Como e composta a Tabela Periódica?

Perguntado por: uornelas . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

A tabela periódica moderna é composta por 118 elementos e é organizada de acordo com o número atômico de cada espécie, em ordem crescente, da esquerda para a direita. Os elementos são distribuídos ao longo de 18 grupos, representados pelas colunas verticais, e em sete períodos, que são as linhas horizontais.

Na Tabela Periódica atual, os elementos químicos são agrupados em quatro grupos principais segundo as suas propriedades físicas e químicas: metais, semimetais, ametais e gases nobres.

As famílias da Tabela Periódica são as sequências verticais da tabela e reúnem elementos químicos com propriedades químicas similares. Tais similaridades se devem à presença de iguais quantidades de elétrons de valência para os elementos agrupados em uma mesma família.

As famílias da tabela periódica são os grupos 1, 2, 13, 14, 15, 16, 17 e 18, dispostos de acordo com os respectivos números atômicos e as propriedades físicas e químicas dos elementos. Esses grupos correspondem às duas primeiras colunas verticais e as seis últimas colunas, também verticais, existentes na organização.

A tabela periódica é um modelo criado para o organizar e agrupar todos os elementos químicos já descobertos pelo ser humano. Nela, os elementos são colocados em ordem crescente de número atômico. Cada quadrado que compõe a tabela especifica o nome de um elemento químico, seu símbolo e seu número atômico.

Uma das formas que os elementos químicos são organizados é através de famílias, que correspondem as sequências verticais da tabela periódica. As 18 colunas da tabela agrupam os elementos de acordo com as semelhanças nas propriedades químicas.

As verticais são denominadas de famílias ou grupos, e as horizontais são chamadas de períodos. Neste texto, vamos dar ênfase apenas nos períodos da tabela periódica. Conhecer os períodos é o mesmo que conhecer a quantidade de níveis que qualquer átomo apresenta.

Atualmente, as 7 linhas da tabela periódica representam os seus 7 períodos, que correspondem à quantidade de níveis ou camadas eletrônicas presentes nos elementos químicos. Por exemplo, a 1ª linha da tabela representa o 1º período e contém os átomos de hidrogênio e hélio.

Existe uma letra do alfabeto que não aparece em nenhuma abreviação ou nome de elemento químico da tabela periódica (atual). Qual seria esta letra? Resposta abaixo, A letra que não aparece é o J, Já foram propostos nomes (e símbolos) de elementos com a letra J.

Grupo 1 (ou família 1A): O grupo 1, que também pode ser denominado metais alcalinos, é formado pelos elementos da primeira coluna da tabela periódica (exceto o hidrogênio), que são: lítio, sódio, potássio, rubídio, césio e frâncio.

As colunas indicam as famílias ou grupos e os elementos estão organizados pelo número de elétrons que cada um possui na camada de valência. Muitos desses elementos estão dispostos de acordo com suas propriedades químicas.

A Tabela Periódica é um modelo que agrupa todos os elementos químicos conhecidos e suas propriedades. Eles estão organizados em ordem crescente de número atômico (número de prótons). No total, a nova Tabela Periódica possui 118 elementos químicos (92 naturais e 26 artificiais).

Metais na Tabela Periódica
Metais alcalinos (grupo 1): lítio (Li), sódio (Na), potássio (K), rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr). Metais alcalinoterrosos (grupo 2): berílio (Be), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário (Ba) e rádio (Ra).

O número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento. Por exemplo: Magnésio (Mg) Z=12 (Z=p) 2. O número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos prótons (p) com a dos nêutrons (n).

Calcogênios são os elementos do grupo 16 da Tabela Periódica. Esse grupo também é conhecido como família do oxigênio. Os elementos químicos calcogênios são o oxigênio, enxofre, selênio, telúrio, polônio e livermório. Todos os calcogênios têm seis elétrons de valência e configuração eletrônica ns2np4.

Em geral, o número de elétrons de valência é o mesmo dentro de uma coluna e aumenta da esquerda para a direita dentro de uma linha. Elementos do grupo 1 têm apenas um elétron de valência e elementos do grupo 18 têm oito, com exceção do hélio, que tem somente dois elétrons no total.