Como é feita a avaliação neuropsicológica para TDAH?

Perguntado por: vcruz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

A avaliação neuropsicológica é realizada por um psicólogo especialista na área através de uma minuciosa investigação clínica da história do paciente e vários recursos instrumentais (entrevistas, escalas, testes psicológicos).

A avaliação é feita a partir de instrumentos (testes, escalas, baterias) que computam dados sobre as funções cognitivas, como a inteligência, atenção, percepção, memória, linguagem, aprendizagem, velocidade de processamento de informações, habilidades motoras, afeto etc.

Os psicopedagogos podem contribuir para a avaliação diagnóstica por meio da identificação de padrões de comportamento e dificuldades de aprendizagem que são consistentes com o TDAH.

As provas devem ser enxutas, objetivas, curtas, sem pegadinhas. Como este aluno se distrai e se perde nos detalhes, é importante ao final da prova que seja dado um tempo complementar para que reveja as questões em busca de possíveis lapsos ou distrações e dada à oportunidade de corrigir ou refazer a questão.

O profissional que trata o TDAH pode ser um psiquiatra ou um neurologista. É importante que seja um profissional capacitado nessa área para que seja feito um diagnóstico correto.

Um diagnóstico de TDAH leva tempo
TDAH é um transtorno mental que se desenvolve no momento ou logo após o nascimento, mas os sintomas normalmente não ficam aparentes até a idade de quatro ou cinco anos e, muitas vezes, não até que as crianças estejam no ensino fundamental ou médio.

Uma avaliação neuropsicológica pode durar entre 5 a 8 sessões. Na avaliação são realizadas entrevistas com os pais para descrição da queixa, anamnese para se conhecer a história pregressa da criança, aplicação de escalas diversas com base no protocolo investigativo e testes psicológicos.

A partir de quantos anos podemos realizar a avaliação? A avaliação neuropsicológica pode ser realizada a partir de 2 anos e meio de idade, porém o trabalho de avaliação neuro psicológica para essa idade vai além dos testes, levando em consideração um série de fatores comportamentais da criança e da família.

Entrevista ; • Observação comportamental; • Escalas de avaliação de sintomas; • Testes cognitivos.

Geralmente, quatro ou cinco sessões com uma hora cada são suficientes para que seja feita a Avaliação Neuropsicológica. Se essas sessões forem realizadas semanalmente, a avaliação dura pouco mais de um mês. Porém, a duração varia de paciente para paciente, dependendo das necessidades específicas de cada pessoa.

O profissional que realiza essa avaliação é o neuropsicólogo. É avaliado por um psicólogo que tem especialidade em Neuropsicologia, por isso se chama Neuropsicólogo. O exame têm como finalidade avaliar as funções cognitivas gerais ou seja analisar todas os aspectos emocionais e da personalidade do individuo.

O investimento para a Avaliação Neuropsicológica é de R$1.200.

5 Dicas para lidar com adultos com TDAH

  1. 1 – Incentive a pessoa a atingir seus objetivos. Muitas vezes tarefas simples podem ser difíceis para quem tem TDAH. ...
  2. 2 – Simplifique as tarefas. ...
  3. 3 – Tenha paciência. ...
  4. 4 – Aceite o que é possível, no tempo da pessoa. ...
  5. 5 – Acredite nela!

As possibilidades de tratamento para a criança com TDAH estão centralizadas em duas linhas, as de atendimento psicossocial, compostas por diferentes intervenções terapêuticas ou psicopedagógicas e que visam o atendimento apenas à criança, combinação de atendimento com os pais, ou versões combinadas com medicamentos; e ...

Testes de competências específicas

  • Teste de compreensão do texto.
  • Teste de compreensão oral.
  • Teste de sondagem da escrita.
  • Cálculo.