Como é feita a cirurgia do dedo do pé?

Perguntado por: oferrari . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Como é realizada a técnica da Cirurgia Minimamente Invasiva dos Dedos? As incisões utilizadas na cirurgia minimamente invasiva ou percutânea são muito menores (aproximadamente 2-3 mm). O corte no osso metatarso é realizado através desta pequena incisão cirúrgica e, algumas vezes, dispensa a sutura da pele.

Em média, uma cirurgia estética no pé custa o equivalente a R$ 5 mil.

Período de recuperação da cirurgia de pé
Em cirurgias que envolvam cortes ósseos ou grandes incisões na pele, o tempo de repouso deve ser maior, para permitir uma cicatrização adequada e diminuição da inflamação. Geralmente oriento manter o pé sem carga (sem pisar no chão) por 4 a 7 dias, a depender da cicatrização.

A cirurgia consiste na liberação da bainha do tendão com o fim de facilitar a movimentação dos tendões. O tempo de recuperação pode ser de até 21 dias, sendo que nos primeiros 7 dias há a troca por um curativo mais leve e entre 10 e 14 dias a retirada dos pontos.

Na maior parte dos casos, o osso leva de 6 a 8 semanas para a consolidação total, dependendo do tipo e extensão e localização da lesão. O retorno médico é muito importante para verificar se a lesão está se recuperando adequadamente e como pode ser feita a retomada do esporte e das atividades normais.

A cirurgia pode, geralmente, ser realizada com o uso de anestesia local seletiva, ou seja, sem que seja necessária anestesia nas costas ou anestesia geral. Nesta anestesia local o paciente pode optar por dormir durante a cirurgia.

O inchaço nos pés em período pós-cirúrgico é comum e ocorre devido a um trauma nos tecidos em que a cirurgia foi realizada. Por isso, um processo inflamatório é desenvolvido que leva ao edema.

Durante a cirurgia, cortes ou incisões são feitas no pé com a intenção de remover o tendão danificado e o substituir pelas fibras musculares da perna mencionada. Outra opção é a cirurgia do tendão de Aquiles, que pode exigir encurtamento ou alongamento do tendão para aliviar a pressão no arco.

INDENIZAÇÃO CUMULATIVA: 10% PARA CADA DEDO.

O tipo de intervenção mais comum é a artroscopia do tornozelo. A artroscopia é feita através de um artroscópio, com objetivo de tratar as articulações de forma minimamente invasiva.

Para fazer cirurgia pelo SUS, o paciente não precisa se preocupar com nada disso. O sistema é financiado com dinheiro de impostos e todos podem utilizá-lo. Mas é necessário fazer um cadastro e entrar em uma fila de espera que, dependendo do procedimento, pode demorar anos.

Quando sentir a necessidade de se virar, tente ficar levemente de lado – isso alivia o corpo e não prejudica a área operada. Ficar levemente de lado é a posição mais recomendada para pessoas que não podem ficar de barriga para cima devido à natureza de sua cirurgia.

Hidrate sempre o local da cicatriz com cremes para ajudar a aliviar a coceira que pode resultar do processo de cicatrização das camadas de pele. Esse procedimento deve ser feito diariamente para evitar arranhões na superfície da pele. Caso precise coçar, evite usar as unhas.

Geralmente, a cirurgia de tornozelo é indicada para tratar pacientes que sofreram problemas como fraturas e torções, instabilidade ligamentar, fascite plantar e esporão do calcanhar.