Como é feita a cola branca escolar?

Perguntado por: rnascimento8 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Álcool polivinílico, o qual é misturado com água e aquecido a 70ºC; Persulfato de amônio que também é combinado com água, mas em temperatura ambiente; Acetato de vinila, um líquido incolor com propriedades adesivas.

A cola branca, campeã de consumo com mais de 4 milhões de toneladas por ano, é produzida sinteticamente a partir do polímero PVA, descoberto em 1912, na Alemanha.

acetato de polivinila

As colas com base em água são formuladas com polímeros, naturais (goma arábica, presente na borda de envelopes e no verso de selos) ou sintéticos (acetato de polivinila, ou PVA, o componente encontrado na cola escolar), dissolvidos em água.

A fórmula original era uma mistura de folhas de coca, extrato de noz de cola, óleo de noz moscada, óleo de limão, óleos de lima, coentro e muito açúcar, além de alguns outros óleos essenciais, compondo os ingredientes que depois ficaram conhecidos como sabor 7X.

Em 1969, a Pritt criou a primeira cola bastão do mundo. Desde então, a Pritt Bastão Original fornece uma forma rápida, limpa e precisa de colar papéis, cartolinas e fotos. A Pritt Bastão Original pode ser aplicada de forma suave e uniforme, além de fornecer tempo suficiente para reposicionar o objeto.

Colas brancas (acetato de polivinil ou PVA):
Para que a colagem tenha efeito, é importante pressionar as duas superfícies durante 30 minutos a 1h de forma que ela fique firme. No total, o tempo de secagem varia de 18 a 24h. Barata e não-inflamável, ela fica clara quando seca, mas não é resistente à água.

É um adesivo a base de PVA – Acetato de Polivinila, especialmente desenvolvida para colagens em madeira onde se requeira um excelente acabamento e uma colagem perfeita.

Resina, PVA (acetato de polivinila), glicerina, água e conservantes.

A cola? Os primeiros registros são de 6 mil anos atrás, quando os egípicios usavam algo parecido. O material adesivo era extraído de ossos de búfalo, da borracha e de uma proteína do leite. Em 1750 saiu a primeira patente, na Inglaterra.

“A cola escolar líquida, por exemplo, é formada pela junção da água com polivinil acetato (PVA), um polímero sintético e ótimo adesivo para papel e […] O funcionamento das colas é baseado na evaporação da água que elas levam em sua composição.

Geralmente, as superfícies que são coladas possuem saliências e poros em que a cola penetra e provoca um contato íntimo entre suas próprias moléculas e as moléculas do material que será colado.

Tekbond

A Cola Tudo Tekbond é um adesivo versátil desenvolvido com tecnologia de ponta. Possui um alto poder de colagem entre os mais diferentes tipos de materiais, desde os menos porosos como metais e vidro, até os mais porosos, como madeira.

Acetato de Polivinila

Acetato de Polivinila (PVA), o mais comum.
Esta é a cola que melhor conhecemos! Aquela cola branca de escola mesmo é uma PVA, assim como a cola amarela de madeira. Este adesivo vêm em uma emulsão com água.

A cola se originou na Pré-história, provavelmente no ano 6.000 a.C. Para desenvolver uma espécie de tinta usada na Arte Rupestre (pinturas em cavernas), os homens da Antiguidade resolveram misturar sangue, ovos e sumos de frutas. No entanto, os mesmos perceberam que a mistura tinha uma propriedade de grude muito boa.

Na história do produto, a cola branca é a mais antiga. Criada em 1912, na Alemanha, é composta por derivados de petróleo e água.

Substância tinha coloração preta e era usada para unir ferramentas e armas de pedra e ossos. Uma pesquisa feita por antropólogos europeus aponta que os neandertais foram responsáveis pela criação da substância considerada a primeira cola da humanidade.

É a castanha de uma planta nativa da África tropical. A árvore chegou às Américas trazida pelos escravos e ganhou nomes como noz-de-cola, orobó e café-do-sudão. As árvores coleiras produzem uma noz de 2 a 5 centímetros, com a cor avermelhada típica dos refrigerantes feitos com ela.