Como é chamado o primeiro parágrafo de uma notícia?

Perguntado por: uprates . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

As informações mais importantes da notícia geralmente aparecem no primeiro parágrafo, chamado “lide”. O lide deve responder a seis questões básicas: o quê , quem, quando, como, onde e por quê. Essa estrutura tradicional permite que logo no início o leitor saiba tudo o que a notícia traz como informação relevante.

1. O Lead ou lide. I Normalmente a notícia se inicia com o lide, (do inglês, que significa “abre”, abertura da notícia). É a técnica de relatar o que há de principal nos acontecimentos logo na abertura da notícia, prepara uma atmosfera, um clima, para o desenvolvimento da leitura.

A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo.

Resposta: Ele é considerado uma notícia, pois aborda o assunto de forma clara e objetiva, não apresenta a opinião do autor e também tem a função de informar.

O parágrafo é um elemento textual com unidade de sentido que serve para dividir e organizar o texto. Para identificá-lo, basta procurar os trechos que iniciam com recuo na margem esquerda e encerram com ponto final. Eles podem se dividir em parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão.

Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor.

Manchete – frase de destaque que tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Título auxiliar – em um tamanho um pouco maior, é o complemento da manchete e tem o objetivo de atrair o leitor. Lide (lead) – são as principais informações da notícia, expostas no primeiro parágrafo.

* A manchete ou título principal – Costuma ser composto de frases pequenas e atrativas, e revela o assunto principal que será retratado em seguida. * O título auxiliar – Sua função é complementar o título principal, acrescentando-lhe apenas algumas informações a mais.

O padrão norte-americano de abertura de matérias, o lead, surgiu nos Estados Unidos no final do século XIX. Ele estabelece que o primeiro parágrafo do texto jornalístico deve relatar, de forma sintética, os fatos mais importantes da notícia.

O que é lide e linha fina? São recursos jornalísticos que auxiliam na melhor absorção da notícia. A diferença entre lide e linha fina é que o lide está incorporado ao texto, sendo, geralmente, o primeiro ou o primeiro e o segundo parágrafos do texto, contendo todas as informações relevantes.

É um texto jornalístico de cunho informativo que relata fatos e acontecimentos cotidianos. Organiza-se estruturalmente da seguinte forma: título, subtítulo, lide (lead) e corpo do texto.

Também é preciso escrever um título, que deve conter um verbo e no presente. Para quem precisa escrever uma notícia em um vestibular ou concurso, por exemplo, a professora Jéssica de Fátima explica que o texto deve ter em média três parágrafos.

A linha fina vem abaixo do título, é escrita em letras menores, complementa e pode também ampliar as informações. Tanto o título quanto a linha fina de uma reportagem costumam ser elaborados levando em conta palavras ou expressões voltadas para causar um efeito de sentido conforme o público que pretende atingir.

Manchete: É o título principal de uma reportagem; aborda o assunto de forma mais ampla. Subtítulo: É o título secundário de uma reportagem e é mais específico que a Manchete. Lide: Assim como na notícia, o Lide de uma reportagem é o primeiro parágrafo do texto.

Principais características da reportagem

  • Textos escritos em primeira e terceira pessoa;
  • Presença de títulos;
  • Foco em temas sociais, políticos, econômicos;
  • Linguagem simples, clara e dinâmica;
  • Discurso direto e indireto;
  • Objetividade e subjetividade;
  • Linguagem formal;
  • Textos assinados pelo autor.

A notícia é composta de duas partes: a manchete e o texto. Manchete: resume a notícia em poucas linhas (2 a 3) e tem o objetivo de atrair o leitor para ler o texto. Texto: os fatos narrados do acontecimento em questão.

A notícia é um gênero jornalístico que apresenta como objetivo principal informar. Para tanto, trata-se de um texto informativo, geralmente sem teor opinativo. Além disso, apresenta um acontecimento real, cuja linguagem é clara e formal.

Os parágrafos podem ser curtos, médios, longos, dissertativos, narrativos ou descritivos. Fundamentalmente, as estruturas dos parágrafos se dividem em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Depois de entender o conceito, você vai perceber que a maioria dos textos são escritos em prosa, como o texto narrativo e as crônicas. Ou seja, a prosa é um texto escrito de forma contínua e objetiva, estruturado em parágrafos.

O termo vem do francês “manchette”, como diminutivo de “manche”, manga, punho, luva, derivado do latim “manica”, manga, por sua vez, de “manus”, mão. Em francês, “manchette”, no diminutivo, era o punho da manga.