Como é chamado o dia da vinda do Espírito Santo?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Junto com o Natal e a Páscoa, é a terceira data mais importante e significativa do calendário litúrgico. No Novo Testamento, Pentecostes é o dia da vinda (descida) do Espírito Santo sobre os apóstolos (At 2.4) e consequentemente à Igreja.

pomba

A pomba é símbolo do Divino Espírito Santo.
Os quatro Evangelhos relatam o fato. Os textos estão em: Mateus 3, 16; Marcos 1, 10; Lucas 3, 22; João 1, 32. Por isso a pomba é usada para representar o Divino Espírito Santo.

E também são vistas como essenciais para entender o judaísmo como um todo.

  1. 7 festas judaicas anuais.
  2. Ano novo judaico, Roch Hashaná ...
  3. O Dia do Perdão, Yom Kippur. ...
  4. Festa das Tendas, Sukot. ...
  5. Festas das luzes, Chanucá ...
  6. Purim. ...
  7. Páscoa, Pessach. ...
  8. Festa das Semanas, Pentecostes.

No Novo Testamento, Pentecostes é o dia da vinda (descida) do Espírito Santo sobre os apóstolos (At 2.4) e consequentemente à Igreja. O destaque para a expressão “Igreja” deve-se ao fato de que Pentecostes é o início do que hoje chamamos de Igreja primitiva, uma Igreja sem placas denominacionais.

A razão desse nome está no período de duração dessa celebração: sete semanas. O início da festa se dá, cinqüenta dias depois da Páscoa, com a colheita da cevada; o encerramento acontece com a colheita do trigo (Dt 34.22; Nm 28.26; Dt 16.10).

Joel profetizou sobre uma iminente destruição e aconselhou o povo a reunir-se na casa do Senhor. Profetizou também que adviriam calamidades aos iníquos nos últimos dias e que o Espírito do Senhor seria derramado sobre toda a carne.

Jesus promete aos discípulos o envio de um defensor (Jo 14, 16-17), de um intercessor, que irá animar a comunidade cristã e conduzi-la ao longo da sua história. Trata-se do Paráclito que é o nosso Consolador enquanto caminhamos neste mundo no meio de dificuldades e sob a tentação da tristeza.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Eles são capacidades que o Espírito Santo dá às pessoas para edificação da Igreja, nos santificando e preparando para a presença de Deus.

No dia de Pentecostes, os discípulos estavam reunidos em Jerusalém. Depois dos acontecimentos da Páscoa, ficaram cheios de medo. Viviam juntos, desligados do mundo, mas eis que o Espírito Santo, dom de Deus, veio sobre eles.

Um terceiro símbolo do Espírito Santo é a água que, assim como o vento e o fogo, não se deixa prender, pegar na palma da mão, segurar. Ela é viva e sinal de vida, limpa, refresca, mata a sede, fertiliza, lembra a renovação e a restauração.

Vermelho

Vermelho. Lembra o fogo do Espírito Santo, por isso é a cor de Pentecostes. Também lembra sangue, e é a cor usada nas Festas dos Santos Mártires, no Domingo da Paixão (Domingo de Ramos) e na Sexta-feira Santa.

Obedecer Fielmente. É essencial que obedeçamos fielmente aos mandamentos de Deus para recebermos o Espírito Santo. Essa verdade nos é lembrada todas as semanas quando ouvimos as orações sacramentais e partilhamos dignamente do pão e da água.

O Espírito Santo também é chamado de Espírito do Senhor. A Bíblia ensina que “o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, [e] temperança”.

Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.

O Espírito Santo fica na região Sudeste do Brasil, fazendo divisa com o estado da Bahia ao norte, Minas Gerais ao oeste, Rio de Janeiro ao sul e ao leste pelo oceano é banhado Atlântico.