Como é feita a cirurgia de próstata aumentada?

Perguntado por: onobrega . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

O procedimento, é basicamente o mesmo, mudando somente a forma de acesso à glândula. Na cirurgia aberta, podemos acessá-la por meio de uma incisão na vertical ou horizontal na região do púbis, dependendo da técnica utilizada.

Após a realização da cirurgia, é comum haver perda da capacidade natural de ereção em decorrência da remoção dos nervos cavernosos, responsáveis por permitir que o pênis fique ereto, mas isso, normalmente, não ocorre pelo resto da vida do paciente.

Geralmente, a cirurgia é indicada nesses casos, já que busca prevenir não só dores e desconforto, mas também outros danos mais sérios à saúde do homem. Diversas técnicas cirúrgicas podem ser utilizadas no tratamento hiperplasia prostática benigna.

A cirurgia da próstata – a prostatectomia radical – é indicada quando o paciente é diagnosticado com um câncer nessa glândula. Segundo dados do Ministério da Saúde, sabe-se que o câncer de próstata é a segunda causa de mortalidade masculina, perdendo apenas para o câncer de pele.

Nos primeiros 30 dias após o procedimento cirúrgico o paciente deve manter-se em repouso relativo, evitando exercícios físicos e carregar pesos. Aconselha-se movimentar-se, o que é diferente de exercitar-se. O paciente deve se alimentar de forma saudável, não existindo restrições específicas.

A cirurgia para remover a próstata teve o maior impacto negativo sobre a função sexual e a incontinência urinária, enquanto os homens no grupo de radiação tendiam a ter mais problemas intestinais após o tratamento do que os dos outros grupos.

Os principais efeitos adversos das cirurgias de próstata são a incontinência urinária (quando o homem não é capaz de controlar a urina) e a disfunção erétil (impotência e dificuldade de obter ou manter a ereção). Quanto mais avançada a idade, maior o risco de esses eventos ocorrerem.

Após a cirurgia da próstata, o paciente ficará com uma sonda conectada à bexiga por até duas semanas. O procedimento é necessário devido à inflamação das vias urinárias. Através do tubo, o paciente elimina a urina sem complicações, mas é importante seguir as recomendações médicas para evitar infecções.

Radical retropúbica: O cirurgião faz um corte do seu umbigo para o seu osso púbico e, na maioria dos casos, remove apenas a próstata.

Esse valor varia de acordo com o hospital e pode ser desde R$6 mil a R$12 mil. Vale lembrar que a concorrência entre os hospitais levou a práticas de facilitação do pagamento, que pode ser inclusive parcelado com cartão de crédito.

Nas prostatectomias em geral (cirurgias de próstata com robô) os custos dos pacotes para o paciente giram entre 20 a 25 mil reais na sua grande maioria.

3 cm de comprimento; 4 cm de largura; 2 cm de profundidade; Cerca de 20 gramas de peso.

Quais são as causas da próstata aumentada ? Geralmente a hiperplasia benigna da próstata (HPB) é a principal causa da próstata aumentada. Porém a próstata aumentada também pode ser causada por doenças mais graves como por exemplo, prostatite ou câncer.

A cirurgia é feita, na maioria dos casos, com anestesia geral, demora em média 2 horas e, geralmente, é necessário ficar internado por cerca de 3 dias.

O único preparo necessário é jejum de 8 horas, como em outras cirurgias. Existem dois tipos de procedimento: a cirurgia tradicional, aberta, feita com uma incisão que vai do umbigo até o púbis; e a cirurgia robótica, que é mais moderna, feita com o auxílio de um robô e uma câmera 3D.

É a chamada Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), ou simplesmente próstata aumentada. Ela pode passar dos 20 gramas para até 120 gramas, nos casos mais graves.

Evitar dirigir automóveis por pelo menos 2 semanas. Nenhum trabalho pesado (mais de 10 Kg) ou exercício (corrida, natação, bicicleta) poderá ser feito durante quatro semanas após a cirurgia, até que sejam liberados pelo médico. Geralmente, a partir de 30 dias é possível iniciar caminhadas, de intensidade progressiva.

Quando o PSA é preocupante? Quando o valor do PSA está acima de 4,0 ng/ml é um sinal de alerta, pois pode indicar a presença de um câncer de próstata ou de outra doença benigna, como a hiperplasia benigna. Nesses casos, devemos continuar a investigação para a identificação do diagnóstico.

O valor de PSA Total superior a 4,0 nanogramas por mililitro (ng/ml) pode indicar a presença do câncer de próstata ou de outra doença.