Como é dividido o passivo?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Na contabilidade brasileira, por força da legislação o passivo se divide em: Passivo propriamente dito (passivo exigível) e patrimônio líquido (passivo não exigível). O passivo exigível se subdivide em passivo circulante e passivo não circulante.

Assim como os ativos, existem dois tipos, o passivo circulante e o passivo não circulante. Ambos são referentes a dívidas e obrigações financeiras, e a principal diferença entre eles é o período até a conclusão do pagamento total: Passivo circulante: despesas com vencimento inferior a um ano.

Para fazer o cálculo dos Passivos/Ativos é preciso analisar o balanço patrimonial de uma determinada organização, aplicando a seguinte fórmula: Passivos/Ativos = (Dívida de curto prazo + Dívida de longo prazo) / Total de ativos.

a) passivo circulante; b) passivo exigível a longo prazo; c) resultados de exercícios futuros; d) patrimônio liquido, divido em capital social, reservas de capital, reservas de reavaliação, reservas de lucros e lucros ou prejuízos acumulados.

O Ativo de uma empresa é separado entre ativo circulante e ativo não circulante. Essa divisão é realizada com base no prazo de conversão em dinheiro que estes bens e direitos possuem.

O que é ser passivo:
Passivo é um adjetivo atribuído a algo ou alguém que sofre ou é alvo de uma ação provocada por outra pessoa. Ele está relacionado com o fato de uma pessoa não realizar ou fazer coisas por si mesma, deixando para que outras pessoas façam isso por elas.

Os componentes Passivos também são conhecidos como componentes básicos. São todos os componentes que não aumentam a intensidade de uma corrente ou tensão de um circuito, ou seja, não geram energia para o circuito e eles apenas interagem com a energia, dissipando-a em outras formas.

O Balanço Patrimonial é composto por três principais informações de uma empresa: os ativos; os passivos; o patrimônio líquido.

O Passivo é o segundo grupo do Balanço Patrimonial e é tão importante quanto o primeiro (Ativo). No Passivo ficam as contas referentes às obrigações e deveres da empresa. Então você encontra no Passivo, contas semelhantes a essas; Fornecedores a pagar.

É qualquer dívida que precise ser quitada em no máximo 12 meses e pode ser dividido em três diferentes frentes: Operacional: contas relacionadas ao funcionamento dos negócios; Financeiro: contas relacionadas às movimentações de dinheiro feitas dentro da empresa; e.

O passivo total representa o valor necessário para que uma empresa seja capaz de se financiar. Ou seja, é o resultado da soma do patrimônio líquido da empresa com o valor de suas dívidas e/ou despesas. Em geral, encontramos o valor do passivo total no balanço patrimonial das empresas, muito utilizado por investidores.

O que é o passivo circulante? Passivo circulante são as obrigações a serem pagas por uma empresa no período de um ano, como matérias-prima, contas a pagar, empréstimos com vencimento menor que 360 dias, impostos a serem recolhidos e provisões.

O que é passivo não circulante? Como você viu, os passivos não circulantes são uma das categorias desse conceito. O termo define despesas da empresa com vencimento no longo prazo — pelo menos até o próximo balanço. Entre os principais exemplos estão empréstimos e financiamentos com vencimento superior a um ano.

3. Ativo = Passivo. Nesta situação o ativo é igual ao passivo exigível, não havendo que se falar em resíduo (sobra) para os proprietários no caso de dissolução da empresa, isto é, não existe capital próprio. O total dos bens e direitos é igual aos valores das obrigações dos proprietários.

Quanto ao sexo, esses dois termos acabam servindo de gíria para categorizar a preferência dos parceiros na relação. Ou seja, o ativo é aquele que gosta de fazer penetração anal ou vaginal e o passivo é aquele que é penetrado.