Como é feita a avaliação antropométrica?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Feitas com uma fita métrica, essas medidas analisam a presença e a distribuição de gordura corporal. São mensuradas na cintura e abdômen, pescoço, tórax, quadril, braços, antebraços, punhos, coxa e panturrilha. É importante realizar ao menos duas aferições e marcar sempre o local com um lápis demográfico.

As principais medidas antropométricas utilizadas nos serviços de saúde são: peso, altura, circunferência abdominal e cefálica. Mais do que realizar uma ação rotineira, essas medidas fazem parte da vigilância em saúde.

A antropometria é o estudo das medidas e dimensões corporais de uma pessoa. Sendo assim, as medidas antropométricas, como peso e altura, são dados que servem para avaliar o tamanho, forma e composição do corpo humano.

Um outro método para avaliar a composição corporal é a antropometria que utiliza técnicas mistas de dobras cutâneas, perimetrias e diâmetros ósseos para avaliar os componentes corporais.

As sete dobras utilizadas no protocolo de Jackson e Pollock são: tríceps, peito, sub-axilar, subescapular, abdominal, supra-ilíaca e coxa.

Uma avaliação antropométrica é um método de investigação que se baseia nas variações físicas e composição corporal dos pacientes para classificá-los de acordo com alguns parâmetros. Alguns dos mais importantes deles são: altura, peso, circunferências e dobras cutâneas.

Tipo 1 – Projetos para o tipo médio; Tipo 2 – Projetos para indivíduos extremos; Tipo 3 – Projetos para faixas da população; Tipo 4 – Projetos individuais.

As medidas antropométricas são importantes para indicar o excesso de peso como também o risco de mortalidade infantil associado a desnutrição5.

A antropometria é um método de avaliação da composição corporal que se baseia nas medidas do corpo. A avaliação antropométrica inclui a verificação do peso corporal, altura, dobras cutâneas e circunferências.

Na avaliação antropométrica, além do peso, da estatura e do IMC, são usadas as medidas da prega cutânea tricipital e da circunferência do braço e calculada a área muscular do braço. A recomendação da NSI é que sejam adotados os pontos de corte de IMC de 22 e 27 kg/m2 para idosos.

Os métodos de avaliação da composição corporal são divididos em três grupos: direto, indiretos e duplamente indiretos.

Comece do mais simples, esteja com uma roupa leve e com postura ereta para tirar suas medidas. Não aperte a região do busto, quadril ou coxa, deixe a fita métrica ajustada ao corpo. Se possível, peça ajuda de uma pessoa para que ela possa colocar a fita métrica no lugar certinho para saber as suas medidas.

Para avaliação nutricional de adultos, considera-se medidas antropométricas, exame físico e bioquímico e avaliação dietética, sendo a antropometria uma medida de suma importância para identificar o estado nutricional desses indivíduos.

Perímetros corporais são medidas realizadas com uma fita métrica, sendo a mesma posicionada sobre a pele e tangenciando o seguimento corporal ao qual será mensurado.

Antropometria estática x antropometria dinâmica. O projeto deve levar em conta o trabalho – posto de trabalho. As medidas referem-se ao corpo parado ou com poucos movimentos. Projeto de objetos sem partes móveis ou com pouca mobilidade (mobiliário em geral).

Dobra cutânea tricipital
O ponto tricipital deve ser marcado no lado posterior do braço, na linha média do músculo tricipital, no ponto médio entre o acrômio e o rádio. A dobra cutânea tricipital deve ser pinçada verticalmente (paralela ao comprimento do braço).

A quantidade de gordura corporal ideal no homem pode variar entre 16 e 20% e na mulher entre 20 e 24%, porém estes valores normalmente aumentam com a idade e, na maioria dos casos é superior na mulher. Além disso, um indivíduo que faz atividade física regularmente tem menos gordura corporal do que um que é sedentário.