Como é feita a cirurgia de mandíbula quebrada?

Perguntado por: ajaques . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

O procedimento cirúrgico tem como princípio básico uma redução anatômica, onde os segmentos fraturados são reposicionados em sua posição original e em seguida são imobilizados através de placas e parafusos de titânio. Esta redução anatômica deve ser realizada após a oclusão original ter sido reestabelecida.

Para que você possa entender melhor, existem casos (extremos) em que a maxila é dividida em 4 segmentos e a mandíbula em 3 segmentos (o máximo que a Ortognática pode ser feita em uma pessoa). Claro que em casos assim, o tempo em cirurgia será grande (geralmente 8 horas, podendo chegar a 10).

Sintomas de fraturas do maxilar e da parte média da face
Uma mandíbula fraturada geralmente causa dor e inchaço do maxilar e a pessoa sente frequentemente que os dentes não se encaixam entre si de modo normal. Muitas vezes, não se consegue abrir muito a boca, pois pode deslocar-se para um lado quando se fecha ou abre.

3- Tente dormir na primeira semana com a cabeça elevada em relação ao restante do corpo, em inclinação de 45 graus. Isso pode ser conseguido colocando dois ou três travesseiros abaixo da cabeça.

Olá, o processo de calcificação ocorre normalmante em aproximadamente 06 meses, podendo variar um pouco em cada pessoa, porém quando trata-se de cirurgia ortognática e existe grandes movimentações ósseas, forma-se espaços entre os fragmentos chamados de "GAP".

A cirurgia ortognática, como qualquer outro procedimento cirúrgico, possui riscos e complicações, que devem ser informados previamente ao paciente. Estamos falando de problemas como hemorragia, que na maioria dos casos se manifesta como epistaxe, e infecções, as quais podem ser tratadas por meio de antibióticos.

Complicações podem acontecer e são inerentes a qualquer procedimento cirúrgico-anestésico como infecções, sangramentos e reações a medicamentos. Algumas específicas ao procedimento como formigamentos na face, dor , inchaço, dificuldade de abrir a boca e obstrução nasal são transitórios e controlados com medicação.

Há quem fale de um custo variável entre R$ 13.000,00 a R$ 30.000,00, dependendo do tipo de cirurgia, dos profissionais envolvidos e do hospital realizado. Por isso, é necessário checar e escolher um profissional de confiança para o procedimento.

Em casos de mandíbula quebrada, o dentista indica que o primeiro passo para se recuperar é procurar um especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. “O paciente recebe um plano de tratamento adequado exatamente para o tipo de fratura apresentada no seu caso”, explica o profissional.

Cirurgião buco maxilofacial é o especialista recomendado para casos de maxilar quebrado.

Olá! O Ideal é que você procure um especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial para que possa te examinar, solicitar os exames necessários e aí sim estabelecer uma forma de tratamento… É normal sentir dor e inchar a mandíbula depois da cirurgia ?

“Devido a essa mobilidade, uma fratura mandibular dificilmente passará despercebida, pois os movimentos mastigatórios, fonatórios (de fala) e até mesmo os respiratórios causam dor, havendo, muitas vezes, uma assimetria facial”, afirma.

Colocando uma mandíbula deslocada de volta ao seu lugar
Colocam os outros dedos ao redor da parte inferior do maxilar inferior. Pressionam para baixo sobre os dentes de trás e empurram o queixo para cima, até que as articulações da mandíbula retornem para sua posição normal.

Na média os primeiros 3 dias ocorre o edema maior (inchaço) que começa a regredir a partir do 4º dia em diante. É normal você sentir esse incomodo no local uma vez que o processo de cicatrização inicial do osso demora em média de 60 dias e da gengiva uns 30 dias.

Falar não é um problema no pós operatório da cirurgia ortognática inclusive, deve-se falar. O que é um problema para a regeneração óssea é a expressão de carga sobre os maxilares através da mastigação.

Devido à indicação de não mastigar nos primeiros 15 dias (este número de dias é flexível, e depende de cada caso), é fundamental seguir todas as indicações para a correta higienização oral, e começar a movimentar a boca somente quando já for autorizado pelo cirurgião.