Como é corrigido o teste palográfico?

Perguntado por: lbarreto8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

O teste é corrigido por meio de uma avaliação qualitativa e quantitativa, a partir dos traçados feitos pela pessoa sob exame. Embora o teste palográfico seja muito aplicado, a produção científica sobre suas utilizações ainda pode ser classificada como escassa.

O teste palografico é um teste de personalidade, não reprova, pois seu objetivo é mostrar como você é. Não há necessidade de outro teste quando o psicólogo quer analisar apenas sua personalidade que pode ser confirmada com uma entrevista.

Portanto, o profissional deve ser capaz de identificar se os palos estão, como já pontuamos, muito estreitos, espaçados, amplos, inclinados, irregulares, crescentes, decrescentes ou equilibrados. Dentro disso, também precisa conhecer como cada um deles se relaciona com a personalidade do candidato.

Olá. O teste palográfico é um teste que avalia a parte quantitativa (quantos palos você fez e quanto muda essa produtividade ao longo do teste) e qualitativo (aspectos da personalidade avaliados através da forma que o teste é feito). Não existe uma quantidade mínima para aprovação.

O teste palográfico tem a capacidade de avaliar questões pessoais e psicológicas de um candidato, como agressividade, problemas emocionais ou desorganização. Assim, assegura que a empresa faça uma contratação acertada.

Tem que acertar tudo no exame psicotécnico? Não é necessário acertar tudo no exame psicotécnico. O candidato deve pontuar ao menos 50% das respostas, segundo o gabarito do psicólogo.

No Palográfico a Produtividade é avaliada pelo numero de traços (palos) realizados durante o teste, expressando a quantidade de trabalho que a pessoa é capaz de fazer. O Ritmo é avaliado pelo Nível de Oscilação Rítmica (NOR), o qual é composto pela variabilidade do indivíduo ao longo dos cinco tempos do teste.

É uma avaliação psicológica de personalidade. No teste palográfico os resultados ajudam o psicólogo a encontrar alguns traços da personalidade do candidato. A contagem dos desenhos ajuda nesse processo de busca pelo profissional que mais se encaixe ao perfil da vaga e da empresa.

Uma das principais causas de reprovação no teste psicotécnico é o nervosismo e a preocupação excessiva. Não se deixe ser dominado por esses fatores. O teste serve para apontar características de sua personalidade, não para ser executado perfeitamente.

Muita gente tem medo de não passar no exame psicológico e ser taxado de doido ou com algum problema. E não tem nada a ver. Muitas vezes, o que leva à reprovação no exame é a pessoa não ter dormido bem, ter ingerido bebida alcoólica antes do exame ou ter trabalhado a noite inteira.

II- inapto temporário: quando não é apresentado desempenho condizente para a condução de veículo automotor, porém o avaliado possui um tempo para se adequar e voltar a fazer o processo para a obtenção da CNH.

Em geral, as seguintes condições podem eliminar os candidatos no teste psicotécnico: psicopatologias, vícios (álcool, drogas, jogos, etc.);

A correção do teste G-36 pode ser realizada de forma manual com os crivos de correção ou pela plataforma de correção on-line. O teste G-36 pode ser aplicado de forma individual ou coletiva, em indivíduos com idade a partir de 17 anos e com escolaridade a partir do ensino médio.

partindo do primeiro Palo da linha até o último palo da mesma linha, que é referencial, medir o ângulo. até ponto mais alto do Palo correspondente da linha seguinte. - Somam-se os valores e divide-se pelo número de intervalo multiplicado por 2.

Psicotécnico reprova? Sim, há três resultados possíveis para o exame psicotécnico: Apto, inapto temporário e inapto. A primeira categoria é óbvia, a segunda é a reprovação em que o candidato mostre desempenho abaixo da média mínima, mas que pode ser adequado em oportunidades futuras.

Olá, o teste palográfico pode ser feito quantas vezes o profissional achar necessário (desde que não seja realizado no mesmo dia) e pode ser utilizado para avaliar a personalidade da pessoa em diversos contextos.

O que fazer ao reprovar no exame psicotécnico? No caso de reprovação na perícia psicológica do Detran, é possível refazer o exame quando o resultado for de inaptidão temporária, ou seja, com possibilidade de readequação.

Agostinho Minicucci

O Teste Palográfico foi criado por Salvador Escala Milá, do Instituto Psicotécnico de Barcelona, na Espanha, e desenvolvido e divulgado no Brasil por Agostinho Minicucci. O teste consiste em realizar traços verticais de acordo com o modelo impresso na folha de aplicação original (padronizada).

Para a aplicação da avaliação psicossocial, apenas psiquiatras ou psicólogos com habilitações comprovadas são autorizados. Já em relação a indicação do exame, apenas o médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) da empresa pode solicitar.