Como é colocada a sonda para urinar?

Perguntado por: isilva6 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

Posicione a cuba rim entre as pernas do paciente. Com a mão dominante, segure a sonda e passe o anestésico que foi colocado no campo estéril, em 5 a 15 cm da ponta da sonda. Com o pênis perpendicular ao corpo do paciente, introduzir a sonda com a ponta lubrificada até retornar urina na cuba rim.

A sonda vesical é um tubo fino e flexível que é inserido desde a uretra até à bexiga, para permitir a saída de urina para um saco coletor.

A sonda deve sempre se manter fixada abaixo do umbigo com esparadrapo ou fita, sem tracioná- la (puxar). Manter a bolsa de drenagem sempre ABAIXO da altura da bexiga.

Não há contraindicação em dirigir usando sonda vesical.

A presença de dor e sangramento após a inserção da sonda e consequente incapacidade para passar uma nova sonda sugerem que um falso trajeto pode ter sido criado. Essas lesões geralmente requerem cirurgia reconstrutiva da uretra, com utilização de cistostomia transitoriamente.

Não dói, não machuca, não causa infecção e, quando feito com perícia e carinho por um profissional de enfermagem dedicado, é mais um ato de atenção e cuidado para com o paciente.

Indicações comuns para passar sonda em um paciente incluem retenção urinária aguda ou crônica, procedimentos ortopédicos que podem limitar a movimentação do paciente, necessidade de monitoramento preciso da entrada e saída de líquidos, hiperplasia benigna da próstata , incontinência urinária e efeitos de várias ...

Sonda traqueal: serve para expelir secreções pulmonares, como no caso de traqueostomia e intubação. Sonda vesical: também conhecida como sonda uretral, ela elimina a urina e é usada em casos de retenção ou incontinência urinária e cirurgias que precisam esvaziar a bexiga.

A bolsa de drenagem NUNCA deve ser deixada no chão. A higiene íntima pode ser realizada durante o banho, com água corrente e sabão neutro, cuidando para não tracionar e movimentar a sonda, isso nos casos de pacientes que tomam banho no chuveiro.

Quando uma sonda estiver fora do lugar, ela deverá ser removida e inserida novamente. Se originalmente a sonda havia sido introduzida diretamente no estômago ou no intestino, será mais difícil reinserir a sonda, e ela poderá ser inserida do lado de fora do trato digestivo.

Posicione a cuba rim entre as pernas do paciente. Com a mão dominante, segure a sonda e passe o anestésico que foi colocado no campo estéril, em 5 a 15 cm da ponta da sonda. Com o pênis perpendicular ao corpo do paciente, introduzir a sonda com a ponta lubrificada até retornar urina na cuba rim.

dormir bem com a sonda
O paciente pode levar um tempo para se adaptar a dormir com a sonda. Dormir de lado ou de costas, por exemplo, pode ajudar. Elevar um pouco a cabeceira da cama também pode deixar o sono mais confortável, além de controlar o refluxo.

Deve ser trocada quando há: alterações clínicas do paciente, episódios de infecção, drenagem inadequada ou incrustações.

- Após a retirada da sonda vesical sintomas como disúria (ardência ou dor ao urinar) e urgência (forte vontade de urinar) são comuns nos primeiros dias e tendem a diminuir progressivamente.

É preciso ter em mente que a posição na qual é administrada a alimentação via sonda é fundamental. O paciente deve estar sempre sentado ou, quando acamado, elevado a, no mínimo, 30 graus.