser introduzida diretamente na corrente sanguínea, a substância rapidamente circula pelo corpo, por meio do sangue, e ao atingir o cérebro, promove o mesmo bloqueio das sensações dolorosas e da consciência.

Nos pacientes sob anestesia geral, interrompemos a administração contínua dos anestésicos e, aproximadamente 10 a 20 minutos após, ocorre o despertar.

Nesses casos, é chamada de curetagem semiológica. Diante das situações de abortamento, o procedimento pode ser realizado de forma tradicional, através do uso da pinça de Winter associada à raspagem uterina com a cureta fenestrada.

O Jejum é importante porque quando é realizada a anestesia, os reflexos de proteção do estômago são afetados e todo o alimento e líquidos podem voltar e ir para os pulmões, causando uma pneumonia aspirativa, que é muito GRAVE.

Após a alta o paciente pode subir e descer escadas, desde que isto seja feito lentamente e com auxílio de um familiar, nos primeiros 10 dias depois da cirurgia.

É considerado aborto retido quando constatado a morte do embrião ainda dentro do útero, onde não ocorre a expulsão espontânea1 após 30 dias do diagnóstico. Normalmente ocorre entre a 6º e a 10º semana. O embrião pode ficar retido sem vida dentro do útero por semanas, até meses.

O exame de ultrassom poderá confirmar a interrupção da gravidez, ao identificar na imagem a falta de batimentos cardíacos e de movimentação do bebê. Pode ser também que o feto não apareça na ultrassonografia, caso já tenha sido eliminado pelo útero materno.

No entanto, se levarmos as estatísticas em conta, a anestesia geral não deveria assustar. "Há vinte anos, o risco de não acordar e morrer de complicações da anestesia foi de 1 para 10 mil nos países ricos", explica o Prof. Alexandre Mignon, anestesista-reanimador no Hospital Cochin.

Anestesia geral
Os medicamentos deixam o paciente inconsciente, promovem o relaxamento muscular, causam amnésia e insensibilidade à dor. Com isso, o paciente passa pelo procedimento e quando acorda não se lembra de nada.

QUANTO TEMPO DURA UMA ANESTESIA? A anestesia vai durar o tempo de sua operação, seja na anestesia geral ou em outra , de forma que você não corra o risco de sentir dor ou acordar antes do fim da operação.

depende da sedação... tem hora que (o paciente) te responde, tem hora que não. Algumas enfermeiras relatam que não há comunicação com o paciente que se encontra em um grau de sedação profundo, uma vez que não existe resposta aos estímulos. Outras relatam que, nessa situação, a comunicação é dificultada.

Passada a operação vêm a observação e o processo de extubação (retirada do tubo de oxigênio da traqueia), o qual ele vai passar paulatinamente, o que provoca essa agitação dele”, disse o médico.

Reação adversa a sedação
Assim como qualquer anestesia, a sedação pode resultar em uma reação adversa ao paciente. Podem provocar náuseas, vômitos, labilidade emocional e reações paradoxais como inquietação, agitação e delírio. São raros os casos de alergia medicamentosa.

O ato de tomar água inglesa para limpar o útero é recomendado por alguns médicos, inclusive, no pós-parto. Em alguns casos também é recomendado em casos de aborto, para que o corpo da mulher possa eliminar mais facilmente as toxinas que possam ter permanecido.

O mais recomendado para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia é dormir de barriga para cima, a menos que a operação tenha sido na região que estará em contato com o colchão nesta posição. Isso faz com que a respiração seja mais fácil, não causando pontos de pressão muito expressivos na pele.

Continuar lendo Foi feita ou fora feita?