Como é chamado o fruto do cacto?

Perguntado por: umaciel . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Entre todos os tipos de cactos, há um que dá um fruto chamado nopal. O cacto Opuntia possui o fruto, também conhecido como pera, que é utilizado na culinária mexicana, principalmente para fazer molhos e sobremesas. O nopal é doce, sem espinhos e rico em minerais como cálcio, magnésio, potássio, ferro e cobre.

3. Mandacaru (Cereus jamacaru) De origem brasileira, o cacto também é conhecido como cardeiro ou jamacaru. Os frutos e a flor são alimentos para aves e abelhas, e a polpa serve para o consumo humano em ensopados, massas e bolos.

O mandacaru (nome científico Cereus jamacaru) é uma cactácea nativa do Brasil, adaptada às condições climáticas do Semiárido. Conhecida também como cardeiro, a planta alcança até seis metros de altura e possui um formato que pode lembrar um candelabro.

pitaia

Pitaya, pitaia ou fruta do dragão, tem origem americana e vem deslumbrando o mundo com seu sabor e aparência exótica!

Pitaia

Pitaia: conheça a fruta exótica, típica do verão, que tem conquistado o mercado brasileiro. Ela pode parecer estranha por fora, ganhou o nome de “fruta do dragão” em alguns países, mas o sabor suavemente adocicado da pitaia tem atraído muita gente.

Além das espécies cactáceas mais convencionais, é possível preparar receitas deliciosas com xique-xique, facheiro, coroa de frade, palma e mandacaru, por exemplo. Na maioria dos casos, tanto os frutos como partes do caule, chamadas de raquetes, podem ser consumidas.

Pitaia é o nome dado ao fruto de várias espécies de “cactos” epífitos, principalmente do Mandacarú nativo da Caatinga nordestina.

figo-da-índia

O fruto da palma é conhecido como figo-da-índia e produz praticamente durante o ano todo. A fruta é doce, suculenta, comestível, com 5-10 cm de comprimento e 8-10 cm de largura, piriforme, ligeiramente curvada para o umbigo, amarelo-esverdeada, laranja, vermelha ou púrpura com muita polpa e uma casca fina [3].

Com exceção das opções que representam algum tipo de perigo para a saúde, os cactos são alimentos bastante benéficos. “Nutricionalmente, ele é muito saudável, rico em algumas vitaminas (A,B,C e K) e fibras. Além disso, ele pode ser rico em proteínas, o que não é muito comum em outros vegetais”, explica Larissa.

Também tem função diurética, melhora a retenção de líquidos, a infecção na bexiga tem ação expectorante, melhora a febre e resfriados, serve até mesmo para tratar doenças do coração.

Os espinhos, predominantes nos cactos crescem de estruturas chamadas de areolas. O caule grosso e cascudo é fundamental para sobrevivência da planta. É ele que é responsável pela respiração, pois no caule que se localizam os estômatos. Além disto, no caule também é armazenada a água.

Você pode consumir a fruta-do-conde ao natural, em forma de sucos, doces, purês (para usar em pratos salgados), sorvetes, musses, suflês , etc. Uma boa dica é usar uma pequena colher para afastar a semente e assim separar o creme. Para preparar pratos, use uma peneira, a fim de separar as sementes da polpa.

O fruto do mandacaru é comestível, podendo ser consumido cru ou cozido, e a polpa é frequentemente utilizada para fazer geleias e doces. O cacto também possui grande capacidade de armazenamento de água, que pode ser extraída cortando o caule e bebendo o líquido.

Planta de belo aspecto ornamental, Frutos com casca lisa e avermelhada são muito atraentes. para comer é só cortar no meio retirar a polpa gelatinosa, refrescante e saborosa com ajuda de uma colher.

Nome Científico: Annona squamosa L. Nomes Comuns: FRUTA-DO-CONDE, PINHA, ATA. Origem: América Central.