Como é chamado o sangue pobre em oxigênio?

Perguntado por: oteixeira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Para que o processo de oxigenação aconteça, o sangue pobre em oxigênio, também denominado de venoso, deve ser levado até os pulmões para que ocorra a hematose.

O sangue pobre em oxigênio e rico em dióxido de carbono volta para o lado direito do coração através de duas grandes veias: a veia cava superior e a veia cava inferior. Em seguida, o sangue é bombeado pela artéria pulmonar até os pulmões, onde ele coleta oxigênio e libera dióxido de carbono.

O sangue venoso é o mais escuro e rico em gás carbônico, e o arterial que e o mais claro é rico em gás oxigênio.

O sangue venoso, rico em gás carbônico, é bombeado do coração para os pulmões através das artérias pulmonares. Enquanto o sangue arterial, rico em gás oxigênio, é bombeado do coração para os tecidos do corpo através da artéria aorta.

A falta de oxigenação no sangue, ou hipoxemia, é a condição em que se tem uma baixa concentração de oxigênio no sangue. Esse é um fenômeno grave, que pode ocorrer tanto em emergências médicas quanto em situações pulmonares crônicas e/ou avançadas.

A hipóxia é uma condição em que não chega oxigênio suficiente às células e tecidos do corpo. Isso pode acontecer mesmo que o fluxo sanguíneo seja normal. A hipóxia pode levar a muitas complicações graves, às vezes fatais.

Quando a taxa de oxigênio no sangue (saturação) fica abaixo das condições ideais, surge a hipoxemia. Esse problema pode ser resultado de uma infinidade de condições, desde baixa concentração de oxigenação no ambiente, até morbidades como pneumonia, asma, enfisema ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

A maioria das artérias transporta sangue oxigenado (rico em gás oxigênio), mas as artérias pulmonares transportam sangue não oxigenado (pobre em gás oxigênio) do coração até os pulmões.

O coração é o responsável pelo bombeamento do sangue nos vasos sanguíneos: bombeia sangue oxigenado vindo dos pulmões para o corpo e sangue desoxigenado do coração até os pulmões, onde o ciclo reiniciará. A formação do coração é predominantemente muscular.

Ao chegar aos pulmões, é realizado o processo de liberação do gás carbônico e absorção do gás oxigênio e, por fim, o sangue oxigenado, que leva o nome de arterial, é levado dos pulmões para o coração através de veias pulmonares ligadas ao átrio esquerdo.

Hematose pode ser conceituada como a troca gasosa que ocorre nas porções terminais pulmonares, sendo assim, também pode ser chamada de respiração pulmonar (esta é diferente da respiração celular, que ocorre dentro da célula em várias partes do corpo).

Artérias são vasos sanguíneos que garantem o transporte de sangue sob alta pressão do coração para todos os tecidos e órgãos do nosso corpo.

Os capilares reúnem-se formando vênulas, que formam as veias, as quais seguem levando o sangue pobre em oxigênio para o coração.

Sua cor é vermelho-vivo, como se fosse um sangue novo mesmo e sem cheiro. O sangue saudável também tem sua cor uniforme durante todo o ciclo. E não tem aquela coloração vermelho-escuro, meio marrom ou preto e com aspecto coagulado e de sangue pisado.

O sangue humano tem a cor vermelho vivo, ou escarlate, quando é retirado diretamente de artérias pois suas moléculas de hemoglobinas estão quase totalmente ligadas ao oxigênio (94 a 97% de saturação).

Fazer exames de sangue anual é extremamente importante para saber como anda a saúde de diversos órgãos. Podemos destacar os exames de colesterol, glicose, triglicérides, creatinina e ácido úrico, dentre outros que o médico julgar necessário.