Como é chamado o volante de um navio?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 19 de maio de 2023
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O leme é o volante do navio.

No âmbito náutico, tripulação é o conjunto de pessoas, hierarquicamente organizadas, que asseguram a operação de uma embarcação.

O responsável pelo navio é o comandante. Quando o prático assume o navio, ele vira comandante.”

O leme, comandado pelo timão ou pela cana do leme, permite o governo de uma embarcação (nas embarcações com motorizações azipods ou motores fora de borda, o motor é o próprio leme). Via de regra, é feito de metal, madeira ou fibra de vidro.

Proa – é a região da extremidade de vante da embarcação. Popa – é a região da extremidade de ré da embarcação. Meia-nau – é a região central da embarcação situada entre a proa e a popa. Bordos – são as duas partes iguais e simétricas em que a embarcação é dividida por um plano vertical que corta a proa e a popa.

substantivo masculino Superfície plana situada na parte traseira de um barco, ou de um avião, e que serve para dar direção.

Conheça o trabalho do 'prático' (nome oficial) que ajuda a estacionar os navios na vaga reservada no porto.

Capitães dos portos
Historicamente, a função de capitão do porto é desempenhada, em quase todos os países, por um oficial da marinha de guerra. No entanto, em alguns países, a função pode ser desempenhada por um oficial da marinha mercante.

1 - Arrais Amador - é a básica e a mais procurada pelos aspirantes a marinheiros. Ela habilita a conduzir embarcações, como barcos a remo, vela ou motor, com exceção do jet-ski, nos limites da navegação interior (água doce e águas marítimas abrigadas, como canais e baías).

O rebocador portuário auxilia as manobras de navios e outras embarcações na área portuária de forma segura, auxiliando-os no momento de atracação e desatracação. O rebocador tem características distintas das demais embarcações, normalmente apresentando tamanho reduzido, grande potência e grande mobilidade.

A média salarial nacional de Capitão De Mar E Guerra na empresa Marinha do Brasil é de R$ 21.236 por mês. O salário mensal de Capitão De Mar E Guerra na empresa Marinha do Brasil varia de R$ 16.000 a R$ 25.866.

O prático é um profissional habilitado pela Marinha, com aptidão na condução de embarcações e conhecimento das águas em que atua. Ele fornece um serviço de auxílio aos navegantes, estando disponível geralmente em áreas que apresentam dificuldades ao tráfego de embarcações, principalmente para as de grande porte.

Ele é sócio de uma empresa de praticagem. Nos maiores portos do país, o prático é tão bem remunerado quanto profissionais bem-sucedidos da iniciativa privada, para evitar acidentes que podem poluir o meio ambiente, causar mortes, prejuízos a instalações públicas e privadas e até fechar um porto para a economia.

O praticante de prático é um aquaviário do grupo de práticos e se habilita como prático se concluir, com avaliação satisfatória, um programa de treinamento denominado Programa de Qualificação do Praticante de Prático, com duração mínima de 12 e máxima de 20 meses, e se for aprovado no Exame de Habilitação para Prático.

Conteúdo da prova teórica para concurso para praticante de prático:

  • MANOBRABILIDADE DO NAVIO.
  • ARTE NAVAL.
  • NAVEGAÇÃO EM ÁGUAS RESTRITAS.
  • LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO.
  • METEOROLOGIA E OCEANOGRAFIA.
  • COMUNICAÇÕES.

No caso de barcos a motor a propulsão mecânica é feita pela rotação de uma hélice, promovida por um motor a diesel, como pode ser visto na figura. A hélice empurra a água para trás, a água reage e empurra a hélice para a frente, fazendo com que o barco se movimente.

Práticos são, portanto, os “guias” ou detentores do conhecimento local, das regras, condições naturais e riscos específicos de cada região portuária. O Prático é convocado sempre que cargas e passageiros precisam transitar com segurança e de forma organizada nas chegadas e partidas.

Porão – Wikipédia, a enciclopédia livre.

borlinha | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Roda do leme – é o volante da embarcação que dá a direção para o leme; Quilha ou Patilhão – é o estabilizador central que permite prevenir o abatimento do barco. Varandim – são os cabos que ficam na borda do barco para evitar que o passageiro passe desse limiar. Timão – é o mesmo que roda do leme.

helm s. O capitão girou o leme para a esquerda. The captain turned the helm to the left.