Como é cheiro de cadáver?

Perguntado por: lalencastro7 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Assim, quando aberto o abdômen dos cadáveres, por vezes o odor se assemelha ao de dejetos fecais; outras vezes, quando coletado o material do es- tômago, um forte cheiro similar ao de vômito era exalado. Cadáveres carbonizados também apresentam seu cheiro característico.

Ele ocorre em 5 etapas e geralmente tem duração de duas a seis semanas em temperatura ambiente. No entanto, a depender de como é conservado e das condições as quais o corpo é exposto, pode demorar até 10 anos para terminar.

Quando se multiplicam dentro do corpo, estes micro-organismos consomem os nossos tecidos e libertam, durante o processo, gases como o sulfito de hidrogénio, o metano ou a amónia. São estes gases que conferem o cheiro a um cadáver em decomposição.

Ari Kala (pseudônimo de Rachel Murray), de 24 anos, garante que consegue sentir o "cheiro da morte". Tudo começou quando a moradora de Hunter Valley (Nova Gales do Sul, Austrália) tinha 12 anos. Ela sentiu um "odor adocicado" exalando do corpo do tio, que sofria de doença terminal.

ENXOFRE

O enxofre é bastante abundante em nosso planeta, aparecendo principalmente na forma elementar e minerais com sulfetos e sulfatos. Conhecido desde a pré-história, na Bíblia é chamado de “pedra queimada“.

O cheiro da tioacetona é tão desagradável que, apesar de não se tratar em si de um composto tóxico, por conta do fedor ela se torna um grande perigo – capaz de causar pânico, náusea, vômito e desmaio a grandes distâncias, sendo capaz de intoxicar a área de uma cidade inteira.

Homem não era enterrado com os pés calçados, pois Jesus sempre andou descalço. Se aparecesse na porta do céu de sapatos, estaria querendo ser melhor que o filho de Deus, e o castigo para tal ofensa era dos mais graduados.

Sem essa preparação, dificilmente seria possível velar nossos falecidos, porque haveria um risco maior de contaminação das pessoas ao redor, além de que seria preciso lidar com os odores desagradáveis e também a aparência do falecido após horas da morte.

Embora isso possa ser assustador e perturbador, não significa que haja algo de errado com você. Depois que alguém morre, é normal vê-lo ou ouvi-lo. Algumas pessoas também relatam sentir o cheiro ou o calor de alguém próximo a elas, ou apenas sentem uma sensação muito forte de sua presença.

Você já se perguntou por que é colocado algodão no nariz e orelhas dos mortos? Esse processo é praticado para que secreções e sangue não sejam liberados durante o velório. No entanto, esse método, chamado de tamponagem ou tamponamento, não é muito eficaz.

São correntes as seguintes crendices: "quando o defunto está mole durante muito tempo, é porque logo outra pessoa da família vai morrer", e "quando o defunto está duro, deve-se pedir-lhe que amoleça, e assim poderão vesti-lo". Falam com o defunto: "amoleça o braço", tal qual estivessem falando com um vivo.

A bromidrose ocorre por razões como ação dos micróbios, diabetes, alcoolismo, certos alimentos (cebola, alho, pimentas), alguns antibióticos e certos hormônios, atribuindo-lhe características peculiares e desagradáveis.

Mais do que um sinal de respeito e carinho, as plantas e flores inicialmente eram usadas para disfarçar o odor ruim que exalava dos cadáveres em decomposição. Outro dado científico interessante é que as plantas em flor acionam mecanismos que despertam emoções sociais positivas nas pessoas.

A fantosmia é a percepção de odores sem que haja o estímulo, ou seja, é uma alucinação sensorial. Os cheiros variam de pessoa para pessoa, podem ser agradáveis ou não.

Quando ferida ou manuseada de forma agressiva, essas substâncias são dispersas de maneira muito mais intensa, provocando o cheiro característico. Esse recurso tem vários propósitos. Ele estimula a formação de novas células, uma tentativa de fechar o mais rápido possível aquela ferida.

Para acabar de vez com o mau cheiro nas axilas, recomenda-se o uso de desodorantes antitranspirantes e antiperspirantes que têm a função de diminuir o suor. Alguns especialistas afirmam que o ideal é aplicá-lo três vezes ao dia. Por isso, prefira sempre aqueles que não contenham perfume e álcool e sejam de spray.

O Portal do Inferno não tem portas ou cadeados, somente um arco com um aviso que adverte: uma vez dentro, deve-se abandonar toda a esperança de rever o céu, pois de lá não se pode voltar.

Este odor, há séculos, era usado nas magias para espantar "demônios" e "diabos". Isso estava relacionado ao pensamento de que forças positivas eram atraídas por aromas. Por sua vez, as negativas, eram atraídas por cheiros desagradáveis, fugindo deles.

Outro terror dos médicos são as cirurgias que envolvem intestino morto. De acordo com a jornalista, um deles descreveu como “o pior cheiro possível. É basicamente, uma combinação de fezes e carne morta que infesta completamente todo o lugar”.

Conheça as flores mais cheirosas do Planeta Terra

  • Dama da Noite.
  • Gardênia.
  • Jasmim.
  • Lírio do Vale.
  • Maravilha.
  • Rosa.

Acredita-se que o costume surgiu na Idade Média e era uma forma de garantir que a pessoa estava mesmo morta, antes de enterrá-la.