Como é dividido um artigo?

Perguntado por: icavalcanti6 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
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Os elementos textuais são formados pela Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. Eles formam o conteúdo da sua produção e devem transmitir as principais ideias discutidas.

Assim como todo texto, um artigo acadêmico precisa ter começo, meio e fim. Para iniciá-lo, construa uma introdução explicando a motivação da pesquisa e as teorias envolvidas no objeto de análise. Esse é o momento ideal para contextualizar o leitor sobre o seu trabalho e mostrar o que você pensou ao escrevê-lo.

Para preencher uma ART, é necessário ter o registro no CREA ativo. A empresa também deve ter registro, se for o caso. A ART deve ser feita na jurisdição do local da obra ou do serviço, exceto para os trabalhos de laboratório/escritório, nos quais o registro pode ser feito onde o profissional possui seu registro.

1 FORMATAÇÃO GERAL
O artigo completo deve conter no mínimo 12 (doze) páginas e não deve exceder 15 (quinze) páginas, incluindo a bibliografia, os anexos, as notas, as tabelas e quadros. As margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 2,5 cm.

Usualmente, os artigos científicos são organizados contendo as seguintes seções principais: Introdução, Referencial Teórico, Procedimentos Metodológicos, Resultados & Discussão e Conclusões.

Elementos pré-textuais do artigo científico

  1. Título, e Subtítulo (opcional). figuram na primeira página do artigo. ...
  2. Nome do autor ou autores. O nome do autor deve conter a informação mínima necessária para identificar cada autor. ...
  3. Resumo na língua do texto. ...
  4. Palavras-chave na língua do texto.

O indicativo numérico, em algarismo arábico, de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere. Os títulos das seções primárias devem começar em página ímpar (frente), na parte superior da mancha gráfica e ser separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5.

CRONOGRAMA (este tópico deve ser numerado por 4)
Serve a diferentes propósitos: permite verificar se o pesquisador ou pesquisadora tem conhecimento consistente acerca das diferentes etapas que deverá percorrer, para executar a pesquisa que planejou, e do período de tempo que deverá despender, ao fazê-lo.

Para desenvolver um cronograma de projeto eficiente, é preciso que você:

  1. Defina o escopo do projeto. Todo e qualquer projeto é criado a partir da definição do seu escopo. ...
  2. Elabore a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) ...
  3. Faça o cronograma de atividades. ...
  4. Estime o tempo de duração das atividades. ...
  5. Construa o cronograma.

A introdução deve incluir contextualização, relevância e justificativa da pesquisa, fundamentada em referências relacionadas ao objetivo do artigo, descrição do problema, objetivo geral e contribuições.

De forma simplificada, a introdução, além de informar o conteúdo dos parágrafos seguintes, também precisa motivar o leitor a continuar a leitura. Ou seja, ela é um convite para que o texto seja lido até o final. Por essa razão, é fundamental apresentar o tema de forma esclarecedora e atrativa.

“o artigo científico é uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”. Ou seja, o artigo científico é uma publicação que mostra os resultados de uma pesquisa.

Artigo definido e indefinido são palavras que se antepõem aos substantivos. Eles também podem atribuir o gênero (feminino ou masculino) e o número (singular ou plural) dos substantivos.

Para ser considerado científico, o artigo precisa obedecer à seguinte estrutura:

  • título;
  • autor (es);
  • epígrafe (facultativa);
  • resumo e abstract;
  • palavras-chave;
  • conteúdo (introdução, desenvolvimento textual e conclusão);
  • referências.

A primeira coisa que você deve aprender para criar excelentes tópicos frasais é que eles devem ter apenas duas frases. A primeira deve ser uma frase afirmativa. Por usa vez, a segunda deve ser uma citação direta que sirva como embasamento para a afirmação feita na primeira.

O Manual de Publicação da APA (1994) considera o resumo {abstract) um parágrafo do artigo e o mais importante, porque ele constitui o primeiro contato do leitor com um artigo; é com base no resumo que ele toma a decisão de ler ou não o trabalho inteiro.