Como é chamado o prestador de serviço?

Perguntado por: laguiar . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Sendo assim, prestador de serviços e trabalhador autônomo podem ser sinônimos, dependendo da atividade realizada.

O que é um autônomo? O autônomo possui uma característica em comum com o prestador de serviços: também não possui vínculo empregatício. Acontece que o fato mais marcante do trabalho de um autônomo é a sua independência financeira. Esse tipo de profissional não possui um CNPJ(Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

O que é prestador de serviços? A prestação de serviços ocorre quando um profissional presta serviços para a sua empresa sem que haja um vínculo de emprego. Ela, então, pode ocorrer por trabalho eventual (freelance) ou então pela contratação do trabalhador autônomo.

prestador de serviços substantivo, masculino
A empresa contratou um prestador de serviços para instalar o sistema.

Já esclarecemos que quem contrata é o tomador do serviço, mas e o contratado? A empresa ou profissional que presta o serviço é o que chamamos de prestador de serviço.

Caso um prestador de serviços possua um salário (remuneração mensal), com metas, horários a cumprir, que seja subordinado hierarquicamente a seu superior, ele na verdade é um empregado!

De forma resumida, a prestação de serviços acontece quando uma empresa decide contratar uma outra organização para que ela realize uma tarefa específica. Aqui, o produto oferecido é a mão de obra especializada, ou seja, a realização de um trabalho oferecido por terceiros.

O prestador de serviço é aquele que recebe um pagamento em troca da realização de alguma atividade em que ele tem conhecimento e habilidade. Por exemplo: uma cabeleireira possui a habilidade de cuidar do cabelo da cliente, ou seja, prestar um serviço.

O profissional autônomo é caracterizado por não possuir vínculo empregatício com nenhuma empresa. Dessa forma, ele possui total autonomia financeira e profissional, não assumindo o papel de um funcionário efetivo. Pode exercer, inclusive, atividades em casa.

freelancer s
Como trabalhador autônomo, tenho horários de trabalho flexíveis. As a freelancer, I have a flexible working schedule.

O prestador de serviço pode ser pessoa física ou pessoa jurídica. Entretanto, atuar como pessoa jurídica traz vantagens como a facilidade para emitir notas fiscais e ainda pode ter uma carga tributária menor.

Solicitante: Nome do profissional que está solicitando o procedimento. Executante: Nome do profissional que irá executar o procedimento.

O trabalho terceirizado ocorre quando uma PESSOA JURIDICA (empresa) chamada TOMADORA contrata outra PESSOA JURIDICA (empresa) chamada de PRESTADORA DE SERVIÇO, a qual será encarregada por prestar um serviço empresarial ligado tanto à atividade principal (fim) da TOMADORA ou à atividade secundária (meio).

R$ 2.224,00

Hoje quem trabalha como Prestador de Serviços ganha em média um salário de R$ 2.224,00.

Uma declaração de prestação de serviço comprova que a sua prestadora de serviços ou que o seu trabalho como autônomo foi realizado conforme combinado entre a contratante e o contratado.

A diferença entre o empregado e o prestador de serviço é que esse último não poderá ter o caráter de subordinação e pessoalidade, ou seja, o prestador tem liberdade na forma como irá executar o serviço, bem como poderá fazer-se substituir por outro, desde que mantida a qualidade técnica do serviço.