Como e feita a água purificada?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 16 de maio de 2023
4 / 5 19 votos

Geralmente a Água Purificada é produzida através de deionizadores, osmose reversa, eletro-deionização ou a combinação dessas tecnologias.

Água purificada – é utilizada com excipiente na produção de não parenterais, e em outras aplicações farmacêuticas, tais como a limpeza de equipamentos e utensílios que entram em contato com o produto. A água purificada é produzida por troca iônica, osmose reversa, ultrafiltração ou eletrodeionização e destilação.

A principal diferença entre água mineral e água de purificador é a origem: no primeiro caso, a água é proveniente de fontes minerais enquanto no segundo vem de rios da rede de abastecimento.

Melhora a hidratação: Beber água purificada é a melhor maneira de se hidratar, pois ela é livre de contaminantes e outros aditivos que podem afetar a qualidade e a segurança da água. Quando bebemos água purificada , o corpo pode absorver mais facilmente a água, ajudando a manter o corpo hidratado.

De acordo com as classificações da ASTM, existem três tipos de água purificada para laboratório. Essas classificações se baseiam numa concentração máxima de contaminantes permitida para cada tipo, sendo o tipo 1 o mais puro – água ultrapura – e o tipo 3 o menos puro – água de osmose reversa.

É a água purificada que foi submetida a um processo clássico de esterilização.

Para obter a água pura é necessário um processo de destilação. Vale ressaltar que diferente da água potável, a água pura não é própria para o consumo humano, animal ou vegetal. Isso porque esse tipo de água não possui os sais minerais que são necessários aos seres vivos.

Em termos de qualidade e saúde, a água mineral é superior à água filtrada, uma vez que é extraída diretamente das fontes naturais e possui uma composição rica em sais. Dessa forma, se você está buscando a melhor opção disponível no mercado, sem dúvida, a água mineral é a mais indicada.

O armazenamento de água
Em regiões onde o abastecimento de água é mais constante, também se aplicam métodos para armazenamento e purificação da água. O mais comum método de armazenamento e aplicado por toda a população, é a caixa dagua retangular, disponível no mercado em diversos tamanhos e modelos.

Água purificada é a água potável que passou por algum tipo de tratamento para retirar os possíveis contaminantes e atender aos requisitos de pureza estabelecidos nessa monografia. É preparada por destilação, troca iônica, osmose reversa ou por outro processo adequado.

Entre os principais métodos utilizados na purificação de água para laboratórios estão a destilação, a filtração, a micro, ultra e nanofiltração, a osmose reversa, a deionização, a eletrodeionização, a adsorção e a oxidação ultravioleta, além de combinações entre estas técnicas (THERMO SCIENTIFIC, 2013; ELGA, 2005).

Na indústria farmacêutica são usadas geralmente três tipos de agua. Pelo grau crescente de pureza temos: Agua potável, água purificada e agua para Injeção. Existe ainda a água ultra purificada, menos usada, que estaria entre a água purificada e a agua para injetáveis.

A potável é a indicada e segura para o uso, mas a água para consumo humano de melhor qualidade é a purificada. Ela não é apenas limpa e própria para beber, mas também traz benefícios para nossa saúde. A água purificada recebe um tratamento mais completo e eficiente do que nas estações de tratamento.

VOSSÁgua Voss sem Gás
Originária do sul da Noruega, a água mineral Voss é considerada a água mais pura do mundo. Ela é captada longe de qualquer poluição, sob uma formação rochosa subterrânea, localizada em um deserto gelado. A água nasce a 9 °C e não precisa ser filtrada após sua captação.

Quais são os riscos de beber água da torneira? Não há nenhum risco em beber a água da torneira, caso seja feito o monitoramento adequado do sistema de tratamento e da rede de distribuição pela equipe de qualidade da companhia de saneamento da sua cidade.

1 – Fervura
O processo de fervura é capaz de matar bactérias e outros micro-organismos, eliminando contaminação e deixando o líquido próprio para o consumo. Para fazer essa filtragem, basta passar a água por um pano limpo e depois levar ao fogo. O ideal é deixar a água fervendo por no mínimo 5 minutos.

Entre os minerais presentes na água, temos cálcio, magnésio, fosfato e potássio. Laboratórios de química, em geral, têm uma torneirinha que fornece água destilada para aulas e experimentos. A questão é: podemos beber essa água? Bem, você até pode beber.

Antes as águas purificadas poderiam variar de pH entre 4,4 a 7,6; atualmente este valor pode variar de 6,6 a 8,0.

Ela pode ser obtida nas estações de tratamento (ETAs), onde passa por diversos processos como decantação, filtração, adição de cloro e de flúor, entre outros.

O filtro de barro criado no Brasil é considerado um dos melhores sistemas de purificação de água do mundo.

Continuar lendo Foi feita ou fora feita?