Como é feita a avaliação no AEE?

Perguntado por: ramorim . Última atualização: 18 de maio de 2023
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O processo de avaliação demanda do professor muita atenção, e vale lembrar que se devem alcançar todos os alunos com necessidades especiais de aprendizagem, sendo um trabalho realizado de forma coletiva, pois é necessário que a família esteja junto fazendo o acompanhamento de todo o processo de ensino aprendizagem.

através de situações lúdicas, as quais devem permitir a livre expressão do aluno. O professor do AEE acolhe a queixa trazida pela família ou pelo professor do aluno a respeito das dificuldades enfrentadas por este no contexto escolar.

Os principais tipos de avaliação que existem são: diagnóstica, formativa e somativa, que diferem entre si principalmente pela finalidade com que os resultados são utilizados.

Na perspectiva inclusiva, a avaliação tem como referência o processo individual do estudante. Não há comparação com o outro. O parâmetro do aluno é ele mesmo. Por isso, o objetivo não é classificar nem selecionar.

Esse diagnóstico permite as professoras do AEE desenvolver atividades diferenciadas, respeitando todas as especificidades do aluno, bem como seu grau de conhecimento.

O ideal é que o aluno com deficiência acompanhe as demais crianças da sua idade, mas diante de situações específicas é perfeitamente possível formular um pedido de retenção escolar junto à instituição de ensino, bem como perante à Secretaria de Educação responsável.

Quais são os 4 tipos de avaliação escolar?

  1. Avaliação formativa. ...
  2. Avaliação somativa. ...
  3. Avaliação diagnóstica. ...
  4. Avaliação comparativa.

Observar comportamentos, conversar com os alunos, esclarecer possíveis dúvidas… tudo isso contribui para uma avaliação ocorra mais complexa e holisticamente. Além disso, utilizar diversos estilos de avaliação é bom para o aluno, o professor e para o aproveitamento das aulas como um todo.

O professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve trabalhar como aliado dos professores das classes comuns e demais profissionais da escola para a elaboração e definição do processo de avaliação.

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Conheça os três tipos de avaliação
Os principais tipos de avaliação são diagnóstica, formativa e somativa e a principal diferença entre elas é quanto à finalidade.

Como fazer avaliação inclusiva? Confira 6 dicas!

  1. construa um ambiente de confiança;
  2. separe o conteúdo e a avaliação em pequenas partes;
  3. revise o material antes da avaliação;
  4. ajude com o conteúdo, caso necessário;
  5. envolva os pais.

Assim, exigir diagnóstico do estudante para declará-lo público-alvo da educação especial e, desse modo, garantir-lhe o atendimento de suas especificidades educacionais, é impor barreiras ao seu acesso aos sistemas de ensino, “configurando-se em discriminação e cerceamento de direito”.

A avaliação somativa é a mais próxima das avaliações tradicionais. É uma forma de mensurar a aprendizagem dos estudantes por meio de um balanço somatório de avaliações, após um processo educacional. Ela é tanto classificatória quanto informativa.

Não se pode considerar imprescindível a apresentação de laudo médico por parte do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação, uma vez que o AEE caracteriza-se por atendimento pedagógico e não clínico.