Como é feita a cirurgia da aorta?

Perguntado por: rpires . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

O procedimento consiste na colocação de endopróteses, que são próteses colocadas por dentro do vaso e que são então expandidas no local do aneurisma. Isso faz com que aquele local fique reforçado pela endoprótese, diminuindo o risco de ruptura do aneurisma da aorta.

Quando a pessoa apresenta muitos sintomas, independentemente do tamanho do aneurisma, ou quando não há sintomas, mas os vasos superam as dimensões em duas vezes o que é considerado tamanho normal, é necessário optar pela cirurgia ou pelo procedimento por dentro do vaso, com a ajuda do médico especialista.

O reparo cirúrgico aberto de um aneurisma de aorta abdominal é realizado sob anestesia geral e demora cerca de 3 a 4 horas.

A endovascular chega a R$ 60 mil, incluindo procedimentos e o material.

Portanto, quem tem problema no coração deve, sim, praticar atividades físicas. Mas, é importante ter um acompanhamento médico constante, para avaliar as condições de saúde de cada paciente.

Os riscos da cirurgia cardíaca são baixos, apesar de variarem de acordo com a condição de saúde geral de cada paciente. A mortalidade da cirurgia de revascularização do miocárdio é de cerca de 1,4%. No entanto, devemos ter sempre em mente a avaliação entre o risco da doença e o risco do procedimento.

A aorta é o principal vaso sanguíneo do corpo. Sai do coração, passa pelo peito (denominado área torácica) e vai até o abdômen, onde se divide para levar sangue às pernas.

Na maioria das vezes, o tratamento de aneurisma da aorta ascendente ou de arcos associados requer uma cirurgia aberta. No procedimento, a abordagem costuma ser a substituição da área do aneurisma por uma prótese tubular.

Aneurisma da aorta abdominal tem cura e pode ser corrigido através de cirurgia ou técnica endovascular. No entanto, nem todos os aneurismas demandam uma correção cirúrgica. Aneurismas pequenos (diâmetro entre 3 e 5,5 cm) não necessitam de correção e podem apenas ser monitorados.

Quando o paciente apresenta sintomas de aneurisma da aorta torácica, ele pode apresentar:

  • dor forte no peito;
  • dor nas costas;
  • dificuldade para respirar;
  • dificuldade para engolir;
  • tosse;
  • rouquidão.

A cirurgia não impõe uma restrição à vida do paciente. É um tratamento que visa melhorar o bem-estar, a saúde e a longevidade. Alguns hábitos, como atividades físicas, devem ser retomados gradualmente, com auxílio do cardiologista clínico.

Já quando a cirurgia acontece de forma programada para evitar o rompimento e uma complicação do quadro, o paciente dica internado entre 48h e 72h. Dentro de uma semana, ele pode voltar para sua rotina normal, se todo procedimento correr bem.

A maioria das internações de pacientes submetidos a tratamento de aneurismas cerebrais não rotos dura entre 24-48hs. Em casa, após o procedimento, orientamos repouso relativo por cerca de 5 a 7 dias.

As possíveis sequelas são as mais variadas possíveis, já que praticamente qualquer estrutura cerebral pode ser atingida. Mais frequentemente, notam-se déficits motores, déficits na fala e déficits cognitivos.

O cirurgião vascular, ou angiologista cuida dos problemas envolvendo os vasos sanguíneos das pernas, braços, tronco e pescoço. Ele trata problemas nas artérias, como aneurisma de aorta, estenose das carótidas, doença arterial obstrutiva; e também problemas nas veias como telangiectasias (vasinhos), varizes e trombose.

Quando é feito o diagnóstico, em qualquer local do corpo, a primeira recomendação é a de afastar toda e qualquer atividade fisica acima da intensidade leve!

O Cirurgião Vascular cuida de todo o sistema circulatório, à exceção do coração (Cardiologista) e do cérebro (Neurocirurgião). Além de tratar de Aneurismas, também atua em outras áreas, como varizes, tromboses, miomas, aterosclerose, carótidas, obstrução arterial, vasculites entre outras patologias.

Poderá sim, evoluir sem complicações e o portador atingirá a idade avançada, sem necessitar de operar essa válvula alterada.

Pesquisa feita na Holanda mostra que consumo de cafeína encabeça lista de elementos que contribuem para rompimento de aneurisma.

Entre as principais doenças da aorta, destacam-se os aneurismas e a dissecção. Os aneurismas são dilatações da aorta que evoluem cronicamente, podendo se romper e gerar a ocorrência aguda fatal.

Se o médico optou pela cirurgia cardíaca minimamente invasiva, o tempo de recuperação é menor, podendo a pessoa voltar a trabalhar em mais ou menos 1 mês. No entanto, se foi realizada cirurgia tradicional, o tempo de recuperação pode chegar a 60 dias.