Como é dividido o estudo da estatística?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

A estatística está dividida em três áreas que se complementam: estatística descritiva, probabilidade e estatística inferencial.

A principal função da estatística é desenvolver técnicas para a coleta de dados, organizar esses dados, interpretá-los, analisá-los e representá-los.

As variáveis podem ser classificadas em quantitativas e qualitativas. As variáveis quantitativas se caracterizam por ser numericamente mensuráveis, como idade, altura, peso. Estas podem contínuas quando assumem valores pertencentes a um intervalo de números reais como, por exemplo, estatura e peso.

Estatística é a área da Matemática que estuda a coleta, registro, organização e análise dos dados de uma pesquisa. Este assunto é cobrado em muitos concursos.

A estatística serve para termos uma análise de dados de um determinado evento, para termos uma noção geral do que está ocorrendo nele. Um exemplo disso seria o caso da pandemia COVID-19, pois todo o mundo precisou e ainda precisa de pessoas que trabalham com estatística para realizar pesquisas com relação ao vírus.

A estatística é uma parte da Matemática Aplicada que pode ser entendida como um conjunto de métodos empregados no planejamento de experimentos, na obtenção, organização e resumo de dados coletados, bem como na análise e interpretação de tais dados, a fim de que conclusões possam ser tiradas.

Em Estatística, amostra é o conjunto de elementos extraídos de um conjunto maior, chamado População.

Uma das características que mais atraem profissionais de Estatística é justamente a possibilidade de atuar em diferentes áreas do conhecimento: Economia, Medicina, Computação, Administração, Biologia e Psicologia são apenas alguns exemplos.

Classificando cada uma delas temos: Estado civil: Qualitativa -> nominal. Grau de instrução: Qualitativa -> ordinal. Número de filhos: Quantitativa -> discreta.

As variáveis podem ser classificadas em quantitativas ou qualitativas. Uma variável quantitativa possui como especificidade ter como atribuição um valor numérico. Uma variável qualitativa possui como especificidade ter como atribuição um valor não-numérico.

Podemos dizer que a principal diferença entre a estatística descritiva e inferencial é que a estatística descritiva lida com a descrição e o resumo dos dados, enquanto a estatística inferencial lida com a generalização dos resultados da amostra para a população em geral.

Os dados estatísticos podem se referir a uma população, referente às situações em que todas as unidades de um espaço amostral são analisadas, ou a uma amostra, em que apenas uma parte ou subgrupo é considerado na análise.

As médias aritmética, ponderada e geométrica têm grande importância no estudo da estatística. Quando estudamos Estatística, um dos conceitos que mais se destacam são as médias aritmética, ponderada e geométrica, com maior ênfase nas duas primeiras.

A estatística descritiva, cujo objetivo básico é o de sintetizar uma série de valores de mesma natureza, permitindo dessa forma que se tenha uma visão global da variação desses valores, organiza e descreve os dados de três maneiras: por meio de tabelas, de gráficos e de medidas descritivas.

População: conjunto de elementos, número de pessoas de uma cidade. Amostra: parte representativa de uma população. Variável: depende da abordagem da pesquisa, da pergunta que será feita.

A amostragem é o processo de seleção de determinados membros ou um subconjunto da população para fazer inferências estatísticas a partir deles e estimar características de toda a população.