Como é definido o leite?

Perguntado por: vramos6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

O leite é definido como um produto advindo da ordenha total e ininterrupta de uma fêmea leiteira em bom estado físico. Em outras palavras, é uma secreção nutritiva proveniente das glândulas mamárias das fêmeas de mamíferos, que é produzida alguns dias antes do parto.

A síntese do leite é feita pelas células secretoras da glândula mamária, a partir de nutrientes fornecidos pelo sangue (Noro, 2001). O aporte de nutrientes para a síntese de compostos do leite tem origem tanto exógena (dieta) quanto endógena (mobilização de reservas orgânicas).

Resumo sobre o leite
Pode ser definido como o produto da secreção das glândulas mamárias, estruturas presentes nos animais mamíferos. É usado pelos mamíferos para alimentar seus filhotes. É um produto complexo que contém água, lipídios, carboidratos, proteínas, sais minerais e vitaminas.

O leite, no início apenas um subproduto da atividade agropastoril, passou a desempenhar papel de importância crescente na vida comunitária. Rebanhos de ovelhas e de cabras, provavelmente os primeiros animais a serem domesticados, surgiram no Oriente Médio a partir de 8000 a.C., mas não como fenômeno isolado.

Trata-se de um alimento muito conhecido pelo alto teor de proteína, mas, de acordo com a coordenadora de Nutrição da UNINASSAU Maceió, Cristianni Gusmão, o leite é um alimento completo. “Além da proteína, ele possui carboidrato, gordura, vitaminas e minerais – entre eles, podemos citar como destaque o cálcio.

Conheça 5 fatores que influenciam na qualidade final do leite

  1. Alimentação e nutrição animal. A alimentação das vacas leiteiras é o primeiro aspecto de cuidado quando falamos na qualidade da produção de leite. ...
  2. Saúde e bem-estar animal. ...
  3. Higiene da ordenha. ...
  4. Qualidade da água. ...
  5. Temperatura de armazenamento e transporte.

A contagem padrão em placas está relacionado com a higiene dos equipamentos, manejo de lavagem da ordenha, qualidade da agua, higiene do úbere do animal, um rápido resfriamento do leite, garantir a temperatura baixa para manter os microrganismos em níveis baixos (SENAR-RS, 2021).

Vacas em lactação requerem uma quantidade muito grande de água, uma vez que o leite é composto de 87 a 88% de água. Ela deve estar à disposição dos animais, à vontade e próxima dos cochos. Normalmente as vacas consomem 8,5 litros de água para cada litro de leite produzido.

A característica do leite de excelente meio de cultura para o desenvolvimento bacteriano deve ser considerada em todas as etapas de seu processamento: ordenha, armazenamento, transporte, beneficiamento e comercialização.

A produção de leite é feita após 30-60 segundos após a estimulação dos mamilos. Sua duração é de 4 a 6 minutos. Durante este tempo, o processo de ordenha deve começar. Após o término de produção de ocitocina, os alvéolos não se comprimem.

caseína

A caseína é a proteína do leite e pode agredir muito o organismo. O sistema imunológico age contra essa proteína, gerando uma alergia.

O RIISPOA define leite, enquanto a IN62 normatiza os padrões de identidade. Por isso os valores do RIISPOA são mais amplos, pois o objetivo é DEFINIR um produto de origem animal. Segundo o RIISPOA, é considerado leite o produto que tenha crioscopia entre -0,530 até -0,555 graus Horvet, além de outras características.

caseína

As principais proteínas do leite são a caseína, a b-lactoglobulina e a a-lactoalbumina. Os cinco tipos de caseínas (fosfoproteínas) representam 80% das proteínas do leite, o restante é constituído pela b-lactoglobulina e a-lactoalbumina com 16% e 4% do total das proteínas respectivamente.

O leite é uma combinação de diversos elementos sólidos em água. Os elementos sólidos representam aproximadamente 12 a 13% do leite e a água, aproximadamente 87%. Os principais elementos sólidos do leite são lipídios (gordura), carboidratos, proteínas, sais minerais e vitaminas.

O leite de vaca possui naturalmente pequenas quantidades de gorduras trans. No que se refere aos minerais estão presentes o cálcio, fósforo, magnésio, zinco e selênio. Em vitaminas sua composição contém as vitaminas A (D e E em menores quantidades) e as do complexo B.