Como é conhecida no Brasil a expressão market share?

Perguntado por: lornelas . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Também traduzida como “quota de mercado”, a expressão market share é mais utilizada em inglês mesmo inclusive aqui no Brasil.

O Market Share é uma porcentagem que corresponde à relevância da sua empresa diante dos competidores da indústria em que ela atua. Ele pode representar o valor de mercado, a porção de um público que prefere aquela marca, o volume de vendas e outros aspectos que você confere a seguir.

Existem dois tipos de Market Share: valor e volume. A equação para a participação de mercado valor-volume nem sempre é linear. Um Market Share de valor pode ser alto enquanto a participação de mercado de volume é baixa.

share (sth.) verbo (shared, shared)

  1. compartilhar (algo) v. I shared my experiences with the rest of the group. Compartilhei minhas experiências com o resto do grupo. ...
  2. partilhar v. The expert shared his insights into the market with us. ...
  3. dividir v. I shared the pie with my friend.

Para calcular o share de mercado de um negócio é preciso dividir a receita total de vendas de uma empresa pela receita total de vendas do setor (multiplique por 100 para encontrar o valor em percentual).

Trata-se da fatia de mercado que uma empresa ocupa em relação aos seus concorrentes em função do mercado total.

Para aumentar a participação de mercado, as empresas podem empregar diversas táticas comerciais, como promoções, descontos, inovação, treinamento da equipe de vendas, o uso de técnicas de CRM, relacionamento com o cliente e vendas consultivas, entre outras.

Existem dois tipos de mercado: Mercado formal. Mercado informal.

Marketplace é um espaço de compra e venda de produtos, como um shopping center virtual. No e-commerce, esse conceito se aplica a sites de grandes redes varejistas que permitem a venda de produtos por parte de lojistas parceiros, em troca do pagamento de uma comissão.

O que é Market Share:
Market Share, significa participação de mercado, em português, e é a fatia ou quota de mercado que uma empresa tem no seu segmento ou no segmento de um determinado produto. O Market Share serve para avaliar a força e as dificuldades de uma empresa, além da aceitação dos seus produtos.

O customer share é um conceito recente no mundo dos negócios. Basicamente, ele se refere à quantidade de negócios que são fechados com cada cliente de uma empresa. O objetivo do share of customer é mensurar o engajamento dos clientes com os produtos e serviços de uma marca.

O market share pode ser entendido como uma participação percentual, em valores monetários ou unidades vendidas, que uma determinada empresa tem em seu mercado de atuação.

market {subst.} market {adj.}

In 2021, Coca-Cola's U.S. market share amounted to 46.3 percent.

A Petrobras estima que a sua participação de mercado no fornecimento de diesel, no Brasil, cairá para 69% em 2022, ante a média de 77% a 84% dos últimos cinco anos. No caso da gasolina, a previsão é que o “market share” encolha para 75%, frente a média de 81% a 86% dos últimos cinco anos.

Não há muito segredo em como calcular o market share de uma empresa. A questão está em qual aspecto você usará como critério para medir a sua participação no mercado. No geral, a fórmula de market share é a seguinte: Market share = resultado da sua empresa / resultado do mercado × 100.

O market share é um dos mais importantes indicadores de desempenho de uma organização, pois mostra sua força diante da concorrência, o nível de retenção de clientes, bem como os resultados das ações de marketing.

O Market Share também é um ótimo indicador para ver se um produto ou serviço está sendo bem aceito pelo o seu público-alvo, pois é você, empreendedor, que demarca o seu mercado, a concorrência e, inclusive, o tamanho da fatia que considera ideal obter.