Como é feita a cirurgia para incontinência urinária feminina?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

Os cortes realizados são de 1,5 cm na vagina (na região abaixo da uretra) e de 0,5 cm na raiz da coxa ou acima da pube (dependendo do tipo de faixa utilizada). O procedimento tem duração média de 20 minutos e a paciente geralmente recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte.

Colocação de Esfíncter Urinário Artificial
Este é o tratamento de eleição para a incontinência urinária de esforço moderada a grave, causada por deficiência do esfíncter.

O alerta para homens e mulheres é que, mesmo sendo uma condição comum com o avanço da idade, a incontinência urinária tem tratamento, nem sempre cirúrgico. Além disso, pessoas mais jovens também podem desenvolver o quadro, embora seja mais raro.

O processo de recuperação da paciente após a cirurgia de incontinência urinária sling geralmente é bastante tranquilo e indolor. Apesar disso, é necessário adotar alguns cuidados durante o período de cicatrização para garantir a recuperação adequada e evitar intercorrências.

Os principais problemas estão relacionados como extrusão do sling para a vagina, dificuldade para urinar, dor no local da malha, dor para relação sexual, infecções urinárias, entre outras. No caso de problemas após a cirurgia, pode ser necessário a remoção da malha.

Como é realizada cada Cirurgia para a Incontinência Urinária?

  • Injecção dos Bulking Agents.
  • Inserção dos Microbalões.
  • Colocação das Fitas/Slings Sub-uretrais.
  • Introdução do Esfíncter Urinário Artificial.

Quanto custa uma cirurgia de períneo? Os custos de uma perineoplastia podem variar bastante por diversos fatores incluindo honorários médicos, custos hospitalares, entre outros. No entanto, é possível encontrar esse procedimento por valores que vão de R$ 6.000,00 a R$ 20.000,00.

A cirurgia de sling e a perineoplastia são procedimentos cirúrgicos distintos. A cirurgia de sling é indicada para tratar a incontinência urinária, enquanto a perineoplastia é usada para melhorar a função e aparência do períneo.

Pós-operatório:
Cerca de oito horas após a cirurgia de Sling é retirada a sonda vesical (que fica na bexiga), e assim que a paciente urinar espontaneamente e sem dificuldades poderá ter alta. Isso ocorre em menos de 24 horas.

Tratamento: O tratamento da incontinência urinária por esforço é basicamente cirúrgico, mas exercícios ajudam a reforçar a musculatura do assoalho pélvico. Para a incontinência urinária de urgência, o tratamento é com medicamentos e fisioterapia.

Exercícios para prevenir e tratar a incontinência urinária
A técnica indica o esvaziamento da bexiga, deitar de barriga pra cima e contrair os músculos por 10 vezes, com descanso de 5 segundos, repetindo por 9 vezes esse movimento.

Essa perda involuntária de urina interfere na vida social e nas atividades rotineiras dessas mulheres. Ao apresentar a incontinência urinária, elas devem procurar um médico urologista, que é especialista no diagnóstico e tratamento das doenças do trato urinário.

O médico urologista é responsável pelo aparelho urinário tanto de homens como de mulheres. Entre os problemas urológicos femininos mais comuns estão a incontinência urinária, a cistite intersticial e os prolapsos genitais.

Como são colocados os slings? O procedimento é realizado sob anestesia local ou locorregional mas nalguns casos pode ser recomendada anestesia geral. Primeiramente o seu médico introduz um cateter para ter a certeza que a bexiga está completamente vazia durante a cirurgia.

Em dois estudos, os slings (fita que corrige a incontinência urinária de esforço) foram removidos 3 a 6 anos após implante. Nessas pacientes, 10 a 20% desenvolveram novos episódios de incontinência urinária.

A cirurgia para incontinência urinária é popularmente conhecida como cirurgia da bexiga.

As causas mais comuns da incontinência urinárias são infecção urinária ou vaginal, consequências de algumas cirurgias, constipação intestinal, fraqueza nos músculos pélvicos, obstrução da uretra por aumento da próstata, lesões na coluna e efeito colateral de medicamentos.

Não há recomendação oficial de autoridades sobre o limite de idade para uso do sling. Os da Panno Sling, por exemplo, permitem o uso até os 15 quilos da criança ou até os 3 anos de idade.

3 anos

A regra é que se você ainda carrega ele no colo, você ainda pode usar o sling. Em geral, os pais conseguem carregar os pequenos no colo até fazerem os 3 anos ou até o peso do bebê alcançar uns 20 kilos. Confira nosso novo vídeo sobre os slings para bebês.

um mês

Não há grandes razões para esse medo, pois o sling pode ser usado em bebês a partir de um mês de vida. Porém, o cuidado que deve ser tomado é que o neném precisa ser colocado de lado, apoiado como se estivesse sendo carregado no colo. Além disso, essa posição também ajuda para o momento da amamentação.