Como é dividida a Educação Infantil?

Perguntado por: acardoso3 . Última atualização: 24 de abril de 2023
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É oferecida em creches para crianças de até 3 anos de idade e em pré-escolas para as crianças de 4 a 5 anos de idade.

O desenvolvimento infantil pode ser dividido em cinco fases:

  • Recém-nascido (0-3 meses)
  • Bebê (3-12 meses)
  • Criança (1-3 anos)
  • Idade pré-escolar (3-4 anos)
  • Idade escolar (4-5 anos).

Educação Infantil e a BNCC
Esta etapa divide-se em duas fases ou segmentos: Creche (0 a 3 anos) e Pré-escola (4 a 5 anos). A Base Nacional Comum Curricular organiza cada etapa da Educação Básica de uma maneira específica, com uma lógica diferente, de forma que nenhuma etapa possui a mesma organização.

Por isso organizamos as turmas em dois ciclos: o ciclo 1 que compreende os Grupos 1 e 2, e o ciclo 2 que abrange as turmas de Grupos 3, 4 e 5. As crianças do ciclo 1 (1 e 2 anos) estão iniciando sua vida escolar, começando um processo de muitas vivências.

A BNCC à educação infantil também cita a importância de as crianças participarem ativamente do planejamento das atividades escolares propostas pelo educador, como, por exemplo, a escolha das brincadeiras e dos materiais. Isso proporciona mais autonomia e permite um posicionamento do estudante.

Pré-escola: duração de 3 anos, com alunos de 4 a 6 anos; Ensino Fundamental: duração de 9 anos, com alunos de 6 a 14 anos; Ensino Médio: duração de 3 anos, com alunos de 15 a 17 anos; Ensino Médio Técnico: escolas podem oferecer cursos técnicos em períodos contra turnos que são os períodos extraclasse para seus alunos.

Dessa forma, os anos iniciais referem-se ao Ensino Fundamental I e englobam os alunos do 1º ao 5º ano. Por sua vez, os anos finais referem-se ao Ensino Fundamental II e atendem aos alunos do 6º ao 9º ano.

Esse período é constituído do 1º ao 5° ano. É a fase que marca a saída da educação infantil. Nessa fase, a criança participa de atividades lúdicas que favorecem o seu desenvolvimento motor, cognitivo, social, entre outros aspectos.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Período do extermínio; 2. Período da segregação/institucionalização; 3. Período de integração; 4. Período de Inclusão.

São aceitas no grupo 1 crianças de 1 a 2 anos de idade. Nesta fase, elas já interagem com o universo ao seu redor, e aprendem com muita facilidade, sendo papel da instituição de ensino ampliar ainda mais essas habilidades, para que os pequenos aprendam a se expressar e comunicar de diversas formas.

Quais são os eixos da Educação Infantil?

  • Conviver. Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Brincar. ...
  • Participar. ...
  • Explorar. ...
  • Expressar. ...
  • Conhecer-se.

Por esse motivo, na BNCC organizam- se os objetivos de aprendizagem, considerando-se três subgrupos etários: bebês (0-18 meses), crianças bem pequenas (19 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses).

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Na Educação Infantil é fundamental, para as aprendizagens e o desenvolvimento de habilidades, que as crianças tenham oportunidades de ricas e diversificadas experiências que lhes possibilitem construir, ampliar e utilizar conhecimentos.

Na Educação Infantil, o equivalente aos componentes curriculares são chamados de Campos de Experiência, onde são definidos os objetivos que nortearam o trabalho do educador viabilizando a aprendizagem nessa faixa etária por meio das experiências e dos direitos de aprendizagem.