Como é cobrado o tiro de meta no handebol?

Perguntado por: ohipolito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Um tiro de meta é ordenado quando a bola ultrapassar a linha de gol por fora da baliza. É executado pelo goleiro, sem o apito do árbitro, dentro de sua área do gol.

16 – Chute a gol
O goleiro não pode receber nas mãos a bola de um tiro de meta. Se a bola não sair fora da grande área, será repetida a cobrança.

O tiro de meta é quando a bola sai do campo pela linha de fundo e foi chutada pelo time adversário. A linha de fundo fica atrás da área do goleiro, então quem cobra é ele.

O tiro de meta se configura como o momento em que o goleiro ou outro jogador repõe a bola em jogo a partir da pequena área. Por conta do local onde esse lance ocorre, entre outras coisas, em algumas equipes o mesmo é negligenciado do ponto de vista organizacional e estratégico.

No handebol, quando um adversário comete uma falta menor, o lance livre deve ser cobrado da tiro/linha de 9 metros, geralmente conhecida como linha de tiro livre. Nenhum membro do lado atacante pode cruzar a linha durante o pontapé de saída até que a bola volte a estar em jogo.

a) gol, se a bola entrar na baliza; b) tiro livre, se a bola ficar dentro da área de gol ou se o goleiro tocar a bola e ela não entrar na baliza (13:1a-b); c) tiro lateral, se a bola sair pela linha de fundo (11:1); d) o jogo continua, se a bola passar através da área de gol e voltar para a área de jogo, sem ser tocada ...

A linha com o formato de semi-circulo depois da linha de 6 metros e tracejada é chamada de linha de 9 metros, porque fica a 9 metros da baliza. É daqui que são marcadas a maioria das faltas, especialmente as cometidas pela equipa à defesa.

Em ambos os casos, contudo, os adversários devem estar a pelo menos 3 metros de distância do jogador executante do tiro de saída (15:4, 15:9, Esclarecimento nº 5.2b).

12.2 O tiro de meta deverá ser cobrado pelo goleiro com as mãos obrigatoriamente. Para a bola entrar em jogo é necessário que saia da área de meta. O goleiro não poderá tocar novamente na bola sem que outro atleta o tenha feito. Não poderá ser marcado tento diretamente.

O escanteio ou tiro de canto é uma forma de reiniciar o jogo, quando a bola sai pelas linhas laterais do gol – chamadas de linha meta –, após tocar algum jogador do time que o defende.

O tiro de meta é sempre executado pelo goleiro, sem o apito do árbitro. É concedido em situações em que um jogador da equipe adversária invadir a área do gol ou tocar a bola enquanto ela está parada ou rolando dentro da área de gol.

Quem for cobrar a lateral deve estar com os dois pés sobre a linha, ou fora do campo, lançando a bola sobre a cabeça com as duas mãos. A bola só é considerada novamente em jogo quando for tocada por outro jogador que não o que a tenha arremessado.

Informação: A página de placares ao vivo Meta em Flashscore.com.br oferece placares ao vivo, resultados, classificação de campeonatos e resumos de jogo com artilheiros, cartões amarelos e cartões vermelhos, comparação de odds (cotações de apostas) e estatísticas de confrontos para Meta.

3 segundos

Podem ser dados até 3 passos ou ficar até 3 segundos com a bola nas mãos. Para se locomover pela quadra, o jogador deve quicar a bola no chão, mas não pode voltar a quicar se segurar a bola com as duas mãos.

10) Tiro de meta: O tiro de meta no handebol é ordenado quando antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada, por último, num jogador da equipe que ataca ou pelo goleiro da defensora.

Não há impedimento e vale gol direto.