Como é feita a cirurgia de ruptura do menisco?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 24 de maio de 2023
3.9 / 5 2 votos

Cirurgia de Menisco. A cirurgia indicada no tratamento da maioria das lesões dos meniscos do joelho é realizada pela técnica de artroscopia. Esta cirurgia é feita por meio de uma microcâmera, acoplada a um cabo de luz, que é introduzida dentro da articulação do joelho através de 2 pequenos “furos”.

A remoção total da estrutura após uma lesão meniscal atualmente não é utilizada pelo alto risco de degeneração do joelho no pós-cirúrgico. A artroscopia é bastante rápida, na maioria dos pacientes não dura mais que 30 minutos.

Não coloque almofadas embaixo do joelho operado. Continue com os exercícios aprendidos no hospital. Entre o 7º e 10º dias após a cirurgia, seu joelho deve dobrar até 90º. A presença de um acompanhante será necessária até você andar com muletas ou andador com segurança.

O custo desse tipo de cirurgia na rede privada varia entre R$ 7 e R$ 10 mil. De acordo com o responsável pelos procedimentos no hospital, Wander Edney de Brito, a equipe do HES tem conseguido realizar até cinco cirurgias por dia, produtividade semelhante ao de hospitais de referência para esse tipo de cirurgia.

Quais são os riscos das cirurgias de menisco
Fratura de insuficiência; Lesão de nervo; Infecção; Complicações clínicas, anestésicas, trombose ou tromboembolismo.

Com certeza é possível não operar uma lesão de menisco. A maioria das lesões são capazes de responder e ter um bom resultado com o tratamento conservador, ou seja, sem cirurgia.

Casos mais graves, exigem que o indivíduo evite atividades de impacto sobre o joelho, tais como caminhar, correr, subir e descer escadas.

Tratamento. O tratamento para lesão do menisco é feito, a princípio, de maneira conservadora com sessões de fisioterapia, uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, e aplicações de gelo no local. Em casos mais graves pode ser realizada artroscopia do joelho.

É bom andar com um menisco rompido? Diversos estudos apontam que não há problema em andar com um menisco danificado porque fortalecem os músculos e ajudam na recuperação após a cirurgia.

No geral, 95% das pessoas que tem a retirada do menisco, vão apresentar algum tipo de contato, atrito ou problema cartilaginoso no joelho. Nem todos são sintomáticos, mas estes são bem comuns. Outros estudos mostram um aumento da pressão óssea, entre tíbia e fêmur, na casa dos 300%.

A realização de procedimentos cirúrgicos requer o jejum de água e comida por, no mínimo, 8 horas. Anestesia Antes da cirurgia, um membro da equipe de anestesia irá lhe atender. A artroscopia pode ser realizada sob anestesia regional com sedação ou sob anestesia geral.

O período de cicatrização completa leva, aproximadamente, 9 meses. Na maioria dos casos os pacientes podem voltar ao trabalho dentro de 30 dias, desde que não precise carregar peso e fique a maior parte do tempo sentado.

Trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar são complicações relacionadas a cirurgias de grande porte como artroplastia de joelho. As complicações mais leves ocorrem com frequência relativamente maior, em torno de 1.5-2%; enquanto que as complicações graves são bastante raras, menor que 0.5%.

Cuidado com curativos e ferida operatória
Após 5 a 7 dias, você será liberado para tomar banho sem o curativo, após avaliação médica da ferida. Deixe cair água corrente sobre a ferida operatória, e lave delicadamente com sabonete, sem esfregar.

2 a 4 semanas antes da cirurgia:
Evite consultas odontológicas e procedimentos odontológicos 2 semanas antes da cirurgia. Conte-nos caso tenha se submetido a algum procedimento médico pequeno antes de 1 mês da cirurgia. Evite injeções no joelho 6 semanas antes da cirurgia. Caso seja fumante procure parar de fumar.

No caso do decúbito lateral, dê preferência para que o joelho operado fique em cima do outro joelho. Mesmo quando já puder ficar em pé, apoie a perna com cuidado. Se você usa muletas, divida o peso, não sobrecarregue a região que sofreu a cirurgia de joelho.

No Brasil, o Centro de Cirurgia do Joelho do INTO é referência no SUS para a realização desse tipo de cirurgia, sobretudo para os casos de alta complexidade, os quais apresentam grandes deformidades dos membros, perda óssea severa com necessidade de enxertia óssea ou instabilidade articular severa por falência ...

O equipamento é munido de uma fonte de luz e uma microcâmera na ponta, onde o cirurgião ortopedista consegue visualizar as imagens da articulação e corrigir o problema. O procedimento dura pouco tempo, entre 15 minutos, ou mais de uma hora, dependendo do objetivo da artroscopia.

É aquela dor na região de dentro ou de fora do joelho que tem períodos de melhoria e piora e que, muitas vezes, obriga o paciente a dormir com uma almofada entre as pernas. Historicamente, o tratamento das lesões meniscais era a retirada de pedaços ou até mesmo de todo o menisco.

Meniscos são duas estruturas internas do joelho, formadas por fibrocartilagem, que servem para absorção e distribuição de força e impactos, além de contribuírem para a estabilidade do joelho. Temos um menisco no lado de fora do joelho (lateral), e um no lado de dentro do joelho (medial).