Como é feita a cirurgia de cisto sebáceo?

Perguntado por: ecaetano . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

A cirurgia de cisto sebáceo é simples e pode ser efetuada em consultório médico. Para a sua realização é feita uma anestesia local, depois é produzido um corte de incisão com bisturi para o médico conseguir retirar o cisto completamente (com a cápsula). Ao fim da cirurgia são dados alguns pontos para fechar o local.

O cisto sebáceo é um nódulo semelhante a um caroço que se forma sob a pele, geralmente com a mesma cor. Ele é composto de uma substância chamada *sebum*, tem formato arredondado, mede poucos centímetros e, é mais comum na face, pescoço e tronco, embora possam acometer qualquer região do corpo.

Durante o procedimento, é feita uma pequena incisão no cisto, retira-se o conteúdo, e em seguida remove-se a parede do cisto através da incisão. É feita uma pequena sutura que será retirada posteriormente.

Para o tratamento do cisto sebáceo no couro cabeludo, a indicação dos médicos é a realização de uma cirurgia de cabeça e pescoço, geralmente ela dura de 15 a 20 minutos e tem anestesia local.

O procedimento é relativamente simples e feito em consultório sob anestesia local. Ele é indicado para cistos que medem mais de um centímetro de diâmetro ou que estejam infectados. Após a retirada do cisto, o médico poderá dar alguns pontos na área e realizar um curativo que deverá ser trocado conforme a sua indicação.

A cicatrização se dá em torno de 15 dias e não há ferida aberta para curativo. Porém, por exigir mais um profissional essa modalidade pode encarecer os custos finais. Além disso, ela deixa uma cicatriz lateral, no glúteo, por muitas vezes mais aparente do que a cicatrização por segunda intenção.

O cisto sebáceo pode ocorrer por um corte ou uma ferida onde ficam as glândulas sebáceas, ou mesmo por uma acne que obstrui o canal da glândula.

Sim. Normalmente cistos maiores que 5 a 7cm devem ser operados, pois estes dificilmente desaparecerão sozinhos. Além disso, ao atingirem esses tamanhos, há um maior risco de ruptura ou torção. A torção ou ruptura do cisto provoca uma dor muito intensa e repentina na barriga que pode levar a uma cirurgia de urgência!

O cisto sebáceo pode gerar complicações caso não seja diagnosticado com agilidade. Quando isso acontece, a região fica infeccionada e apresenta sintomas como tonalidade avermelhada, formação de abscesso (acúmulo de material purulento), aumento da temperatura no local lesionado e dor significativamente mais intensa.

Qual o tratamento indicado para eliminar cistos sebáceos
Por exemplo, para casos de cistos pequenos e superficiais, o médico especialista pode indicar compressas mornas na região afetada por até 15 minutos diariamente, até que o poro seja dilatado e o conteúdo seja expelido naturalmente.

Segundo a dermatologista, a melhor forma de comprovar a existência de um cisto sebáceo benigno é através da detecção de exame clínico. “Se caso houver dúvida do diagnóstico, então deve ser realizado um ultrassom ou uma tomografia”, solicita a Dra. Daniela Bellucci.

O cisto pode pressionar o tecido cerebral e causar sintomas, como dor de cabeça, problemas de visão ou náusea. Se isso acontecer, pode ser necessária uma cirurgia para remover o cisto. Em alguns casos, no entanto, seu médico pode aconselhar a observação em vez de cirurgia.

Conforme o cisto cresce, os sintomas podem incluir: dor incômoda na parte inferior das costas ou coxas. pressão, inchaço. dor na parte inferior do abdômen.

Geralmente, a cirurgia para cisto no ovário costuma ser indicada em casos mais graves, quando o tamanho do cisto é anormal ou quando há ruptura ou torção do cisto. Nesses casos, pode ser necessária a retirada do cisto ou até mesmo de todo o ovário.

Os dermatologistas orientam o paciente quando é necessário a realização da cirurgia para a remoção do cisto sebáceo por completo. Caso o cisto sebáceo esteja inflamado o dermatologista poderá solicitar ao paciente que tome uma antibiótico por até 7 dias para que durante a cirurgia não tenha problemas de infecção.

O tratamento de cistos e tumores benignos é, claro, apenas uma das possibilidades de atuação do cirurgião bucomaxilofacial. Ele pode realizar a reconstrução de estruturas ósseas e da gengiva, preparando o paciente para receber implantes dentários, cirurgias ortognáticas e muitas outras intervenções.

Quando ocorre uma ruptura de cisto ovariano, a mulher pode sentir uma dor súbita e intensa na pelve. Essas rupturas, por sua vez, podem ocorrer devido a um grande esforço físico ou relação sexual. Em alguns casos, pode haver sangramento vaginal, embora a ruptura de cisto, geralmente, não provoque hemorragias graves.

São considerados cistos gigantes aqueles que possuem tamanho superior a 15cm e que são passíveis de complicações como rotura e torção.