Como é cobrada a taxa de no-show?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

A taxa de no-show funciona como uma multa cobrada pela companhia aérea ao reembolsar ou alterar uma passagem após a data original de embarque. O valor é cobrado quando o passageiro não embarca ou perde o voo sem avisar a companhia aérea.

Por isso, cabe explicar que, para a companhia aérea, o no-show se caracteriza em duas situações: quando o passageiro não faz check-in OU quando o passageiro faz check-in, mas não embarca.

Isso é chamado de no-show. Na tradução, o termo significa “não comparecimento”, ou seja, quando possui as passagens confirmadas, mas não comparece para realizar o embarque. Nesse caso, a empresa cobra uma taxa de serviço para alterar a data ou fazer o reembolso ao passageiro.

Em caso de não-comparecimento, o chamado no-show, será cobrada uma taxa de R$ 250,00 por pessoa. Tarifa NÃO permite reembolso.

Peça o reembolso da taxa de embarque
Muitos não sabem, mas quando o passageiro perde o voo é possível pedir o reembolso da taxa de embarque. Essa é aquela taxa que custa, por trecho, em torno de R$ 35 em voo doméstico e R$ 60 em voo internacional e que integra o valor de qualquer compra de passagem aérea.

O que é no-show
Sabe aquele valor adicional que a companhia aérea cobra ao reembolsar ou alterar uma passagem depois que a data original da reserva passa? Isso é o no-show: taxa cobrada quando o viajante deixa de embarcar ou perde o voo sem comunicar previamente a cia aérea.

O No-Show ocorre quando você não comparece em um dos trechos e a companhia aérea cancela automaticamente os demais bilhetes. Essa é uma prática abusiva e o passageiro, como consumidor, deve saber seus direitos e exigi-los.

No caso de “no show”, o consumidor tem o assento no avião e o quarto do hotel reservado para ele, sem que as empresas possam vender esses quarto ou assento para outra pessoa. Neste caso, o consumidor teve o serviço reservado para ele e não compareceu. Portanto, a empresa poderá cobrar uma multa justa.

  1. Para evitar o no-show, chegue cedo no aeroporto e faça o check-in com antecedência.
  2. Caso se atrase para chegar no aeroporto e acuse o no-show, informe imediatamente a companhia aérea.
  3. Carta de desculpas da Ryanair pelo cancelamento do voo. Foto: Arquivo pessoal/Marienne Pires.

Skiplagging, no mercado de aviação comercial, consiste em comprar um voo que realiza pelo menos uma escala ou uma conexão, porém, ao invés do passageiro voar até o destino final que consta no bilhete comprado, desembarca no meio do caminho.

No-show Azul:
A taxa para perda de voo na Azul é fixa no valor de R$350,00 ou 100% da tarifa aérea, considera-se o valor que for menor. Aplica-se também a diferença tarifária entre a passagem original e o novo voo.

O termo “no show”, cuja tradução livre é não comparecimento, define a situação onde o hóspede faz sua reserva no hotel e não aparece na data e horário combinados. Não se trata de um cancelamento, onde o quarto reservado por ser transferido para a fila de espera, mas de simplesmente não ir, sem aviso prévio.

O que fazer em caso de no-show? Se você passar por uma situação de no-show, o primeiro passo é entrar em contato com a companhia aérea para notificar o problema. Vá até o balcão de atendimento da empresa assim que chegar ao aeroporto para tentar ser realocado em outro voo.

A ANAC determina que, caso o passageiro não embarque no seu voo, ele tem direito ao reembolso do valor da taxa de embarque. A lógica é que se o passageiro não utilizou a estrutura do aeroporto, não embarcou ou usou as escadas rolantes, por exemplo, ele não precisa arcar com estes custos.

Porém, vale lembrar que, em caso de não comparecimento (o chamado “no-show”), seu voo de volta pode ser cancelado automaticamente. O cancelamento não ocorre quando, em viagens nacionais, você informa que não irá embarcar até o horário do voo.

Veja as regras nacionais

MAXPLUS
Custo para alteração ou cancelamento ¹IsentoR$370 ou 100% da tarifa ( o que for menor)
Valor reembolsável95% do valor residual em reais40% do valor residual em reais
No-showIsentoR$470 ou 100% da tarifa ( o que for menor)

Quando não há o comparecimento do viajante no momento do check-in, a companhia aérea cancela o voo de ida e volta do pacote.

De acordo com a Resolução nº 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o passageiro que desistir ou por qualquer motivo perceber que não conseguirá embarcar no voo da ida em uma viagem nacional ainda tem o direito de utilizar a passagem da volta.

7 dias

No caso dos cancelamentos, a regra principal está no Artigo 49, é ele que permite o consumidor se arrepender da reserva e desistir dela. Essa norma permite que as reservas feitas fora do hotel sejam canceladas dentro de 7 dias e sem retenção de valor.