Como é dividido o TST?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Nos processos de sua competência, o TST é dividido em turmas e seções especializadas para a conciliação e julgamento de dissídios coletivos de natureza econômica ou jurídica e de dissídios individuais.

Os órgãos da Justiça do Trabalho são o Tribunal Superior do Trabalho (TST), os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e os Juízes do Trabalho. Os Juízes do Trabalho atuam nas Varas do Trabalho e formam a 1ª instância da Justiça do Trabalho.

O órgão máximo para a maioria das decisões é o Órgão Especial, composto por quatorze ministros, sendo sete os mais antigos do tribunal, e outros sete eleitos pelo Tribunal Pleno para compor este órgão.

Sintetizam-se, abaixo, os principais destaques do Relatório Geral. Em 2021, a Força de Trabalho era de 44.154 magistrados e servidores, quantitativo 0,5% superior ao do ano anterior. A produtividade da Justiça do Trabalho, neste mesmo período, ficou 12,1% superior à alcançada em 2020.

A função da Justiça do Trabalho é processar e julgar as ações judiciais trabalhistas ajuizadas no âmbito de sua competência.

Excelentíssimo Senhor Ministro Presidente do Colendo Tribunal Superior do Trabalho.

A Constituição Federal somente garante dois graus de jurisdição, ou seja, somente primeira e segunda instâncias. Assim, apesar dos tribunais superiores serem costumeiramente chamados de terceira instância, esse grau de hierarquia não existe formalmente no Poder Judiciário.

Recurso Extraordinário

Recurso Extraordinário: É o recurso contra a decisão da última instância do TST onde o processo é endereçado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Resumidamente, veja a seguir quais são e o que fazem os tribunais superiores. São tribunais superiores: Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Superior Tribunal Militar (STM).

São 49 Desembargadores, 158 Juízes Titulares,137 Juízes Substitutos e 4.055 Servidores.

Concurso TST: remuneração e benefícios
Segundo o último edital, a remuneração inicial foi: Técnico Judiciário: R$ 6.367,41; Analista Judiciário: R$ 10.461,90.

A Presidência do Tribunal Superior do Trabalho é um cargo de direção do Tribunal, preenchido por meio de eleição, em que concorrem os Ministros mais antigos do Tribunal, para um mandato de dois anos, proibida a reeleição.

Aloysio Corrêa da Veiga formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Petrópolis.

“Eu adoro trabalhar no TST. Pelas pessoas, pelo local que é maravilhoso e assim eu só ganho experiência trabalhando aqui. É um lugar que me faz crescer muito.” REPÓRTER: Com tantas experiências positivas no Tribunal, o servidor Nelson da Silva Júnior conta que vale a pena prestar o concurso do TST.

Tribunal Superior do Trabalho (TST): instância extraordinária da Justiça do Trabalho, julga recursos contra decisões dos TRTs e contra decisões de suas próprias Turmas, sendo o responsável pela uniformização da jurisprudência trabalhista.

Caso o processo ainda não chegue à uma conclusão, ele será encaminhado para o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Por fim, o último órgão no qual esse processo pode ser julgado é o Supremo Tribunal Federal. Esses dois últimos se enquadram na chamada Instância Extraordinária.