Como é dividida a linguagem SQL?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 20 votos

Dentre essas subdivisões da linguagem SQL, DDL e DML/DQL contém os comandos mais utilizados. Em DDL temos comandos que cuidam dos objetos que compõem um bancos de dados, tais como o próprio banco, as tabelas e os usuários, entre outros. Em DML estão agrupados os comandos para a manipulação dos dados.

A sigla SQL vem dos termos em inglês “Structured Query Language”, que podem ser traduzidos para o português como “Linguagem de Consulta Estruturada”. Trata-se ainda de uma linguagem declarativa que apresenta sintaxe simples e fácil de ser aprendida até por pessoas iniciantes na área da programação.

DQL, DDL e DML são consideradas subconjuntos da linguagem SQL.

Quando perguntamos o que é SQL também vem a pergunta: o que significa? SQL significa em inglês Structured Query Language ou seja Linguagem de Consulta Estruturada. Essencialmente, é uma linguagem que permite comunicar com banco de dados com o objetivo de manusear os dados que eles armazenam.

O mssql-cli é uma ferramenta de linha de comando interativa para consultar o SQL Server. Além disso, consulte o SQL Server com uma ferramenta de linha de comando com IntelliSense, realce de sintaxe e muito mais.

Data Control Language (DCL) é um subconjunto de SQL (Structured Query Language) usado para gerenciar a segurança do banco de dados. Os comandos DCL são usados para conceder ou revogar o acesso a objetos de banco de dados específicos, como tabelas ou exibições, para usuários ou funções específicos.

Para listar todas as tabelas do usuário corrente: SELECT tablespace_name, table_name, owner FROM user_tables; Para listar todas as tabelas às quais o usuário tem acesso (sendo ele o owner (dono) ou não):

As principais características desta linguagem são: Sintaxe dos comandos o mais próximo possível da lingua natural inglesa; Não procedimental: indica-se a informação que se pretende obter sem qualquer preocupação em "como se vai obter".

SQL é uma linguagem de computador para trabalhar com conjuntos de fatos e as relações entre eles. Programas de banco de dados relacionais, como Microsoft Office Access, usam SQL para trabalhar com dados.

Alguns exemplos mais utilizados no mercado são:

  • Oracle;
  • SQL Server;
  • PostgreSQL;
  • MySQL;
  • MongoDB;
  • NoSQL.

Uma diferença entre MySQL e SQL Server é que o SQL Server não possui nenhuma dificuldade em inserir ou excluir datas. O MySQL é um banco de dados relacional de código aberto, podendo ser utilizado em todas as plataformas e sistemas operacionais, como o Linux e o Mac OS, já o SQL Server.

O que é uma query em SQL? Uma query é uma consulta em SQL. Trata-se de uma ação para buscar dados e trazê-los para a memória, a fim de executar procedimentos com eles. A query é uma base e um primeiro passo antes de qualquer outra operação em bancos de dados.

Clique com o botão direito do mouse na tabela Produtos no Pesquisador de Objetos do SQL Server e selecione Exibir Dados.

Para atuar como programador SQL o profissional, além de ter o conhecimento do analista de dados também tem que ter conhecimento em programação, algoritmos, raciocínio lógico, anomalias em banco de dados e correções da estrutura de um banco de dados.

Você pode exibir todas as colunas de dados de uma tabela colocando um asterisco (*) logo após a palavra-chave SELECT.

IBM

A linguagem SQL foi desenvolvida pela IBM no final dos anos 70, tendo sido a linguagem adotada em seu protótipo de banco de dados relacional denominado System R. O primeiro banco de dados comercial a utilizar a linguagem SQL foi apresentado em 1979, pela Oracle.

A SQL é uma linguagem de programação declarativa projetada para armazenar, recuperar, gerenciar ou manipular dados em um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional (SGBDR), usada para desenvolver aplicativos de tabelas com aumento de produtividade no processamento de informações.

Confira quais são os tipos mais comuns, hoje no mercado.

  • 1 – Oracle. Esse tipo de SGBD é, sem dúvidas, um dos tipos de bancos de dados mais utilizados no mercado. ...
  • 2 – SQL Server. ...
  • 3 – MySQL. ...
  • 4 – PostgreSQL. ...
  • 5 – MongoDB. ...
  • 6 – NoSQL.

De forma simplificada, todos os bancos de dados são caracterizados pelo armazenamento de informações e pela adoção de uma linguagem (como aquelas utilizadas em programação): o SQL (Structured Query Language) ou o NoSQL (Not only SQL).

DML para representar o conjunto de instruções da linguagem SQL para manipular os dados. DDL conjunto de instruções e comandos para definição de dados. DCL instruções para controlar as permissões de acesso e uso aos objetos do banco de dados.