Como é chamado o líquido dentro do núcleo?

Perguntado por: bribeiro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

O líquido viscoso dentro do núcleo denomina-se nucleoplasma, e é similar ao citoplasma encontrado no exterior do núcleo.

O núcleo (plural, núcleos) abriga o material genético da célula, ou DNA, e é também o local de síntese de ribossomos, as máquinas celulares que montam as proteínas. Dentro do núcleo, a cromatina (DNA enrolado em volta de proteínas, descrita mais abaixo) é armazenada em uma substância gelatinosa chamada nucleoplasma.

Citoplasma é o nome dado à região interna da célula, sendo, na célula eucarionte, localizada entre a membrana plasmática e a membrana do núcleo. Como a célula procarionte não possui núcleo definido, podemos dizer que o citoplasma é sua região interna.

No nucléolo das células são produzidos os RNA's ribossômicos. Portanto, a função mais importante dessas estruturas é auxiliar na produção de RNA. Além disso, ele armazena esse material e coordena os processos de reprodução celular através da síntese de proteínas.

Nucléolos. Os nucléolos são os responsáveis por produzir os ribossomos, essenciais na síntese de proteínas. Podem existir vários nucléolos numa células, mas, normalmente, estão fundidos, de forma que se apresentam apenas como um ou dois nucléolos.

Os principais componentes do núcleo celular são o envoltório nuclear, a cromatina, o nucléolo, a matriz celular e o nucleoplasma.

O núcleo tem seis constituintes:

  • Envoltório celular.
  • Cromatina.
  • Nucléolo.
  • Matriz nuclear.
  • Nucleoplasma.

A função do citoplasma é fornecer sustentação esquelética para a célula através da estrutura composta por filamentos e túbulos proteicos. Além disso, todo o conjunto de estruturas mergulhadas no citosol apresenta bastante dinamismo, fato que possibilita à célula realizar alguns movimentos.

Nos organismos eucarióticos, o DNA é encontrado no núcleo da célula, nas mitocôndrias e nos cloroplastos. Nos procariontes, o DNA está localizado em uma região que não é delimitada por membrana, denominada de nucleoide.

Cromatina - Fita dupla de DNA, responsável pelo armazenamento da informação genética; Proteínas histonas - Proteínas responsáveis pelo processo de compactação e descompactação do DNA. Importantes na regulação dos genes, tornando os genes mais ou menos acessíveis à ação da RNA-polimerase.

Substância constituída por uma molécula de ADN associada a proteínas. É o principal material existente no núcleo das células eucarióticas. A cromatina, durante a divisão celular, está condensada e inativa, não pode ser transcrita, forma os cromossomas, e designa-se por heterocromatina.

Conceito de citoplasma
No caso das células eucariontes, o material genético está englobado por um envoltório, formando o núcleo celular. Por isso, os eucarióticos, como animais e vegetais, possuem um citoplasma delimitado entre a membrana celular e o núcleo.

Núcleo- É a estrutura viva que comanda as atividades celular, inclusive o mecanismo de reprodução. Citoplasma- É a região situada entre o núcleo e a membrana plasmática, constituído por citosol ou hialoplasma e por um conjunto de diferentes organelas.

O Citoplasma é a parte da célula que fica entre a membrana celular e o núcleo. É constituído por um material gelatinoso chamado hialoplasma, formado por água, sais minerais, proteínas e açúcares.

Nos organismos eucariontes, o RNA ribossomal é produzido na região do nucléolo, e as proteínas, na região do citoplasma. Após formadas, as proteínas migram para o núcleo, entrando nessa região pelos poros, para associarem-se ao RNA ribossomal e darem origem às subunidades que formarão os ribossomos.

1 Ponto ou parte central de qualquer coisa, estrutura etc.: A família é o núcleo da sociedade. 2 O miolo de certos frutos, como o da noz. 3 fig Qualquer elemento cuja posição é a central; centro: O núcleo da cidadezinha é sua praça matriz.

Núcleo é o que tem dentro da célula, nucléolo é o que tem dentro do núcleo.

São corpúsculos arredondados de aspecto esponjoso, mergulhados diretamente no nucleoplasma, uma vez que não possuem membrana envolvente. O nucléolo tem por função a organização dos ribossomos. Quanto maior o seu número e tamanho, maior é a síntese protéica(ou de proteina) da célula.

Complexo golgiense, também chamado de complexo de Golgi e aparelho de Golgi, é uma organela encontrada nas células eucarióticas, caracterizada por ser um conjunto de vesículas achatadas dispostas em uma pilha. Essa organela está relacionada a vários processos, como a secreção celular.

Resposta verificada por especialistas
O nucléolo (alternativa D) é a organela que possui uma grande quantidade de RNA e proteínas, isso porque é lá onde está o DNA, onde ocorre boa parte da síntese de proteínas.

Organização do DNA. O DNA associado a proteínas (cromossomos) encontra-se dentro do núcleo celular nas células eucarióticas. Na célula, a estrutura de cada cromossomo é altamente organizada. Mesmo no núcleo interfásico, a hélice dupla de DNA, de 2 nm, está sujeita a pelo menos três níveis de enrolamento.