Como é dentro das casas de Veneza?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

Assim, os belos palácios venezianos são sustentados na prática por milhares de palafitas "invisíveis", encravadas na lama. Apesar de estar debaixo d'água, entretanto, a madeira em todo esse tempo nunca apodreceu. Isso porque os pilares foram completamente submersos.

Geografia. Veneza ocupa uma localização excepcional numa lagoa do Mar Adriático, a lagoa de Veneza.

A cidade italiana não tem um sistema de esgoto convencional, que é feito por tanques biológicos que tratam a água e depois a despejam diretamente nos canais que fluem para o mar.

Veneza não cheira mal, apesar da má fama
Veneza tem a fama do mau cheiro, mas isso acontece pouquíssimas vezes, principalmente no verão, quando a maré baixa e as algas têm mais contato com o ambiente externo.

O Grande Canal, como é conhecido, possui aproximadamente 4,2 quilômetros e cerca de 5 metros de profundidade. E é aqui que a história se torna confusa: com uma profundidade de 5 metros, como Veneza consegue ficar acima do nível da água?

VENEZA, Itália
Veneza teve 10 cheias com mais de 1,49 de água desde 1950, incluindo uma inundação devastadora em 1966. Estudos feitos pela Instituição Oceanográfica da Universidade da Califórnia, em San Diego, aponta que a cidade afunda 2 milímetros por ano.

O Acqua Alta é um fenômeno que ocorre periodicamente em Veneza quando o Mar Adriático sobe de nível. Quanto esse fato acontece, Veneza fica inundada em maior ou menor medida.

Trata-se do fenômeno de movimentação de águas do Adriático que, a partir de uma combinação de fatores como a dinâmica das marés e o vento que sopra em direção à laguna, arrasta um volume de água considerável dos canais para dentro da terra seca.

A Acqua Alta em Veneza ocorre, geralmente, nos meses de outono-inverno, com mais intensidade entre novembro e dezembro.

Nadar nos canais de Veneza é proibido para sua própria segurança.

O carnaval da Veneza medieval vinha da época em que os venezianos se permitiam aos divertimentos proibidos em outras épocas do ano e as máscaras permitiam um disfarce, assim como se permitir ser outra pessoa durante a festa. Um lugar onde reuniam-se pobres, ricos, povo e nobreza em uma grande alegria e diversão.

Desde o princípio o Carnaval era considerado uma festa democrática e no Carnaval de Veneza, nobres se misturavam com plebeus. Para que se misturassem adequadamente e sem problemas, surgiu a ideia de usar máscaras.

Embora hoje em dia seu papel seja principalmente turístico, séculos atrás as gôndolas eram o principal meio de transporte de Veneza. Uma gôndola é um barco comprido e estreito tradicional de Veneza. Seu “motorista”, o gondolieri, propulsa a gôndola com a ajuda de apenas um remo.

E, não por acaso, Recife, capital de Pernambuco, é conhecida como a Veneza Brasileira, devido às semelhanças com a cidade italiana.

Clima em Veneza durante o inverno
Além das baixas temperaturas, o frio do vento é agravado pela neblina, umidade e ventos como o siroco e o bora. De qualquer forma, é sempre aconselhável verificar a previsãodo tempo antes de viajar.

Veneza é uma cidade de arte: é proibido acampar, caminhar em roupas de banho, mergulhar e nadar. As praias de Lido e Pellestrina podem ser facilmente alcançadas. 10. Respeite o meio ambiente e a riqueza artística: não jogue lixo no chão, não vandalize com grafite ou cadeados.