Como e feita a cirurgia de sinusite crônica?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

A cirurgia é feita por dentro do nariz (por via endoscópica nasal) por meio de fibra ótica com o auxílio de vídeo, não sendo realizado incisões externas. O objetivo principal da cirurgia é ampliar a drenagem dos seios paranasais para a cavidade nasal, sendo assim necessário ampliar seus óstios de drenagem.

Muitos especialistas recomendam a intervenção cirúrgica quando a sinusite é causada por alguma alteração anatômica no nariz.

A maioria dos pacientes com sinusite crônica precisam de cirurgia. Tratamentos e mudanças no estilo de vida são, geralmente, eficazes. No entanto, se essas opções de tratamento não funcionarem, a cirurgia pode ser uma saída.

Geralmente, os pacientes podem retornar às suas atividades normais dentro de 7 a 10 dias após a cirurgia.

A cirurgia demora cerca de 30 a 60 minutos, dependendo da complexidade do desvio. Uma tala de silicone é deixada no nariz por uma semana, quando então é retirada no consultório. Não se faz necessário o uso de tamponamento nasal, porém, excepcionalmente pode ser necessário.

O preço da sinusectomia é influenciado pela extensão dos procedimentos necessários, bem como se esta ou não associado a outras cirurgias — como quebra do osso nasal, correção do desvio de septo e outras — mas, em geral, no ano de 2023, os custos variam entre R$ 10 mil e R$ 25 mil, em média, caso o procedimento seja ...

Os medicamentos podem incluir corticosteroides nasais, descongestionantes, analgésicos e, se necessário, antibióticos. Em casos mais graves ou persistentes, a cirurgia pode ser recomendada para melhorar a drenagem dos seios nasais e aliviar os sintomas.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções. Evite o ar condicionado.

Entenda os possíveis efeitos colaterais e complicações. Os riscos de uma sinusectomia incluem infecção, sangramento, reação adversa à anestesia, lesão no olho ou nervo óptico, vazamento de líquido cefalorraquidiano e recorrência da doença sinusal.

Assim como os fatores ambientais citados, alguns alimentos também podem aumentar a produção do muco. Dessa forma, pessoas que sofrem com a sinusite crônica devem ficar atentas a eles, sendo os principais: leite, farinha de trigo, ovos, chocolate, alimentos industrializados e bebidas alcóolicas.

Analgésicos

  • dipirona.
  • paracetamol.

O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.

Como eliminar o catarro?

  1. Beber mais água;
  2. Evitar ambientes secos;
  3. Ficar longe de fatores irritantes, como a fumaça e a poluição;
  4. Fazer a lavagem nasal (limpar as narinas com seringa e soro 0,9% em temperatura ambiente).

Ao contrário da crença popular, lavar o cabelo não causa gripe e nem piora os sintomas do quadro dessa doença viral. Tomar um banho frio, por exemplo, pode causar desconforto na pessoa, mas não provocar a doença.

O cirurgião insere o endoscópio através de uma pequena abertura no nariz e, então, utiliza uma lâmina ou uma broca para remover cuidadosamente o tecido bloqueado e melhorar a drenagem. A cirurgia é realizada com anestesia geral e, em geral, dura entre 30 minutos a 1 hora.

Primeiros dias após a cirurgia:
Os pacientes geralmente são motivados a se levantar e caminhar (com assistência, se necessário), após alta da UTI e recuperação neurológica do paciente (o que pode acontecer nas primeiras 48h após a cirurgia ou em período variável dependendo do tipo de cirurgia).