Como é composto um relatório?

Perguntado por: rramos . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Sua estrutura apresenta: título, introdução, referências, desenvolvimento, conclusão e, em alguns casos, sugestões. A linguagem deve estar na variedade padrão e se comunicar de modo objetivo e acessível, permitindo uma fácil e rápida compreensão dos pontos mais importantes.

Confira as etapas que não podem faltar em um relatório de pesquisa:

  1. Objetivos e resumo da pesquisa.
  2. Ficha técnica.
  3. Análise dos resultados.
  4. Comparações entre dados.
  5. Conclusões e próximos passos.

Ele geralmente apresenta entre uma e duas páginas e é pouco detalhado. Relatório completo: é maior porque exige mais informações, resultando em um produto extenso. Em alguns casos, como nos relatórios acadêmicos, exige-se que haja capa e contracapa com dados da instituição e do estagiário.

Os elementos textuais são os que constituem o Corpo central do trabalho: Introdução, Desenvolvimento e Conclusões.

Coloque um título conciso e que esteja bem relacionado ao assunto geral do texto. Inicie o texto com uma apresentação sobre o autor, tema, atividade realizada e objetivo do relatório. Apresente as referências que influenciaram tanto a atividade prática quanto a produção do relatório.

Como elaborar um bom relatório-passo a passo

  1. Capa. A capa de um relatório segue as orientações de cada instituição. ...
  2. Introdução. Na introdução de um relatório é necessário apresentar um resumo claro dos objetivos da pesquisa e da metodologia que foi utilizada. ...
  3. Desenvolvimento. ...
  4. Conclusão/considerações finais. ...
  5. Bibliografia.

A primeira seção que você começar a escrever no seu relatório, sempre será um resumo ou uma introdução. A introdução deve ser escrita em apenas uma ou duas páginas, ela vai dar a seu leitor uma breve ideia sobre quais são seus resultados ou descobertas.

Um relatório técnico de acordo com a ABNT deve conter capa, folha de rosto, sumário, resumo, introdução, desenvolvimento e conclusão, recomendação, anexo e referências.

Como fazer uma conclusão em 6 passos

  1. Seja breve e vá direto ao ponto. ...
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
  4. Ressalte a ideia principal. ...
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
  6. Evite clichês.

A ideia principal e os argumentos devem ser retomados na conclusão, apresentando as suas consequências de forma coerente. No caso da redação dissertativa-argumentativa, também devemos apresentar a solução para um problema que foi apresentado no tema.

Tipos de relatório
Um relatório simples apresenta um relato simples de uma atividade, como o relatório de uma visita de estudo. Um relatório complexo é mais detalhado e requer mais exigência na sua elaboração, como um relatório de estágio. Os relatórios podem ser classificados em: crítico, de síntese e de formação.

Não deve ser muito longo: cinco parágrafos em média. Inicie a apresentação citando os objetivos do relatório, começando com frases do tipo: “Este relatório visa apresentar…” ou “O presente relatório tem como objetivo discorrer sobre…” ou ainda “O relatório a seguir vai demonstrar…”

Apresenta-se uma descrição da situação ou do contexto referente ao conteúdo em questão. Inclui informações sobre a natureza e importância do trabalho, razões que o levaram à realização do trabalho, suas limitações e, principalmente, seus objetivos.

No início do relatório, é importante apresentar as atividades trabalhadas com os estudantes dentro da disciplina que está sendo o foco do registro. Liste os objetivos de cada proposta pedagógica e explique o que a turma precisava fazer para atingi-los.

Relatório escolar é um documento que fornece uma visão integral do aluno por meio de informações mais ricas do que as de um boletim. Há diferentes tipos de relatórios, mas em geral eles abordam questões sobre a aprendizagem e o comportamento.

Os elementos pré-textuais são aqueles que antecedem o cerne da pesquisa em si. De forma geral, apenas a capa, a folha de rosto, o resumo (e o abstract) e o sumário são elementos pré-textuais obrigatórios.

O TEMPO VERBAL DEVE SER O PASSADO, NA VOZ PASSIVA E DE FORMA IMPESSOAL. Contem os elementos essenciais para a identificação do relatório e do aluno: nome do(s) autor(es), título, finalidade do trabalho e identificação da instituição de ensino e disciplina a que se destina, local e ano.

Quais são as principais normas da ABNT?

  • NBR 14724/2011 - Trabalho Acadêmico.
  • NBR 10520/2002 - Citações.
  • NBR 6023/2018 - Referências.
  • NBR 6027/2012 - Sumário.
  • NBR 6028/2003 - Resumo e Abstract.
  • NBR 6024/2012 - Numeração progressiva das seções de um documento.
  • NBR 6034/2004 - Índice.
  • NBR 15287/2011 - Projeto de pesquisa.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.