Como é feita a biópsia das glândulas salivares?

Perguntado por: olopes . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

O procedimento é realizado com anestesia local. Biópsia por agulha grossa. A biópsia por agulha grossa ou core biopsy é semelhante à PAAF, mas com uma agulha de grosso calibre, que permite que uma amostra maior de tecido seja retirada.

A Parotidectomia é realizada sob anestesia geral. A depender de cada caso, a cirurgia pode ser parcial (superficial ao nervo) ou total, tendo como principal objetivo a remoção da lesão com a conservação do nervo facial. O paciente permanece internado por 24 horas.

Os principais tipos de tumores malignos são os carcinomas mucoepidermoides e carcinomas adenoide-císticos. Os carcinomas mucoepidermoides são o tipo mais comum de câncer das glândulas salivares e a maioria ocorre nas parótidas.

Sialoadenite é o nome dado à inflamação que acomete as glândulas salivares. Alguns dos sinais e sintomas da sialoadenite são boca seca, dificuldade para falar ou engolir, dor na boca, vermelhidão da mucosa oral e edema (inchaço). Sintomas sistêmicos como febre e também podem ocorrer em alguns casos.

Um cirurgião de glândulas salivares é um médico especializado no tratamento de condições relacionadas a essas glândulas, como tumores, cálculos salivares, infecções e outras doenças. Esses profissionais têm formação médica e especialização em cirurgia de cabeça e pescoço, com foco nas glândulas salivares.

O tratamento dos tumores benignos é a cirurgia. A taxa de recorrência é alta quando sua ressecção é incompleta. Para tumores malignos das glândulas salivares, cirurgia, às vezes seguida de radioterapia, é o tratamento de escolha para doença ressecável.

O cisto do ducto salivar (CDS) é uma lesão não-neoplásica com etiologia ainda incerta cuja cavidade revestida por epitélio se origina dos tecidos da glândula salivar. Normalmente ocorre em adultos e origina-se de glândulas salivares maiores ou menores.

Em alguns casos, a pessoa com a glândula inflamada pode ter mal estar, dor de cabeça e febre. As glândulas salivares inflamadas também podem produzir pus. Isso cria uma sensação de mau hálito, devido ao mau gosto, já que o pus é liberado na boca.

Glândulas salivares com mal funcionamento produzem menos saliva, causando boca seca e cáries dentárias. As glândulas salivares infectadas ou bloqueadas causam dor. O fluxo de saliva pode ser medido ou os médicos podem fazer biópsia do tecido da glândula salivar.

A Cirurgia para Remoção da Glândula Submandibular destina-se ao tratamento de doenças nas glândulas submandibulares, um par importante de glândulas salivares localizadas abaixo do assoalho da boca. Neste procedimento, realizado com anestesia geral, toda a glândula é removida.

O adenoma pleomórfico foi o mais comum dos tumores benignos (83%), enquanto o carcinoma adenoide cístico prevaleceu entre os malignos (60%).

A Ultrassonografia com Doppler Colorido de Glândulas Salivares é um exame de imagem que estuda as glândulas salivares e permite diagnosticar diversas doenças, além de diagnóstico avançado de alterações nas parótidas e submandibulares. As imagens são obtidas em tempo real e o método é indolor e não invasivo.

O ser humano apresenta 3 glândulas salivares maiores - Parótida, sublingual e submandibular - e muitas glândulas menores distribuidas por toda a mucosa oral (exceto gengiva e porção anterior do palato duro).

Quando a glândula submandibular está inflamada, os principais sintomas percebidos pelos pacientes são:

  • Dores constantes na região da boca;
  • Vermelhidão no local;
  • Inchaço da região abaixo da língua;
  • Febre e calafrios;
  • Produção de pus em alguns casos, causando sensação gosto ruim na boca e mau hálito.

A glândula produz a saliva que, através de um canal bem fino, chega à boca e se mistura com a comida para conseguirmos fazer o processo de mastigação e digestão. Essa obstrução causa um acúmulo da saliva atrás do ponto obstrutivo gerando proliferação bacteriana, sinais inflamatórios e inchaço.

Um diagnóstico preciso deve ter por base um levantamento minucioso da história do paciente, exame clínico cuidadoso e o resultado de exames laboratoriais de sangue e de imagem, como a sialografia, a ultrassonografia e a cintilografia salivar.

O tratamento tradicional das obstruções de ductos de glândulas salivares inclui massagens glandulares, uso de antibióticos, ligação ductal ou parotidectomia. Outro método descrito na literatura consiste em injeções de violeta genciana (metil-violeta 1%) a fim de dilatar o ducto e controlar a infecção.

Os principais tipos de biópsias para diagnóstico do câncer de glândulas salivares são:

  • Punção aspirativa por agulha fina (PAAF). É um procedimento rápido e pode ser realizado com anestésico local, embora normalmente não seja necessário. ...
  • Biópsia por agulha grossa. ...
  • Biópsia incisional.

Essas glândulas estão localizadas abaixo do revestimento dos lábios, palato, língua, no interior das bochechas, nariz, seios paranasais e laringe.

É o segundo tumor maligno de glândula salivar mais frequente na infância, perdendo para o mucoepidermoide. Apresenta-se como tumor sólido, assintomático, na maioria das vezes de baixa malignidade. Pode ser bilateral em 3% dos casos.

Aspossíveis etiologias do edema da parótida incluem, entre outras causas,infecções bacterianas e virais, doenças sistêmicas, tumores, obstruções emedicamentos.