Como é classificada a cadeia carbônica do Citral?

Perguntado por: rpadilha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

O citral é um aldeído de cadeia carbônica ramificada e insaturada.

Conforme a classificação da cadeia carbônica do linalol, podemos afirmar que ela é uma cadeia ramificada, homogênea, insaturada e aberta.

Classificação do carbono da cadeia
Carbono primário: são os átomos das extremidades das cadeias e que se ligam somente a outro átomo. Carbono secundário: é o carbono que se liga a outros dois átomos de carbono na cadeia. Carbono terciário: quando o carbono se liga-se a outros três átomos de carbono.

Em química orgânica, um composto insaturado (mais raramente, em insaturação) é um composto químico que contém ligações pi carbono-carbono tais como um alqueno ou um alquino e seus derivados. Em um composto saturado estas ligações pi são removidas pela adição de hidrogênio e não existem mais ligações múltiplas.

3.2- Cadeia insaturada: cadeias que possuem pelo menos uma ligação dupla ou tripla entre os carbonos.

Composição química da naftalina: a naftalina, também conhecida como naftaleno, se classifica como hidrocarboneto aromático. Fórmula molecular: C10H8.

1.3 – Mista: é aquela cadeia que possui pelo menos uma parte em que os átomos não estão encadeados (ou seja, fechados), e a outra parte é fechada. Exemplo: 1.4 – Aromática: cadeia cíclica que possui anel benzênico.

Classificação do Carbono
Carbono primário: ligado diretamente, no máximo, a 1 outro carbono; Carbono secundário: ligado diretamente a 2 outros carbonos; Carbono terciário: ligado diretamente a 3 outros carbonos; Carbono quaternário: ligado diretamente a 4 outros carbonos.

As cadeias carbônicas abertas são aquelas que apresentam extremidades livres. Elas podem ser classificadas de acordo com diferentes critérios. Entre os três postulados propostos para o elemento químico carbono, um dos mais conhecidos é o que indica sua capacidade de formar grandes ou pequenos encadeamentos.

A cadeia principal de uma cadeia ramificada é aquela que apresenta:

  1. Maior número possível de carbonos;
  2. Maior número possível de radicais;
  3. Insaturação (ligação dupla ou tripla);
  4. Carbono ligado ao grupo funcional.

As cadeias fechadas aromáticas apresentam como principal característica a presença de um ciclo, que contém:

  1. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) ...
  2. Seis átomos de hidrogênio;
  3. Um átomo de hidrogênio em cada carbono;
  4. 3 ligações duplas;
  5. 3 ligações simples;
  6. Ligações simples e duplas alternadas entre si.

Classificação dos éteres
Éter assimétrico: quando a estrutura do composto tem cadeias de carbono diferentes. Exemplo: H3c - CH2 - O - CH3; Éter cíclico: cadeia fechada. Exemplo: H2C – O – CH2.

Basta escrever o nome da ramificação e o nome benzeno. Nessa estutura temos apenas o radical metil ligado ao benzeno. Logo, o seu nome é Metil-benzeno. Se o benzeno tiver duas ou mais ramificações, receberá o número 1 o carbono que estiver ligado ao radical que deve ser escrito primeiramente na ordem alfabética.

A nomenclatura de hidrocarbonetos insaturados de cadeia aberta utiliza prefixo, infixo e sufixo, dando ênfase à posição de insaturações e ramificações. Os alcenos são hidrocarbonetos de cadeia aberta normal ou ramificada com uma ligação dupla (insaturação).

Cadeia Homogênea
Cadeias homogêneas não possuem heteroátomos. Nos exemplos, observa-se átomos de oxigênio e nitrogênio, porém eles não estão ligados entre dois átomos de carbono.

Resposta verificada por especialistas. letra b. toda a instauração é marcada pela presença de uma ligação dupla ou tripla. a nomenclatura da instauração vem após o prefixo da cadeia.

LIDOCAÍNA: CARACTERÍSTICAS DA DROGA
A lidocaína possui a estrutura molecular básica de um anestésico local: um anel aromático hidrofóbico, uma cadeia intermediária e uma amina terciária (Figura 1). A ligação entre a cadeia intermediária e o grupo aromático se faz por uma ligação amida.

- aromática – são cadeias fechadas que possuem o anel aromático ou anel benzênico. Possuem ressonância entre seus elétrons. Estas cadeias, em geral, têm seis átomos de carbono que alternam ligações duplas e ligações simples.

Os hidrocarbonetos possuem apenas carbono e hidrogênio em sua estrutura. Podem ser classificados em alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, cicloalcanos, cicloalcenos e aromáticos.

A classificação das cadeias carbônicas é uma análise da estrutura e divisão em grupos específicos, como o grupo das moléculas com cadeias abertas e o de cadeias fechadas.