Como é chamado o osso da nuca?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

O occipital é um osso único localizado na face posterior da cabeça. Ele forma grande parte da porção basilar do neurocrânio e protege o cerebelo.

A neuralgia do Occipital é uma dor aguda e lancinante que ocorre na área do nervo occipital, que é um nervo que se estende desde a base do crânio até o topo do pescoço. A causa exata da neuralgia do Occipital é desconhecida, mas acredita-se que possa ser devido a uma lesão no nervo ou a uma compressão do mesmo.

Quando a dor de cabeça na nuca é preocupante? Na maioria das vezes, a dor de cabeça na nuca não é preocupante ou precisa de atendimento médico. Porém, é importante se atentar para a frequência e intensidade do desconforto. Se a dor for persistente e atrapalhar a rotina, a recomendação é buscar ajuda médica.

A dor no pescoço pode estar associada a uma compressão dos nervos no pescoço, o que pode provocar dormência, fraqueza ou sensação de formigamento na mão e no braço. A dor no pescoço também pode ser acompanhada por sensações de rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

O crânio possui um teto, denominado calvaria e uma base, composta pelo osso esfenoide, occipital e temporal. Dentre os ossos que fazem parte do neurocrânio, ainda podemos citar os ossos etmoide e parietal.

Osso lacrimal isolado. Visão lateral. Visão frontal. Parede medial da órbita esquerda.

Os sintomas da neuralgia occipital incluem dor contínua, queimação e latejamento, com choque intermitente ou dor aguda que, geralmente, começa na base da cabeça e vai para o couro cabeludo em um ou ambos os lados da cabeça. Os pacientes, muitas vezes, têm dor atrás do olho do lado afetado da cabeça.

É possível aliviar as dores fazendo massagens, alongamentos, fisioterapia e até mesmo acupuntura. Analgésicos ou relaxantes musculares também ajudam. Porém, se o caso já estiver avançado, é preciso verificar a situação com um ortopedista para que seja indicado o melhor tratamento.

Causas de nevralgia do grande occipital
A nevralgia do grande occipital deve-se à irritação e inflamação deste nervo e caracteriza-se por: Frequentemente não ter causa estrutural evidente; Raramente se dever a lesão ou compressão do nervo em consequência de traumatismo, tumor, hemorragia ou doença sistémica.

Problemas posturais são muito frequentes em quem apresenta dor constante na nuca. Doenças como artrite reumatoide, osteoporose, gota, hérnia de disco ou até doenças bacterianas, como a osteomielite e a tuberculose, podem fazer com que a dor na região cervical se prolongue.

A dor na nuca pode ser apenas uma dor muscular causada pela contratura da região ou sobrecarga mecânica. Além disso, a dor na nuca também pode indicar pressão alta, enxaqueca, sinusite, bruxismo e em situações mais graves, até meningite ou um aneurisma cerebral.

O que é? A corcunda de viúva, também conhecida como “corcunda de búfalo” ou “coxim de gordura dorsal-cervical”, é a projeção para frente do pescoço e da cabeça, criando uma saliência permanente na parte superior das costas e inferior do pescoço. (Créditos da Foto: Cleveland Clinic Health Essentials).

Medicamentos para tratar a dor no pescoço

  • Analgésicos não sujeitos a receita médica. Analgésicos como o ibuprofeno ou paracetamol, podem ajudar a aliviar a dor no pescoço.
  • Geles anti-inflamatórios, como Voltaren Emulgelex 2,32% ...
  • Cirurgia.

Qual exame detecta nervo ciático inflamado? A Ressonância Magnética é o melhor exame para investigação do nervo ciático. Além da ressonância, a eletroneuromiografia também é importante pois avaliamos a função do nervo.

Confira aqui como aliviar a dor no pescoço de uma vez por todas

  1. Fazer massagem. ...
  2. Fazer alongamentos e exercícios para o pescoço. ...
  3. Usar uma compressa morna. ...
  4. Fazer acupuntura. ...
  5. Dormir com a postura correta. ...
  6. Ajustar a postura no local de trabalho. ...
  7. Relaxar para aliviar o estresse.

O osso occipital é plano e forma a base posterior da calota craniana e da base do crânio. Ele articula-se com os ossos parietais na sutura lambdóide e com os ossos temporais nas suturas occiptomastóideas.

Continuar lendo Qual é o osso da nuca?