Como é dividido o Balanço Patrimonial?

Perguntado por: ecavalcante7 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

O balanço patrimonial é dividido em duas categorias principais, Balanço Patrimonial Ativo e Balanço Patrimonial Passivo. Os ativos enumeram bens, aos direitos e aplicações de recursos controlados pela empresa.

O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).

Os três principais grupos de contas do balanço patrimonial são: ativos, passivos e patrimônio líquido.

Na contabilidade brasileira, por força da legislação o passivo se divide em: Passivo propriamente dito (passivo exigível) e patrimônio líquido (passivo não exigível). O passivo exigível se subdivide em passivo circulante e passivo não circulante.

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica).

Como fazer o balanço patrimonial em 5 passos

  1. 1 – Determine um período. ...
  2. 2 – Pontue seus ativos. ...
  3. 3 – Pontue seus passivos. ...
  4. 4 – Faça o cálculo do patrimônio líquido. ...
  5. 5 – Compare o total do passivo e do patrimônio líquido com os ativos.

O passivo circulante é aquele que tem relação direta com a operação de um negócio, por exemplo, pagamento de salários, pagamento de fornecedores, impostos mensais etc.

O ativo não circulante está dividido em quatro grupos de contas: realizável a longo prazo, investimentos, imobilizados e intangíveis.

São aquelas em que registramos os bens, direitos e obrigações. Poderão ser ativas, quando representam bens e direitos, ou passivas, quando representam obrigações.

Diferentemente dos ativos, que são classificados em ativos circulantes e não circulantes, bem como dos passivos, subdivididos em passivos circulantes e não circulantes, o patrimônio líquido trata dos recursos próprios da entidade, possuindo uma natureza residual: seu valor contábil é a diferença entre todos os ativos e ...

Basicamente, o patrimônio é composto por duas partes: ativos e passivos. Os ativos dizem respeito ao que uma pessoa ou entidade tem em valores positivos (bens e direitos). Já os passivos representam a parte negativa (obrigações). Ao contrário do que muitos pensam, o patrimônio é indivisível.

Geralmente, as contas contábeis de uma empresa são classificadas em ativos, passivos, receitas e despesas. Elas são utilizadas justamente para organizar os registros, dando nome a cada movimentação realizada pelo negócio.

Exemplos de ativos circulantes
Matéria-prima; Produtos inacabados; Mercadorias prontas para a revenda; Contas a receber com período máximo de vencimento dentro do exercício vigente (menor que 360 dias);

O que uma DRE deve conter
A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto. As despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais.