Como é dividida a estrutura etária?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 1 de março de 2023
4.2 / 5 15 votos

A estrutura etária de uma população costuma ser dividida em três faixas: os jovens, que são do nascimento até 19 anos; os adultos, dos 20 anos até 59 anos e os idosos, que vai dos 60 anos em diante.

Existem quatro tipos principais de pirâmides etárias: pirâmide jovem, pirâmide adulta, pirâmide rejuvenescida e pirâmide envelhecida.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o envelhecimento em quatro estágios: meia-idade: 45 a 59 anos; idoso(a): 60 a 74 anos; ancião: 75 a 90 anos; velhice extrema: 90 anos em diante. Atualmente, muito tem se falado também sobre uma “quarta idade”, que reúne pessoas com 80 anos ou mais.

Tradicionalmente, uma população é dividida em três faixas etárias:

  • Jovens - Indivíduos de até 19 anos;
  • Adultos - Indivíduos com idade entre 20 até 59 anos;
  • Idosos - Indivíduos de 60 anos em diante.

Desse modo, conforme as estimativas populacionais mais recentes, a população mundial se encontra distribuída nos continentes, de maneira que cerca de: 60% da população mundial vive na Ásia (4,7 bilhões); 17%, na África (1,3 bilhões); 10%, na Europa (750 milhões);

A estrutura etária da população é comumente retratada por meio de gráficos em forma de pirâmides, conforme a ilustração a seguir.

Pirâmide Etária é um gráfico que permite analisar a distribuição da população por idade. Pirâmide etária é um gráfico organizado para classificar a população de uma determinada localidade conforme as faixas de idade, dividindo-as por sexo.

Esse gráfico é formado por barras superpostas que se concentram em torno de um eixo. As barras inferiores representam a população mais jovem e as barras superiores representam a população mais velha.

Mas para acompanhar esta “mais conhecida”, a idade cronológica, temos também a idade biológica, a idade psicológica e a idade social.

No Brasil, o órgão responsável pela classificação etária em produtos para televisão, mercado de cinema e vídeo, jogos e aplicativos é a Secretaria Nacional de Justiça (Senanjus), que integra o Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo federal.

A estrutura etária da população brasileira representa a média de idade que o país possui a partir da quantidade de pessoas jovens (até 19 anos), adultas (de 20 a 59 anos) e idosas (a partir de 60 anos de idade).

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e abrange a creche e a pré-escola para as crianças de 0 a 5 anos. As outras fases do ensino básico são o ensino fundamental, dos 6 aos 14 anos, e o ensino médio, dos 15 aos 17 anos.

de 12 a 18 anos

A lei brasileira considera adolescente a faixa etária de 12 a 18 anos. Há aqui um descompasso entre a fixação etária do Estatuto da Criança e do Adolescente e a da Organização Mundial da Saúde, também adotada pelo Ministério da Saúde.

O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro.

A população refere-se ao conjunto de indivíduos de um território. Há dois tipos de população, sendo eles: População absoluta: é o número total de pessoas que habitam um determinado território. População relativa: é o número total de habitantes divididos pela área do seu território de habitação.

Avalia-se a estrutura da população através da sua distribuição etária, condição socioeconômica e sua posição no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

As características da Pirâmide Etária Brasileira são típicas de um país em transição demográfica, ou seja, um país que era jovem e está passando por um processo de envelhecimento. A taxa de natalidade está caindo num ritmo mais acentuado do que a taxa de mortalidade.

A estrutura populacional de uma espécie, isto é, o conjunto de suas características genéticas e demográficas, é resultado da ação e das interações de uma série de mecanismos evolutivos e ecológicos.

As pirâmides etárias são representações gráficas que apresentam duas variáveis. A primeira delas se refere à divisão da população por sexo; já a segunda indica a divisão por idades da população total.

O Formato piramidal (qual classifica o nome desse gráfico) surge quando há mais população jovem do que adulta e idosa, formando uma estrutura de pirâmide, com a base mais larga que se estreita até chegar ao topo, mostrando que o número de população entre adultos e idosos diminui em comparação ao número de jovens.

A Pirâmide Etária é uma importante ferramenta para análises demográficas. Com ela, é possível vislumbrar um cenário geral da população de um país, principalmente no que diz respeito aos índices de qualidade de vida, como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).