Como é estruturado um PMO?

Perguntado por: rnascimento . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

O PMO deve se reportar a alta administração, CEO ou Diretoria Executiva, de forma que seja uma área estratégica e ajude os executivos no alcance das suas metas. O foco deve ser na organização como um todo e deve assessorar todos os projetos, sejam eles departamentais ou corporativos.

Concluindo

  • Projeto Autônomo (PMO Autônomo)
  • Escritório de Suporte de Projetos (PMO de Suporte)
  • PMO de Controle.
  • PMO Departamental.
  • PMO Técnico.
  • Escritório de Projetos Corporativo.

3 tipos de escritórios de projeto (PMO) e suas atribuições

  • 1) PMO Autônomo (operacional ou programa-projeto)
  • 2) PMO Departamental (tático)
  • 3) PMO Estratégico (também conhecido como PMSO ou corporativo)

O Project Management Office, abreviado como PMO, é o departamento responsável por definir e manter os padrões de gerenciamento de projetos na empresa, a fim de otimizar o controle e a execução de propostas da organização como um todo ou de uma área específica.

De forma simplificada, Project Management Office (PMO) é o setor responsável por implementar e garantir a manutenção dos padrões de Gerenciamento de Projetos adotados pelas organizações. Ter um PMO dá segurança quanto à otimização dos processos e ao controle das etapas de execução.

R$ 28.506

A média salarial de PMO é de R$ 28.506 por mês nessa localidade (Brasil). A remuneração variável de PMO em Brasil é de R$ 21.432, variando entre R$ 16.900 e R$ 56.875. As estimativas de salários têm como base 147 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por pessoas com o cargo de PMO nessa localidade (Brasil).

A diferença entre PMO e gerente de projetos
Ainda, o PMO deve oferecer o suporte metodológico e as ferramentas para que o gerente de projetos consiga realizar a sua função. Isso não significa que um PMO não possa atuar como um gerente de projetos dentro de uma organização.

PMO de Controle: Nesse modelo o profissional deve atuar como um fiscal dos Gerentes de Projetos. A metodologia deve ser seguida à risca. PMO Consultivo: Neste modelo o profissional atua ajudando e orientando os Gerentes de Projetos. Podemos até dizer que atuam como como um Coach de projetos.

O PMO Autônomo ou Operacional é responsável por apenas um projeto ou programa e funciona de forma separada da empresa. Nesse caso, ele deve fornecer metodologia, estrutura e ferramentas para o projeto e, ao contrário dos anteriores, se responsabilizar pelos seus resultados.

Os PMOs estratégicos de sucesso atendem primeiro às necessidades de suas organizações e não subestimam o risco e a escala das mudanças significativas. Eles conseguem identificar as principais partes interessadas, ouvir suas necessidades e consultá-las com frequência para obter confiança e aceitação.

Eles orientam a direção do projeto, guiam o planejamento estratégico, delegam tarefas e coordenam as funções das equipes ou indivíduos envolvidos. Eles estabelecem objetivos principais e identificam pontos de referência para avaliar o progresso.

Enquanto PMO significado é Project Management Office, PMI® é a sigla de Project Management Institute®, que é o instituto mais conhecido mundialmente na área de Gerenciamento de Projetos, que publica a cada quatro anos o Guia PMBOK ®, onde está reunido as melhores práticas do gerenciamento de projetos.

Um PMO é uma função que fornece informações de suporte à decisão, embora não tome decisões por si só. O seu principal objetivo é facilitar o sucesso do projeto, desse modo, estabelecendo as melhores práticas, riscos e oportunidades e garantindo a entrega do projeto no prazo dentro de um orçamento especificado.

A diferença está na maneira como esses conhecimentos são utilizados, já que o PO cuida do desenvolvimento enquanto o PM considera todos os dados do mercado e do cliente. Qual é o papel dos Product Managers nos times de tecnologia?