Como é feita a cirurgia íntima?

Perguntado por: ncastro . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

A cirurgia íntima feminina costuma ser bem simples, com uma média de duração de 30 minutos a 1 hora. No caso mais comum, que é para a diminuição dos pequenos lábios, só é removido o excesso de pele da região. Já nos casos para diminuir os grandes lábios ou o monte de vênus, pode ser feita uma lipoaspiração no local.

Geralmente, para aumentá-los, o cirurgião plástico realiza um enxerto de pele, com retirada de gordura do próprio abdômen da paciente, ou usa outras substâncias, como o ácido hialurônico. Também pode ser feita uma lipoaspiração no local, ou seja, retira-se o excesso de gordura da região.

Realizada na região genital feminina, a cirurgia íntima é indicada quando há desconforto com a aparência íntima, dor com o uso de roupas justas ou desconforto durante a relação sexual. A cirurgia íntima possibilita correção no monte de vênus, grandes lábios (aumento ou diminuição) e pequenos lábios (diminuição).

O valor da cirurgia íntima é a partir de R$10.800,00 (janeiro/2023) nas melhores clínicas de São Paulo. Porém, esse preço é influenciado pela experiência da equipe médica e diversos outros fatores, sendo necessário passar em consulta com o cirurgião para saber quanto custa exatamente. Veja quanto custa!

A cirurgia íntima é um tipo de cirurgia plástica que pode ser indicado para mulheres para tratar problemas de saúde, como a bexiga caída, ou para melhorar a aparência dos genitais, através da redução dos pequenos lábios vaginais, por exemplo, como no caso da cirurgia de rejuvenescimento vaginal ou ninfoplastia.

O antes e depois da cirurgia íntima feminina são pequenos e grandes lábios mais harmoniosos e bonitos, sem o aspecto murcho ou excessivamente grandes. Esse resultado pode ser visto logo nas primeiras semanas, assim que o inchaço do pós-operatório passa. Com relação a cicatriz, a mesma fica praticamente imperceptível.

Repouso por pelo menos 3 dias após a cirurgia; Não se relacionar sexualmente com seu parceiro pelo período de 30 dias; Evitar a exposição ao sol e a realização de exercícios físicos por 30 dias; Retomar as atividades normais em um prazo de aproximadamente 2 semanas.

O pós-operatório é muito tranquilo e praticamente sem dor cursando apenas com inchaço. A alta médica, geralmente, ocorre no mesmo dia do procedimento. São raros os casos nos quais há complicações, porém podem ocorrer hematomas, algum tipo de infecção e a abertura dos pontos, ocorrências possíveis em qualquer cirurgia.

Quais são os seus principais benefícios?

  • ganho estético;
  • bem estar emocional e psicológico;
  • ganho funcional (no caso da cirurgia dos pequenos lábios, o procedimento pode servir para afastar a dor na hora da relação);
  • Ganho de autoestima (a mulher fica mais à vontade e satisfeita com seu corpo).

Normalmente, a cirurgia íntima é realizada com anestesia local com sedação e tem duração de cerca de 40 minutos, de forma que a paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia e deve iniciar os cuidados em casa, conforme orientação médica.

As técnicas mais populares hoje incluem depilação com cera, depilação à laser e depilação com luz pulsada. Sendo que, as duas últimas prometem resultado quase permanente e pele livre de manchas. Um ponto negativo da depilação com cera quente é que ela pode queimar a região e deixa-la escura e também um pouco flácida.

Em quais casos é necessário fazer perineoplastia?

  1. Baixa libido feminina ou baixo prazer sexual.
  2. Incontinência urinária.
  3. Alterações nos hábitos intestinais.
  4. Dores na região no períneo, que está localizado entre o ânus e a vagina.
  5. Idade acima de 60 anos e ter passado por muitas gestações (normalmente, três ou mais)

A causa varia entre alterações hormonais, problemas congênitos, lesões, gestações e até envelhecimento. Quanto aos pequenos lábios ficarem escuros, normalmente essa mudança de cor acontece por causa do atrito da região genital com absorventes ou roupa íntima. Ter pequenos lábios grandes é normal.

Riscos para a saúde

  • Hemorragias;
  • Edema (inchaço);
  • Deiscência (abertura espontânea dos pontos ou da cicatriz);
  • Assimetrias;
  • Excesso de ressecamento de tecido.

Conhecida como hipertrofia ou assimetria dos lábios vaginais é que o excesso de pele nessa região. Então alterações hormonais naturais, ou produzidas pela obesidade, hipertireoidismo, problemas renais ou até pelo uso de medicamentos podem afetar essa região e causar a hipertrofia.